O Encceja (Exame Nacional Para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) é um exame voluntário e gratuito, destinado a pessoas que não conseguiram concluir os estudos de forma regular.

Para realizar o exame é necessário ter mais de 15 anos, para a avaliação de ensino fundamental, ou 18 anos, para a de ensino médio. 

Está curioso para saber como ver o resultado e a lista de aprovados do Encceja 2019? Descubra agora como acessar essas informações!

Como ver o resultado do Encceja 2019

A data exata do resultado do Encceja 2019 ainda não foi divulgada, mas você já pode se inteirar sobre como verificar o seu desempenho na prova e solicitar o certificado de conclusão. 

Para averiguar o resultado do Encceja 2019, o estudante deverá acessar o site do Inep e seguir os seguintes passos:

  • Preencher os campos com o seu CPF e a senha que você cadastrou na hora da inscrição.
  • Escolher a figura indicada.
  • Clicar em “Enviar”.
  • No canto esquerdo da tela, você já vai conseguir visualizar a edição que participou.
  • Pronto! Clique ali e verifique a nota obtida e se houve aprovação.

Foi aprovado no Encceja 2019? Ótimo! Agora você deve solicitar a emissão do certificado de conclusão junto a instituição certificadora que escolheu no momento da inscrição. 

Essa instituição pode ser a secretaria estadual de educação do seu município ou ainda um instituto federal de educação.

Compareça no local com os seguintes documentos:

  • Carteira de identidade (original e cópia).
  • CPF (original e cópia).
  • Boletim do participante impresso (este documento está disponível na Página do participante no site do Inep).

Como ver a lista de aprovados

Para ajudar os estudantes, o Inep libera uma lista com os nomes de todos os aprovados no Encceja.

Essa lista costuma ser muito grande, podendo ter mais de 400 páginas, mas todos os nomes são organizados em ordem alfabética. 

Uma boa dica para quem prefere verificar a sua aprovação com essa opção é utilizar o atalho "Ctrl + F" e digitar corretamente o nome que está procurando. Lembrando que esse atalho só está disponível em computadores, notebooks e alguns tablets.

O que fazer com o resultado do Encceja 2019

Se já foi aprovado no Encceja 2019 agora é hora de seguir os próximos passos. Com a nota e o certificado do Encceja você consegue ingressar em uma faculdade e ainda pode concorrer a bolsas de estudo.

Veja como usar a sua nota:

Realizar o Enem 2020: Sabemos que vai demorar um pouco, mas, se tiver vontade e desejar usar programas como ProUni, Fies e Sisu, você deverá realizar a próxima edição do Enem. 

Se matricular em uma faculdade: Se não quer perder tempo e quer ingressar em uma faculdade, opções não vão faltar. 

O certificado do Encceja é aceito em todas as instituições de ensino superior do país, mas não se esqueça de verificar se a faculdade escolhida possui reconhecimento do MEC, pois só assim ela poderá emitir diplomas válidos. 

Concorrer a bolsas de estudo: Por conta das burocracias para conseguir bolsas de estudo através de alguns programas do Governo Federal, algumas instituições particulares já possuem o seu próprio programa de bolsas. Assim, muitos estudantes são contemplados e conseguem realizar o seu sonho. 

Se deseja escolher essa opção, basta procurar a faculdade onde pretende estudar e verificar quais são os requisitos e regras para se candidatar.

Universidades particulares com bolsas de estudo 

Para te dar uma ajudinha, nós do Mundo Vestibular separamos algumas instituições reconhecidas pelo MEC que dispõem de bolsas de estudo, descontos e financiamentos próprios, sem burocracia, para estudantes que realizaram o Encceja. Confira: 

Veja mais:

Teste Vocacional Grátis

Conheça os 10 cursos mais baratos do Brasil

Já sabe o que fazer com a nota do Encceja 2019? Conte para a gente aqui nos comentários!