O Prouni (Programa Universidade para Todos) 2021.2 está chegando! Conforme já era esperado pelos estudantes, uma nova edição do Prouni foi agendada pelo MEC para o segundo semestre deste ano.

A expectativa para as inscrições está bem alta, pois com a pandemia de coronavírus em escala crescente nos últimos meses, muitas pessoas adiaram o sonho de cursar uma faculdade. 

Nesta nova oferta de bolsas, faculdades de todo o Brasil oferecerão milhares de vagas com bolsas de estudo que vão de 50% a 100% do valor da mensalidade. Há oportunidades em todas as áreas do conhecimento.

Para se inscrever no ProUni é necessário cumprir uma série de requisitos exigidos pela legislação e edital oficial do programa. Sem essa comprovação, as bolsas não são aprovadas.

Quer ficar por dentro de todos esses detalhes para conquistar a sua bolsa de estudos e estudar ainda este ano sem dificuldades? Confira conosco a seguir, detalhe a detalhe, como fazer a inscrição no Prouni 2021 e como conseguir uma bolsa de estudos em uma faculdade perto de você, presencial ou a distância.

Como me inscrever no Prouni 2021?

As inscrições do Prouni 2021.2 estarão abertas no período entre os dias 13 a 16 de julho de 2021, segundo o comunicado oficial do Ministério da Educação feito em maio, e feitas somente no site oficial do programa, no portal do governo.

O processo de seleção e matrícula do Prouni é totalmente gratuito. Cuidado com golpes que envolvem o pagamento de taxas ou boletos e não digite seus dados em postagens nas redes sociais ou em mensagens recebidas por aplicativo de conversas.

Ao clicar no botão principal da página para fazer sua inscrição, você será redirecionado para a criação de um login no sistema “gov.br”, que pedirá alguns dados pessoais para confirmação de identidade. Se você já tiver uma conta, basta apenas digitar o seu CPF e senha.

Ao abrir o sistema do Prouni, você escolherá, em ordem de preferência, até duas opções de instituição de ensino superior, curso e turno dentre as bolsas disponíveis, de acordo com seu perfil socioeconômico.

Se você se encaixa nos requisitos para políticas de ações afirmativas (cotas), como ser pessoa com deficiência, indígena, preto ou pardo, poderá entrar na disputa pelas bolsas exclusivas para estes grupos.

Em todos os dias de inscrição haverá um cálculo do site para a nota de corte. A nota de corte é o mínimo de pontos que você precisa para se classificar dentre as vagas disponíveis. Com base nesses dados, você pode tentar uma vaga que seja mais fácil de garantir com a sua nota.

Você pode alterar suas escolhas de bolsas até o último dia de inscrições, 16 de julho. O Ministério da Educação vai considerar apenas a última inscrição confirmada.

Vai ter outro Prouni em 2021?

A edição do segundo semestre de 2021, realizada em julho, é a última deste ano. A previsão para realização de outro Prouni é apenas para os meses iniciais de 2022, logo após o resultado do próximo Enem.

mundo-vestibular-estudante-inscricoes-prouni

Este é o padrão da realização há anos. Não é comum que o Ministério da Educação faça mais de dois processos seletivos por ano, pois a maioria das faculdades só permitem que os alunos se matriculem no início comum de cada semestre (fevereiro/março e agosto).

Sendo assim, para participar do próximo Prouni em 2022, você precisará se inscrever no Enem 2021, que será realizado em novembro deste ano, e alcançar a pontuação mínima necessária.

Como funcionará o Prouni 2021?

O Prouni 2021.2 funcionará com as mesmas regras das edições anteriores. O programa, criado pelo governo federal em 2004, tem como objetivo proporcionar bolsas de estudo em instituições privadas para que pessoas com renda familiar baixa tenham acesso ao ensino superior pela primeira vez.

