Entenda o calendário do Prouni 2021 e veja quando você saberá se conseguiu a sua tão esperada bolsa de estudos! 

O processo seletivo da primeira edição de 2021 do Programa Universidade para Todos (Prouni) está acontecendo e, com ele, vem a ansiedade de saber logo os resultados!

Se você é um dos milhares de estudantes que estão loucos para ver se conseguiram uma bolsa de estudos para ingressar no Ensino Superior em 2021, continue a leitura para saber mais sobre o horário de divulgação dos resultados do Prouni.

O que é o Prouni?

O Prouni é um programa do Ministério da Educação (MEC) que tem o objetivo de oferecer bolsas de estudo integrais (100%) e parciais (50%) a estudantes que sonham em cursar o Ensino Superior em uma instituição privada, mas não têm condições de pagar por isso.

Quem pode participar do Prouni?

O Prouni destina-se a candidatos brasileiros que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) mais recente, e que ainda não tenham diploma de Ensino Superior  ? ou seja, não é válido para quem quer fazer uma segunda graduação!

As bolsas integrais são ofertadas aos candidatos que tenham renda familiar bruta de até 1,5 salário mínimo por pessoa. No caso das bolsas parciais, este limite é maior: até 3 salários mínimos por pessoa.

Além destas condições, o candidato precisa cumprir um dos seguintes requisitos:

  • Ter estudado em escola pública durante todo o ensino médio;
  • Ter estudado em escola particular na condição de bolsista integral durante todo o ensino médio;
  • Ter estudado parte do ensino médio em escola pública, e parte em escola particular como bolsista integral
  • Ser pessoa com deficiência
  • Ser professor de educação básica em exercício efetivo na rede pública, integrando o quadro de pessoal permanente da instituição. Para quem se encaixa neste requisito, não há limite de renda familiar.

Como funciona o processo seletivo do Prouni?

A nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) mais recente é o critério de seleção utilizado pelo Prouni. Por causa disso, no processo seletivo de janeiro de 2021, somente candidatos que participaram do Enem em 2019 poderão participar.

Para que os participantes do Enem 2020, que terá seus resultados divulgados apenas no final de março, não saiam prejudicados, o Ministério da Educação já sinalizou que haverá uma outra edição do Prouni em abril deste ano! Portanto, se você não puder participar do programa agora em janeiro, fique tranquilo que daqui a pouco chega a sua vez!

Outra boa notícia é que o resultado do Prouni não demora a sair. Já na semana seguinte às inscrições, será divulgada a primeira chamada. Menos de duas semanas depois, vem a segunda chamada.

Os candidatos selecionados terão um prazo para entregar determinados documentos às instituições de Ensino Superior  para as quais conseguiram suas bolsas de estudo pelo Prouni. Estes documentos serão submetidos a análises e, em seguida, as faculdades registrarão no sistema Sisprouni os candidatos aprovados e reprovados.

Para os candidatos que não forem selecionados, será possível fazer um cadastro para lista de espera. Atenção! Este não é um processo automático. Para se inscrever nesta lista, será preciso manifestar interesse por meio da página oficial do Prouni.

Se mesmo depois da lista de espera ainda houver bolsas remanescentes, um novo edital poderá ser criado para o aproveitamento dessas bolsas em outro processo seletivo.

Calendário do Prouni 2021

  • Inscrições: 12 a 15 de janeiro de 2021
  • Resultados:
    • Primeira chamada: 19 de janeiro de 2021
    • Segunda chamada: 1º de fevereiro de 2021
  • Entrega de documentos solicitados pela faculdade:
    • Primeira chamada: 19 a 27 de janeiro de 2021
    • Segunda chamada: 1º a 9 de fevereiro de 2021
  • Registro da aprovação ou reprovação dos candidatos no Sisprouni:
    • Primeira chamada: 19 a 29 de janeiro de 2021
    • Segunda chamada: 1º a 11 de fevereiro de 2021
  • Manifestação de interesse na lista de espera: 18 a 19 de fevereiro de 2021
  • Entrega de documentos solicitados pela faculdade para estudantes cadastrados na lista de espera: 22 a 25 de fevereiro de 2021
  • Registro da aprovação ou reprovação dos candidatos da lista de espera no Sisprouni: 26 de fevereiro a 5 de março de 2021

Afinal, que horas sai o resultado do Prouni 2021?

O edital do Prouni 2021 fixa que o resultado da primeira chamada sairá no dia 19 de janeiro e o da segunda, no dia 1º de fevereiro. Entretanto, infelizmente, não há horário definido para a divulgação desses resultados. 

Em algumas edições passadas, os resultados foram liberados na parte da manhã, por volta de 9h e 10h, porém, já aconteceu também de saírem só no período da tarde. Por isso, por mais que seja difícil, o negócio é fazer o possível para segurar a ansiedade e pensar que uma hora sai!

Onde estudar com o Prouni?

O Prouni é uma ótima oportunidade para aqueles que desejam ingressar no ensino superior, pois além de possibilitar que milhares de brasileiros deem continuidade aos seus estudos sem terem que contrair dívidas para isso, trata-se de um programa que direciona suas bolsas de estudo a faculdades reconhecidas e bem avaliadas pelo Ministério da Educação. 

Confira aqui algumas faculdades bem reconhecidas pelo MEC que participam do Prouni e ainda oferecem ótimas condições aos ingressantes:

Veja também: Conheça as notas de corte do ProUni 2020 para cada curso

E você, está ansioso para o resultado do Prouni 2021? Conta pra gente nos comentários!