Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Vestibular

Descubra quando começam as aulas na faculdade 2021

26 de janeiro de 2021
Imagem default
Imagem do autor
Escrito porFernanda Zacchi

Quando a pandemia de covid-19 estourou, lá no comecinho de 2020, a gente não imaginava que chegaria a 2021 com tudo de cabeça pra baixo.

Um dos quebra-cabeças que muita gente está tentando montar é o do início do ano letivos na faculdade.

É pra se preparar desde já? Vai ter Sisu? Vai ter ProUni? Vai ter FIES? Quando?

A seguir, descubra quando começam as aulas da faculdade em 2021 e as datas dos processos seletivos mais importantes!

Quando começam as aulas na faculdade 2021

Em 2021, as aulas nas faculdades vão começar em datas diferentes, dependendo de onde você estudar.

A pandemia pegou as instituições de ensino de surpresa, mas as faculdades privadas, que já tinham meios de oferecer aulas online, conseguiram correr atrás do prejuízo mais rapidamente do que as públicas.

Não é por acaso que em 2021 as aulas vão começar em datas diferentes.

As faculdades privadas podem começar o semestre letivo a partir de fevereiro de 2021. A data exata muda de acordo com a instituição, por isso é bom dar uma verificada no local onde você quer estudar, pois pode haver adiamento.

No caso de universidades federais, estaduais e municipais e de institutos federais de educação a situação é um pouco mais complexa.

Na maioria delas, o segundo semestre letivo de 2020 começou só nas últimas semanas de novembro e só vai terminar lá pelo final de março de 2021.

Portanto, o primeiro semestre letivo de 2021 deve começar entre o final de abril e o início de maio.

Aqui as datas também mudam de faculdade para faculdade, por isso fique ligado.

Enquanto isso, os grandes processos seletivos já têm data para acontecer.

Como você está se preparando para eles?

Dê uma olhada a seguir!

Como entrar na faculdade em 2021

Os processos seletivos para entrar na faculdade em 2021 já estão bem definidos.

Um dos primeiros a receber inscrições é o ingresso direto. O sistema, adotado por milhares de faculdades privadas pelo Brasil, disponibiliza vaga para quem fez o Enem (na maior parte dos casos, qualquer edição do exame a partir de 2010). O ingresso direto já está funcionando em diversas faculdades.

Entre os programas do governo, as consequências da pandemia estão mais evidentes.

O Enem 2020 teve de ser adiado para janeiro e acontece nos dias 17 e 24 para o formato tradicional e entre 31 de janeiro e 7 de fevereiro para o formato digital. Isso alterou bastante o calendário dos processos seletivos.

A mudança é tanta que, em 2021, pela primeira vez, o FIES e o ProUni não vão utilizar a nota do Enem mais recente. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), essa medida visa diminuir o prejuízo aos candidatos que já têm notas de Enem em edições anteriores.

O ProUni, o programa de bolsas de estudos, recebe inscrições entre 12 e 15 de janeiro, com resultado da primeira chamada previsto para sair dia 19 do mesmo mês. Desta edição, só pode participar quem atender fez o Enem 2019 e obteve nota igual ou superior a 450 pontos, sem ter zerado a redação.

Algo similar acontece com o FIES, o programa de crédito estudantil facilitado para quem quer financiar um curso de graduação em faculdade privada. A primeira edição do ano acontece entre 26 e 29 de janeiro de 2021, com resultado previsto para o dia 2 de fevereiro. Desta edição poderá participar quem fez o Enem entre 2010 e 2019.

Mas o governo garante: quem vai fazer o Enem em 2020 pode ficar tranquilo!

Tanto o ProUni quanto o FIES terão uma nova edição em 2021, que devem abrir inscrições pouco depois da realização do Sisu.

E por falar em Sisu, logo após a divulgação dos resultados do Enem 2020, o programa mais aguardado do ano deve abrir inscrições. Quem quiser disputar vaga na universidade privada por esse sistema precisa caprichar na nota das provas e na redação.

O resultado do Enem 2020 deve sair no final de março de 2021. Pouco antes disso, deve ser divulgado o edital do Sisu 2021.

E logo após os processos seletivos do Sisu, ProUni e FIES, começam as aulas nas universidades públicas e nos institutos federais de educação.

As edições do segundo semestre de 2021 ainda não têm data prevista. O calendário estudantil da rede pública deve levar mais algum tempo para se normalizar.

Faculdades para ficar de olho em 2021

As cerca de 130 instituições públicas participantes do Sisu só vão oferecer vaga a partir de abril, com início das aulas previsto para maio.

Se você está com pressa para começar a estudar ainda este ano, a melhor pedida é buscar vaga em faculdade privada.

Por sorte, muitas delas já estão com milhares de vagas disponíveis pelo ingresso direto em cursos presenciais e a distância.

Quem precisa de bolsa ou financiamento e conseguir passar na primeira edição do ProUni e do FIES em 2021 já começa as aulas em fevereiro!

Para entrar na disputa com o pé direito, vale fazer uma pesquisa a respeito das faculdades participantes ? dando preferência, obviamente, às que são mais bem avaliadas pelo MEC e pelo mercado de trabalho.

Quer algumas dicas de instituições bem conceituadas que aceitam ingresso direto, FIES e ProUni? Então anote aí:

Veja também:

Saiba quais são os 10 cursos com maior empregabilidade

E aí, onde você está querendo estudar em 2021? Conte para a gente nos comentários!

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.