Por esta razão, é obrigatório cumprir um dos requisitos a seguir para participar do Prouni:

  • Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública
  • Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede particular, como bolsista integral
  • Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola da rede particular, como bolsista na escola privada
  • Ser pessoa com deficiência
  • Ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrante de quadro de pessoal permanente de instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura. Nesses casos, não há requisitos de renda

O segundo passo é verificar qual a renda salarial média da sua família. Isso é necessário pois as bolsas integrais são destinadas a estudantes com renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa. Para a bolsa parcial (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até 3 salários mínimos por pessoa.

Para calcular esse valor, basta somar a renda bruta mensal de todos os integrantes do grupo familiar com que você convive e dividir pelo número de pessoas que formam esse grupo.

O terceiro passo obrigatório para participar do Prouni é ter feito a edição mais recente do Enem, com uma média mínima de 450 pontos no exame e com nota da redação que não seja zero.

Se você cumpre os requisitos destas três etapas, poderá participar do Prouni 2021.2 e disputar uma bolsa de estudos.

Cronograma do Prouni 2021.2

O cronograma do Prouni 2021.2 funcionará da seguinte forma:

  • 13 a 16 de julho: Período de inscrição;
  • 20 de julho: Resultado da 1ª chamada;
  • 20 a 28 de julho: Período para comprovação de informações da inscrição dos pré-selecionados em 1ª chamada e processo seletivo próprio das instituições privadas de ensino superior, quando houver;
  • 3 de agosto: Resultado da 2ª chamada; e
  • 3 a 11 de agosto: Período para comprovação de informações da inscrição dos pré-selecionados em 2ª chamada e processo seletivo próprio das instituições privadas de ensino superior, quando houver.

Caso você não se classifique nessas duas primeiras chamadas, há ainda uma Lista de espera para as vagas que não foram preenchidas anteriormente. As datas serão as seguintes: 

  • 17 e 18 de agosto: Prazo para manifestação de interesse em participar da lista de espera;
  • 20 de agosto: Divulgação da lista de espera para as instituições de ensino; e
  • 23 a 27 de agosto: Período para comprovação de informações da inscrição dos pré-selecionados por meio da lista de espera.

Quem conquistou uma bolsa parcial (50%), pode participar do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) para financiar o valor restante do curso, se a faculdade oferecer esta vaga e o aluno conseguir se classificar no processo seletivo do Fies. O Fies 2021.2 abre suas inscrições entre os dias 27 a 30 de julho de 2021.

Quais faculdades vão participar do Prouni 2021?

O edital e o detalhamento das vagas disponíveis do Prouni 2021.2 ainda não haviam sido disponibilizados pelo MEC até o início da última semana de junho. Por causa dessa demora, os estudantes só conseguirão saber quais são as faculdades participantes às vésperas da data de inscrição.

Quando o MEC liberar a lista oficial, o site do Prouni conta com uma aba exclusiva para realizar a busca por cidade, curso, tipo de bolsa (parcial ou integral), período de estudo (matutino, vespertino, integral ou noturno), ou instituição de ensino de interesse. 

Acessando essa área você pode encontrar as vagas mais próximas de você de uma forma mais fácil.

Inscrição na faculdade com bolsa sem burocracia

Para facilitar sua busca, nós preparamos uma lista de faculdades que participam do Prouni, mas também oferecem oportunidades exclusivas de bolsas para quem não fez o Enem mais recente.

Elas contam com processos simplificados de ingresso direto, sem burocracia. 

Por exemplo, se você fez a prova do Enem nos anos anteriores, basta apresentar o seu boletim e dados de contato, que a faculdade entra em contato com você para realização da sua matrícula caso haja vaga disponível!

Há também o caso de muitas pessoas que concluíram o ensino médio em uma época em que não existia o Enem. Chega de adiar o seu sonho da faculdade. Você pode agendar o seu vestibular e em alguns casos até fazê-lo online. Que tal?

Estudar com mensalidades baratas, numa faculdade próxima a você, do seu jeito, e com bolsas de estudo exclusivas é possível. Confira as oportunidades:

Leia também: Conheça os 10 cursos mais baratos do Brasil

Agora que você ficou por dentro de tudo sobre a inscrição para o Prouni 2021, conte para gente: para qual curso você sonha em ganhar uma bolsa de estudos?