O ProUni, Programa Universidade para Todos, é uma iniciativa governamental que concede bolsas de estudos parciais e integrais em faculdades particulares de primeira linha. Desde que foi criado, o programa já beneficiou mais de um milhão e meio de estudantes de baixa renda.

Quem deseja concorrer a uma bolsa de estudos pelo ProUni 2020 tem duas chances para participar: no primeiro e no segundo semestre do ano. Além disso, candidatos não aprovados nas chamadas regulares ainda podem concorrer a uma bolsa remanescente.

Veja como funciona o processo seletivo no segundo semestre e como conseguir uma bolsa remanescente do ProUni 2020.2!

ProUni 2020: como funciona no segundo semestre?

O ProUni abre inscrições duas vezes ao ano, isto é, para ingresso no primeiro e no segundo semestre letivo. O processo seletivo é o mesmo: quem quiser participar da edição do ProUni 2020.2 deverá cumprir as mesmas regras de quem se inscreveu no primeiro semestre.

Para se inscrever, é necessário ter feito o Enem 2019, alcançando desempenho mínimo de 450 pontos nas provas objetivas e nota maior que zero na redação.

Além disso, os candidatos devem se enquadrar em um dos seguintes requisitos:

  • Ter cursado o ensino médio completo em escola pública.
  • Ter cursado o ensino médio completo em escola privada, como bolsista integral da própria escola.
  • Ter cursado uma parte do ensino médio em escola pública e uma parte em escola privada como bolsista integral.
  • Ser pessoa com deficiência.
  • Ser professor efetivo da rede pública de ensino concorrendo a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura.

Também é necessário comprovar renda familiar. Para concorrer a uma bolsa integral, o candidato deve comprovar renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa.

Já quem deseja concorrer a uma bolsa parcial (de 50%) deve comprovar renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa.

Quem não for aprovado no primeiro semestre de 2020 poderá se inscrever novamente para o processo seletivo do ProUni no segundo semestre.

O que são as bolsas remanescentes do ProUni 2020?

Quem não conseguir uma vaga durante o processo regular do ProUni 2020, terá mais uma oportunidade de conseguir uma bolsa. Isso porque o programa abre inscrições para as bolsas remanescentes, aquelas que não foram distribuídas durante a chamada regular.

Quem pode concorrer a uma bolsa remanescente do ProUni 2020.2?

Veja quem tem direito a concorrer a uma bolsa remanescente:

  • Candidatos que tenham realizado a inscrição no ProUni 2020 para cursos que não formaram turma.
  • Estudantes que tenham feito o Enem a partir da edição de 2010, com nota mínima de 450 pontos e acima de zero na redação. Tanto quem já está matriculado em curso superior quanto quem ainda não se matriculou pode se inscrever.
  • Professores da rede pública de ensino que estejam ativos. Nesse caso, a requisição de bolsa é válida para cursos de licenciatura.

Quem já tiver sido aprovado pelo ProUni 2020 não poderá concorrer a uma bolsa remanescente.

Como é o processo seletivo de bolsas remanescentes do ProUni 2020.2?

O candidato interessado deverá acessar o sistema de inscrição para bolsas remanescentes do ProUni 2020, no qual poderá verificar quais são os cursos disponíveis e as universidades participantes.

Após escolher um curso da lista, ele irá receber o chamado “expectativa de direito à bolsa”. Em seguida, será necessário comparecer na faculdade escolhida, levando toda a documentação exigida.

Receberá a bolsa o candidato que comparecer dentro do prazo exigido e cumprir todos os requisitos. Caso contrário, ele será desclassificado e a bolsa retornará ao sistema do ProUni.

Por isso, é importante verificar o sistema com frequência, uma vez que as bolsas dos candidatos não aprovados voltam a ficar disponíveis.

Cronograma do segundo semestre do ProUni 2020

Embora o edital com as datas oficiais ainda não tenha sido divulgado, as datas previstas para o segundo semestre do ProUni 2020 são:

  • Inscrições: início de junho de 2020.
  • Primeira chamada: primeira quinzena de junho de 2020.
  • Segunda chamada: final de junho de 2020.
  • Inscrições para bolsas remanescentes: primeira quinzena de julho de 2020.
  • Resultado: segunda quinzena de julho de 2020.

O edital do ProUni do segundo semestre é divulgado entre os meses de maio e junho.

O que fazer se não conseguir uma bolsa pelo ProUni 2020?

Embora o ProUni ofereça uma segunda chance para quem sonha em estudar com uma bolsa de estudos, sabemos que nem todos conseguem uma vaga.

Por isso, selecionamos algumas boas faculdades, reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC, que contam com mensalidades baixas e ainda oferecem bolsas de estudos e descontos a partir da nota do Enem!

Além disso, elas também permitem que o candidato utilize a sua pontuação do exame para ingressar diretamente em um curso superior, presencial ou a distância, sem precisar prestar um novo vestibular. Conheça:

Todas as faculdades listadas acima trabalham com outros benefícios financeiros, como convênios e financiamentos sem burocracia.

Veja também:

Descubra quais são os cursos disponíveis no ProUni 2020

Fui aprovado no ProUni, e agora? Descubra o que fazer!

Vai se inscrever no ProUni 2020? Conta para a gente nos comentários qual curso pretende fazer!