Entre os estudantes que estão terminando ou que já terminaram o ensino médio e pretendem ingressar no ensino superior, é comum ficar em dúvida sobre o que é o SiSU (Sistema de Seleção Unificada), o que é o ProUni (Progrma Universidade para Todos), suas semelhanças e suas diferenças. Para facilitar o entendimento veja a descrição de cada um deles abaixo.

SiSU

O SiSU é o sistema informatizado desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC), que classifica os estudantes para ocuparem as vagas em cursos superiores de instituições públicas de ensino. A classificação utiliza como critério a nota alcançada no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) do ano anterior.

ProUni

Já o ProUni, é um programa do governo federal que oferece bolsas de estudos em cursos de instituições particulares para estudantes egressos do ensino médio da rede pública ou bolsistas integrais da rede particular, que comprovem renda familiar per capita de até 3 (três) salários mínimos.

Semelhanças

A semelhança entre esses processos de seleção são: o sistema utilizado, que permite a inscrição em até dois cursos distintos, por ordem de relevância; a classificação que utiliza a nota do ENEM como critério; a possibilidade de participação em listas de espera; e o ingresso em um curso de nível superior através da nota do ENEM no ano anterior.

Diferenças

A grande diferença acontece nos requisitos para participação. Enquanto o SiSU requer apenas que o candidato tenha alcançado nota superior a 0 (zero) na prova de redação, o ProUni possui ainda algumas outras regras.

Para participar do ProUni é preciso:

  • Ter nota mínima de 450 pontos no ENEM e nota superior a 0 (zero) na prova de Redação;
  • Possua renda familiar mensal per capita de até 3 salários mínimos;
  • Ter cursado o ensino médio em escola pública ou ter sido bolsista integral na rede particular; ou
  • Ser pessoa com deficiência; ou
  • Ser professor da rede pública de ensino no exercício do magistério, para concorrer a bolsas em cursos de licenciatura. Nesse caso não há necessidade de comprovação de renda por parte do candidato.

Nota do ENEM

Para calcular a nota do ENEM é simples, basta somar as cinco notas da prova e dividir esse total por 5 (cinco), obtendo assim a média final considerada para a participação no ProUni.