O resultado da lista de espera do ProUni 2020 é a última esperança de conseguir uma bolsa de estudos para os candidatos não selecionados nas chamadas regulares!

Mantido pelo governo federal, o Programa Universidade para todos, ProUni, distribui bolsas de estudos parciais e integrais aos candidatos que se enquadram nos pré-requisitos de inscrição e critérios socioeconômicos do programa, selecionados pela nota do Enem.

Veja a seguir como saber se você foi aprovado na lista de espera do ProUni 2020 e conheça uma alternativa ao ProUni para conseguir bolsa de estudos na faculdade!

Como ver o resultado da lista de espera do ProUni 2020

O resultado da lista de espera do ProUni 2020 deve ser consultado no portal do ProUni na internet. Para fazer a consulta on-line, o candidato deverá informar o número de inscrição e senha do Enem 2019.

As instituições participantes também vão divulgar o resultado da lista de espera, portanto, outra opção é verificar diretamente junto à faculdade na qual se está concorrendo a uma bolsa de estudos pelo programa.

Quando sai?

Como em anos anteriores, é provável que o ProUni realize duas edições em 2020, uma no primeiro e outra no segundo semestre. Veja as datas estimadas para a divulgação do resultado da lista de espera em cada uma:

  • Resultado da lista de espera - ProUni 2020/1 (primeiro semestre): 13 de março de 2020.
  • Resultado da lista de espera- ProUni 2020/2 (segundo semestre): meio de julho de 2020 (estimativa.

Como funciona a lista de espera do ProUni

A lista de espera do ProUni distribui vagas remanescentes das duas chamadas regulares que ocorrem em cada edição.

Acontece que alguns candidatos selecionados nas chamadas regulares acabam não efetuando a matrícula, seja por perderem os prazos ou por desistência. Essas vagas que “sobram” são distribuídas aos candidatos participantes da lista de espera.

Como participar da lista de espera do ProUni 2020

Poderão participar da lista de espera do ProUni 2020 os candidatos que não forem selecionados nas duas chamadas regulares do programa. 

Quem quiser participar da lista de espera deverá manifestar o interesse por meio do site do ProUni na internet, dentro do prazo estabelecido no cronograma.

No primeiro semestre de 2020, o prazo vai de 6 a 9 de março.

Como estudar com bolsa sem ProUni

O ProUni não é o único caminho para conseguir uma bolsa de estudos na faculdade particular! Pena que muita gente desconhece essa informação e acaba desistindo do sonho de fazer um curso superior.

Sabia que algumas instituições dão bolsas de estudos parciais e integrais aos candidatos que utilizam a nota do Enem no processo seletivo? Pois é, tal modalidade de seleção é conhecida como ingresso direto.

Diferente do ProUni, que exige uma nota mínima de 450 pontos no Enem, tem requisitos socioeconômicos e envolve bastante burocracia, no ingresso direto tudo é mais simples e rápido, pois a bolsa é concedida diretamente pela faculdade ao aluno, sem intermediários.

A nota mínima do Enem para conseguir uma vaga na maioria dos cursos e conseguir uma bolsa de estudos parcial fica em torno de 300 pontos e não há critérios socioeconômicos para aproveitar o benefício.

Onde estudar

Para facilitar sua vida, preparamos uma lista de faculdades autorizadas e bem avaliadas pelo MEC nas quais você pode usar sua nota do Enem para entrar direto e conseguir uma bolsa de estudos sem complicação.

Clique nos links abaixo para obter mais informações sobre o curso do seu interesse, conhecer a unidade mais próxima e saber como efetuar logo sua matrícula:

Saiba mais:

Saiba todas as datas do ProUni 2020 e tente sua vaga

Conheça as notas de corte do ProUni 2020 para cada curso

Depois de saber como consultar o resultado da lista de espera do ProUni 2020, conte para a gente nos comentários: para qual curso você gostaria de ganhar uma bolsa?