25. Como funciona as regras do FIES para os alunos do ProUni?

As regras do financiamento pelo FIES são as mesmas para todos os estudantes, independentemente de serem bolsistas do ProUni ou não. Então, os bolsistas do ProUni devem apresentar fiador, realizar os pagamentos trimestrais das parcelas referentes aos juros e começar a quitar a dívida do financiamento um ano e meio depois de formados. O prazo para pagamento do FIES é de três vezes a duração do curso financiado, mais um ano.

26. Como ocorre isso na prática?

Por exemplo: Se o estudante utilizou o financiamento por quatro anos, parcela-se o saldo em até 13 anos.

27. Qualquer aluno do ProUni pode ter FIES?

Para que o bolsista parcial do ProUni possa contratar seu financiamento, a instituição de ensino deve aderir a processo específico do FIES.

28. Existe preferência no critério de concessão do FIES aos alunos conveniados ao ProUni?

Não se trata de preferência para os bolsistas do ProUni. Ocorre que o MEC vem buscando integrar as políticas de acesso e permanência ao ensino superior, como forma de tornar suas ações mais efetivas.

29. Como o ProUni ajuda na formação de professores das escolas públicas?

A bolsa do ProUni também é destinada a professores da rede pública de ensino, para os cursos de licenciatura, normal superior e pedagogia, independentemente dos limites de renda do programa. Nesse caso, os professores deverão estar no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrando o quadro de pessoal permanente de instituição pública.

A seleção é efetuada também por meio das notas no Enem.

30. O ProUni possui uma política de cotas na oferta das bolsas?

Sim, o ProUni reserva, em processo seletivo, bolsas aos cidadãos deficientes e aos autodeclarados pretos, pardos ou índios. O percentual de bolsas destinadas aos cotistas é igual àquele de cidadãos pretos, pardos e índios, por Unidade da Federação, segundo o último censo do IBGE. Vale lembrar que o candidato cotista também deve se enquadrar nos demais critérios de seleção do programa.

31. Qual a quantidade de bolsas ofertadas, de candidatos inscritos no ProUni e de instituições participantes a cada processo seletivo?

Um pouco antes de iniciar o período de inscrições para o ProUni, é possível consultar a quantidade de bolsas ofertadas e as instituições participantes. Tanto o número de bolsas como o de alunos inscritos vem aumentando ao longo dos anos.