Conseguir uma bolsa pelo ProUni é uma conquista para milhares de estudantes de baixa renda em nosso país.

Por meio do programa, o Governo Federal subsidia, todos os anos, mensalidades em faculdades privadas, para cursos presenciais e a distância.

Uma boa pontuação no Enem pode ser a porta de entrada para o ensino superior, porém, às vezes ela não é suficiente para passar de primeira no ProUni!

Mas não desanime se não for selecionado nas chamadas regulares, você ainda tem uma chance, a lista de espera.

Confira agora como entrar nessa lista e onde ver os resultados!

O que é a lista de espera do ProUni?

A lista de espera é a última chamada para o ProUni, mais exatamente a terceira. É mais uma etapa, que pode lhe render sua tão sonhada bolsa!

Quando o processo começa, é divulgada uma lista de pré-selecionados, que vai mudando conforme as notas dos inscritos para cada vaga.

Você pode acompanhar diariamente a sua posição e, caso queira mudar suas opções de curso e instituição, pode fazer até que se encerre o prazo.

Fechado esse período, é divulgada a primeira chamada.

O que acontece é que, após a primeira chamada, os alunos que não comparecerem à faculdade ou não comprovarem os requisitos básicos exigidos, deixam as vagas para os próximos candidatos, e acontece uma segunda chamada

O processo se repete e, se mesmo assim ainda sobrarem vagas, elas vão para a lista de espera!

Todos os cursos tem lista de espera?

É bom lembrar que nem sempre haverá lista de espera, já que existem cursos bastante concorridos que preenchem todas as vagas logo na primeira chamada. 

Mas cada ano acontece uma situação diferente, e para saber, só fazendo a sua inscrição, cruzando os dedos e esperando!

A lista de espera, como em todas as etapas, acontece on-line, e o site do MEC não envia nenhum aviso aos participantes, que devem ficar atentos e conferir todos os dias o boletim informativo de sua inscrição.

A convocação e o comparecimento à instituição de ensino tem um período determinado, portanto, se você perder, não tem como reclamar!  Vai ter que esperar o próximo semestre!

Quando começa a lista de espera do ProUni?

Os chamados para a lista de espera começam depois da divulgação da segunda lista. 

É bom frisar que você não está automaticamente na lista de espera depois da segunda chamada! Você precisa manifestar interesse na lista, logo depois que as chamadas regulares se encerrarem.

O cronograma com todas as etapas é divulgado pelo MEC, em edital, no início de cada semestre, já que são duas edições do ProUni por ano.

O calendário de 2020 ainda não saiu, mas podemos ter uma base pelas datas de 2019.

A manifestação de interesse na lista de espera do primeiro semestre aconteceu em 7 e 8 de março, e o resultado final, em 12 de março.

No segundo semestre, a manifestação de interesse aconteceu em 18 e 19 de julho, e o resultado final, em 22 de julho. 

No site do ProUni, é disponibilizado um link, no qual você terá que confirmar que ainda quer uma bolsa e que não vai desistir!

Onde ver os resultados da lista de espera do ProUni?

Todas as chamadas e resultados são disponibilizados no site do ProUni, que fica dentro do portal do MEC.

Para acompanhar, é só entrar com o seu CPF e sua senha cadastrados.

Se você usa um computador pessoal todos os dias, sugerimos que deixe uma aba aberta no site e atualize todos os dias, assim você não se esquece e não perde nenhum prazo se for chamado!

Caso não consiga sua bolsa, nem depois da lista de espera, ainda há outras opções para começar a sua faculdade, sabia? Vamos mostrar para você!

O que fazer se não conseguir uma bolsa pelo ProUni?

Claro que a bolsa do ProUni é de grande ajuda, mas existem faculdades privadas que oferecem bolsas próprias, com até 50% de desconto, igual ao programa do governo e com menos burocracia.

Sabia que, com apenas 300 pontos na prova objetiva e nota acima de zero na redação, dá para passar direto em cursos reconhecidos pelo MEC? Sem vestibular e sem ter que comprovar renda. 

Onde? Olha só essas sugestões que separamos para você:

Não, você não leu errado, são essas faculdades mesmo! Vai dizer que não conhece nenhuma delas? Que não tem nenhuma perto de onde você mora ou trabalha?

Duvido!

Mas isso também não é desculpa, porque, se não tiver, a maioria delas oferece excelentes cursos a distância, que tem a mesma validade de um curso presencial, inclusive os novos cursos tecnológicos de curta duração.

E sabe o que é melhor? As bolsas e os descontos que você pode ter cabem direitinho no seu bolso e não pesam no final do mês.

Um investimento e tanto no seu futuro, que tem como resultado um diploma de ensino superior, válido em todo o território nacional.

Não perca tempo e pesquise agora o curso que vai começar no próximo semestre!

Saiba mais: 

Saiba quais faculdades EAD aceitam o ProUni 2020

Veja quanto precisa no Enem 2019 pra conseguir vaga no ProUni

E aí? Vai encarar a seleção do ProUni? Comente em qual curso irá tentar sua bolsa esse ano!