Você sabia que a maior oferta de vagas no ProUni aconteceu em 2019? 

Segundo o Ministério da Educação (MEC), 243.888 mil bolsas de estudo foram disponibilizadas para graduações presenciais e EAD em faculdades privadas.

E sabe quantos inscritos? Mais de 1,2 milhões de brasileiros disputam bolsas de estudos parciais e integrais. Para 2020, esse número pode aumentar. 

Fique por dentro da lista de espera do ProUni 2020, saiba o que acontece nessa fase e descubra quem pode participar desse processo seletivo.

O que é a lista de espera do ProUni 2020?

É um documento compilado pelo sistema do ProUni. Nele, constam todos os inscritos não classificados nas chamadas regulares que manifestaram interesse em participar dessa listagem para disputar uma bolsa remanescente.

Mesmo realizando duas chamadas por semestre, nem todas as bolsas do ProUni são concedidas. 

Por isso há uma lista de espera, para que todas as bolsas parciais e integrais do primeiro e do segundo semestre sejam ocupadas e mais pessoas tenham acesso ao ensino superior.

O ProUni 2020 tem lista de espera?

Sim! Em todas as edições do ProUni, existem duas etapas dedicadas à lista de espera. Essas são as últimas fases do processo seletivo do ProUni:

  1. Período de Inscrições.
  2. Resultados da 1a Chamada.
  3. Comprovação de Informações da 1a Chamada.
  4. Resultado da 2a Chamada.
  5. Comprovação de Informações da 2a Chamada.
  6. Prazo para Participar da Lista de Espera.
  7. Divulgação da Lista de Espera.

Essas duas últimas etapas são importantes para que todas as vagas oferecidas via ProUni sejam ocupadas e mais pessoas de baixa renda tenham acesso ao ensino superior. 

O que acontece nas fases da lista de espera do ProUni 2020?

Nem todos os inscritos aprovados nas chamadas regulares do ProUni conseguem comprovar as informações exigidas pelo projeto. 

É necessário apresentar uma série de documentos pessoais e dos familiares para que sejam analisados pela coordenação do ProUni da faculdade privada. 

A verificação dos documentos é super rigorosa para evitar fraudes e garantir que apenas o público-alvo do programa receba a bolsa integral ou parcial.

Além disso, há também candidatos que desistem de participar do ProUni e aqueles que não comparecem com os documentos dentro do prazo estipulado.

Por isso, há oferta da lista de espera. As vagas não ocupadas pelos participantes desclassificados na etapa comprobatória são disponibilizadas para serem preenchidas por outros inscritos do ProUni.

Para participar da lista de espera, é necessário manifestar interesse dentro do prazo estipulado no cronograma do ProUni 2020.

Após essa etapa, você deve ficar de olho na divulgação da lista com todos os convocados. Caso seja um deles, apresente a documentação na faculdade no dia e horário marcados pela instituição.

Quem pode participar do ProUni 2020

O Programa Universidade para Todos (ProUni) concede bolsas de estudos integrais ou parciais em graduação presencial ou EAD.

O primeiro critério que permite a participação no ProUni 2020 é ter feito o Enem 2019, obtendo 450 pontos (ou mais) na média e nota superior a zero na redação.

Além disso, o programa é voltado a brasileiros que:

  • concluíram o ensino médio.
  • tenham renda familiar bruta mensal de até 3 salários mínimos por pessoa.
  • não possuam diploma de nível superior (bacharel, licenciado ou tecnológico)

Por fim, há também pré-requisitos socioeconômicos. O participante deve se encaixar em um destes perfis:

  • Ter cursado o ensino médio completo em escola pública ou em escola privada como bolsista integral.
  • Ter feito parte do ensino médio em escola pública e parte em escola particular como bolsista integral.
  • Ser pessoa com deficiência.
  • Ser professor da escola pública (ensino básico) em pleno exercício da profissão, integrando de modo permanente o quadro de professores da escola. Nesse caso, a renda familiar é desconsiderada e a oferta de bolsa é restrita aos cursos de licenciatura.

Faculdades que aceitam a nota do Enem e concedem bolsa de estudo

O ProUni não é a única forma de conseguir uma bolsa de estudos. Diversas faculdades privadas possuem programas próprios de concessão de bolsa para cursos presenciais e a distância. 

Listamos algumas dessas instituições, que são reconhecidas pelo MEC, aceitam a nota do Enem e disponibilizam bolsas de até 100% válidas durante toda a graduação:

Veja também:

Entenda a diferença entre Sisu, ProUni e FIES

Agora que você já está bem informado sobre a lista de espera do ProUni 2020, compartilhe sua escolha conosco: qual faculdade pretende fazer? Comente o nome do curso!