Muitos brasileiros sonham com a conquista de um diploma universitário, mas ainda não concluíram o ensino médio ou fundamental. Se você se encontra nesse impasse, saiba que o Encceja pode te ajudar a realizar esse sonho mais rápido do que imagina.

O Encceja, sigla para Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, é um caminho que ajuda o estudante a dar esse passo. Por meio do Exame, pessoas que não conseguiram finalizar seus estudos no ensino fundamental ou médio podem conseguir seus diplomas para ingressar no curso superior que desejarem.

A avaliação se dá através de um teste feito pelo Ministério da Educação (MEC) e aplicado em todo o país. A prova acontece duas vezes por ano e, em geral, o resultado é divulgado após três meses de sua realização.

Se você deseja um diploma da educação básica, basta atingir a nota definida pelo MEC. Um resultado positivo garante ao candidato um diploma válido em todo território brasileiro, o que já abre muitas portas no mercado de trabalho!

Quem pode fazer a prova do Encceja?

A prova do Encceja é aberta a todos os brasileiros que não concluíram seus estudos. O Exame busca verificar se o candidato possui os conhecimentos previstos na formação básica, sendo que é possível se inscrever para a prova do ensino fundamental ou do ensino médio.

Para obter o diploma do ensino fundamental, é preciso ter mais de 15 anos completos na data de realização do Exame. No caso do diploma do ensino médio, a prova pode ser feita por qualquer pessoa, desde que tenha pelo menos 18 anos completos na data de realização do Exame.

Há, ainda, a possibilidade, para aqueles que não concluíram o ensino fundamental, de fazer o exame para diploma do ensino médio direto. Isso mesmo! Basta a pessoa  ter, no mínimo, 18 anos e poderá obter os dois diplomas sem precisar fazer duas provas!

A nota do Encceja te ajuda a entrar na faculdade?

Sim! O diploma do ensino médio do Encceja é reconhecido pelo MEC e aceito por todas as instituições de ensino superior do país.

Se seu sonho é fazer uma graduação, mas ainda não tem seu diploma do ensino básico, fique de olho nas datas para inscrição do Encceja e já comece a se preparar!

É importante saber, no entanto, que não basta realizar a prova do Encceja para alcançar o diploma. O candidato precisa atingir as notas mínimas estipuladas pelo MEC: 100 pontos nas provas fechadas (em uma escala que varia de 60 a 180 pontos) e a partir de 5 pontos na redação (em uma escala que varia de 0 a 10).

Boas opções de faculdades para cursar

Se você está em busca de um curso superior, saiba que existem muitas opções de cursos e instituições à sua disposição hoje. São faculdades públicas, particulares e que oferecem cursos nas modalidades presencial e a distância.

Para aqueles que gostam de gerir seus estudos com mais autonomia e liberdade, por exemplo, ou que tem como desafio no seu dia a dia a falta de tempo para comparecer às aulas fisicamente ou até dificuldades de deslocamento, os cursos EAD podem ser uma ótima saída.

E é bom saber que, ao contrário do que muitos pensam, os diplomas de cursos a distância têm a mesma validade do diploma de um curso presencial.

A seguir, conheça opções de  faculdades bem avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC) e que possuem unidades e pólos de apoio em diversos estados do país. Estas faculdades oferecem também cursos com mensalidades acessíveis e opções de pagamentos com vantagens financeiras como bolsas e descontos, além do ingresso pelo Fies e Sisu.

Leia também:

Guia das profissões

Preciso fazer vestibular para ingressar em uma universidade online?

Agora que você já sabe como concluir o ensino médio e fundamental para poder ingressar em um curso do ensino superior, conta pra gente qual faculdade pretende escolher! Deixe seu comentário aqui embaixo.