O ProUni 2020 vai distribuir milhares de bolsas de estudos em cursos presenciais e a distância de ótimas faculdades por todo o Brasil.

Junto com o FIES, o programa amplia o acesso ao ensino superior ao ajudar pessoas de baixa renda a fazerem uma faculdade.

São duas edições por ano.

Veja aqui quando sai o resultado!

Resultado do ProUni 2020 – primeiro semestre

O ProUni do primeiro semestre de 2020 acontece no final de janeiro, logo após o resultado de outro processo seletivo, o Sisu, que distribui vagas em universidades públicas.

Veja o calendário geral:

  • Inscrições: 28 a 31 de janeiro
  • Primeira chamada: 4 de fevereiro
  • Segunda chamada: 18 de fevereiro
  • Lista de espera: 6 a 9 de março

Como você pode ver, temos duas divulgações gerais de resultado: na primeira e na segunda chamada.

Aqui, é importante saber que o horário muda a cada semestre e só vai ser conhecido alguns dias antes. Em edições recentes, saiu no período da tarde, às 15h.

Para acessar o resultado da primeira e segunda chamada, o candidato do ProUni deve acessar o site oficial com sua senha. Já o resultado da lista de espera é divulgado pelas próprias faculdades – o candidato precisa buscar essa informação.

Resultado do ProUni 2020 – segundo semestre

Se nada mudar até lá, o ProUni do segundo semestre de 2020 deve acontecer após a divulgação dos resultados do Sisu do meio do ano.

As datas ainda não foram divulgadas pelo MEC

Quem pode participar do ProUni 2020

O bom do ProUni é que o programa oferece duas chances por ano de conseguir a tão sonhada bolsa de estudos. Caso não tenha passado no primeiro semestre, você pode tentar a sorte novamente na edição do meio do ano.

Os requisitos para se inscrever em qualquer uma das edições do ProUni 2020 são:

  • Não ter diploma de nível superior.
  • Ter feito o Enem 2019, com desempenho de pelo menos 450 pontos na média das provas e nota acima de zero na redação.
  • Ter feito todo o ensino médio em escola pública ou em escola particular como bolsista integral.
  • Ter renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio para tentar bolsa integral (que cobre 100% da mensalidade).
  • Ter renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa para tentar um bolsa parcial (que cobre 50% da mensalidade).

Professores da rede pública e pessoas com deficiência podem participar e são liberados de alguns requisitos. Confira informações mais detalhadas no edital do ProUni.

Notas de corte do ProUni 2020

A nota de corte do ProUni corresponde à pontuação do candidato que conseguiu a última vaga em determinada combinação de curso, faculdade, campus, turno e modalidade de concorrência.

Por isso, só vai ser conhecida depois que o processo seletivo acabar.

No entanto, a gente sabe que, embora mudem bastante dependendo da faculdade, turno e cidade, elas não têm variado muito ao longo dos anos.

Para quem está com a ansiedade a mil, a gente adianta: é possível encontrar notas de corte próximas ao desempenho mínimo exigido na inscrição. Uma média de 600 pontos no Enem garante entrada em diversos cursos. As notas de corte mais altas podem ficar próximas de 800 pontos em alguns casos (Medicina, principalmente).

Cursos disponíveis no ProUni 2020

A lista de cursos disponíveis no ProUni 2020 é gigantesca. Inclui graduações presenciais e a distância, em graus de bacharelado, tecnólogo e licenciatura, em todas as áreas do conhecimento.

Sim, dá para encontrar tudo quanto é curso no ProUni. Desde aqueles mais tradicionais, como Medicina, Direito, Administração, Engenharia, Enfermagem, Pedagogia e Matemática, até os mais diferentões e específicos, como Jogos Digitais, Serviços Notariais e Produção Sucroalcooleira.

Nossa dica: um pouco antes de abrirem as inscrições o ProUni libera a consulta às vagas disponíveis. É só entrar no site oficial e fazer uma busca por curso, município ou faculdade para ver todas as bolsas que serão oferecidas naquele semestre.

Faculdades que participam do ProUni 2020

Tem bastante faculdade participando do ProUni. A lista completa só fica disponível alguns dias antes de abrirem as inscrições e pode mudar de um semestre para o outro.

Só uma coisa não muda: todas as instituições participantes do ProUni precisam ser reconhecidas e bem avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC).

Aqui a gente selecionou algumas campeãs de audiência que sempre oferecem vagas no programa. Elas também têm iniciativas próprias de financiamento e bolsa de estudos sem burocracia.

Vale a pena dar uma olhada em cada uma delas:

Veja também:

Descubra quais são os cursos disponíveis no ProUni 2020

E aí, vai fazer o ProUni 2020? Conte para a gente aqui nos comentários!