A Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) divulgou as datas do vestibular 2023 e se você é um dos estudantes que deseja prestar o vestibular para ingressar nessa universidade paulista, é melhor ficar atento às informações que reunimos por aqui.

Encontre bolsas de estudo de até 80%

Como funciona o vestibular da Unesp?

A primeira fase do vestibular da Unesp, que acontece no dia 15 de novembro, consiste em uma prova objetiva com 90 questões, ou seja, é uma prova de múltipla escolha e cada uma delas terão cinco alternativas. O candidato terá 5h para resolver as questões que são divididas em três áreas: Linguagens e Códigos, que compreendem português, literatura, inglês, educação física e arte; Ciências Humanas, onde abordam questões sobre história, geografia, filosofia e sociologia; a terceira área é a de Ciências da Natureza e Matemática, que cobra conteúdos de biologia, química, física e matemática.

Leia mais: 8 estratégias de prova para a primeira fase da Unesp e Unicamp

Na segunda fase, que será aplicada no dia 19 de dezembro, serão 60 questões objetivas de conhecimento específico, também dentro das três áreas cobradas na primeira fase, e uma redação dissertativo-argumentativo. Normalmente, essa etapa era aplicada em dois dias, mas por conta da pandemia da Covid-19 o formato de prova foi alterado. Por isso que, para ela, é importante demonstrar as habilidades de redação, pois essa parte da prova ganhou ainda mais peso na nota final.

Leia mais: Tudo o que você precisa saber sobre a redação da Unesp

Prova de Habilidades Específicas

Alguns cursos mais práticos possuem a prova de habilidades específicas. A Vunesp ainda não divulgou quando será aplicada essa etapa, mas os cursos que são necessários a demonstração das habilidades são:

  • Arquitetura e Urbanismo
  • Artes Cênicas
  • Arte-Teatro 
  • Artes Visuais
  • Design
  • Música (Bacharelado e Licenciatura)

Dicas de estudo para o vestibular da Unesp

O vestibular da Unesp é aplicado pela Fundação Vunesp e a prova possui algumas características específicas, como valorizar a interpretação de texto, boa redação, conhecimentos filosóficos e sociológicos, além de ser mais conteúdista que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e menos rigorosa com as questões de matemática.

Uma dica para quem está se preparando para o seu vestibular é resolver as provas dos anos anteriores. Assim, além de estar estudando, você também conhece e se adapta melhor ao modelo de prova, entende qual é o seu tempo para a resolução daqueles tipos de questões e fica por dentro dos conteúdos mais recorrentes.

Como é calculada a nota da Unesp?

A nota final do vestibular da Unesp é a média aritmética de todas as provas. Portanto, o cálculo consiste na soma da pontuação na prova de conhecimentos gerais mais os pontos adquiridos na prova de conhecimentos específicos e redação. Depois o resultado é dividido por dois e tem-se a nota final do candidato. Para os cursos que contam com a prova de habilidades específicas, a nota dessa etapa também é levada em consideração.

Vestibular Unesp 2023

O período de inscrições para o vestibular 2023 da Unesp tem início dia 5 de setembro e vai até 10 de outubro. Elas devem ser feitas no próprio site da Vunesp e é necessário pagar uma taxa de R$ 170,00. Por lá, também é possível encontrar os editais do vestibular e ficar por dentro de como fazer para solicitar a isenção da taxa de inscrição. 

Vale lembrar que quem tem direito a esse recurso são somente os candidatos que estão inscritos no Cadastro Único (CadÚnico), ou seja, têm renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa ou de até três salários mínimos ao todo. Os candidatos que concluíram ou concluirão o ensino médio, ou o EJA, em escola pública, ou com bolsa integral em escola particular, no ano da inscrição. Neste caso, também é necessário que eles tenham renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa e residir ou estar vinculado a uma escola paulista.

Já os candidatos que estão desempregados ou recebem uma remuneração mensal menor do que dois salários mínimos, e que estão matriculados no ensino médio ou em curso pré-vestibular, podem solicitar a redução de 50% da taxa de inscrição. Quem também pode receber um desconto de 75% da taxa são os vestibulando que estiverem matriculados no 3º ano do ensino médio em uma escola pública paulista no momento da inscrição.

Para não perder nenhuma dessas oportunidades, e outras informações importantes, fique de olho nos editais liberados no site da Vunesp. De acordo com a fundação todos os documentos serão divulgados até o mês de agosto.

Leia também: Unesp divulga o calendário do vestibular 2023

Vagas vestibular Unesp

De acordo com o Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública (SRVEBP), a Unesp reserva 50% das matrículas de cada curso para estudantes que cursaram ensino médio em escola pública.

Conheça a Unesp

A Unesp é uma das maiores, mais tradicionais e concorridas universidades públicas do estado de São Paulo, ao lado da Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Criada em 1976, portanto, a mais jovem das três, ela se diferencia das outras por abranger boa parte do estado paulista. Está presente em 24 cidades e oferece 136 cursos de graduação, sendo bacharelados e licenciaturas de 68 carreiras nas três áreas do conhecimento.

Veja abaixo a lista de cidades em que a Unesp está instalada e seus respectivos cursos de graduação ofertados:

  • Araçatuba:

Odontologia; e Medicina Veterinária

  • Araraquara:

Administração Pública; Ciências Econômicas; Ciências Sociais; Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia; Engenharia Química; Farmácia; Letras; Odontologia; Pedagogia; e Química

  • Assis: 

Ciências Biológicas; Engenharia Biotecnológica; História; Letras; e Psicologia

  • Bauru:

Arquitetura e Urbanismo; Artes Visuais; Ciências Biológicas; Ciência da Computação; Comunicação Social: Rádio, Televisão e Internet; Design; Educação Física; Engenharia Civil; Engenharia de Produção; Engenharia Elétrica; Engenharia Mecânica; Física; Jornalismo; Matemática; Metereologia; Pedagogia; Psicologia; Química; Relações Públicas; e Sistemas de Informação

  • Botucatu:

Ciências Biológicas; Ciências Biomédicas; Engenharia Agronômica; Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia; Engenharia Florestal; Enfermagem; Física Médica; Medicina; Nutrição; Veterinária; e Zootecnia

  • Dracena:

Engenharia Agronômica; e Zootecnia

  • Franca:

Direito; História; Relações Internacionais; e Serviço Social

  • Guaratinguetá:

Engenharia Civil; Engenharia de Materiais; Engenharia de Produção Mecânica; Engenharia Elétrica; Engenharia Mecânica; Física; e Matemática

  • Ilha Solteira:

Ciências Biológicas; Engenharia Agronômica; Engenharia Civil; Engenharia Elétrica; Engenharia Mecânica; Física; Matemática; e Zootecnia

  • Itapeva:

Engenharia de Produção; e Engenharia Industrial Madeireira

  • Jaboticabal:

Administração; Ciências Biológicas; Engenharia Agronômica; Medicina Veterinária; e Zootecnia

  • Marília:

Arquivologia; Biblioteconomia; Ciências Sociais; Filosofia; Fisioterapia; Fonoaudiologia; Pedagogia; Relações Internacionais; e Terapia Ocupacional

  • Ourinhos:

Geografia

  • Presidente Prudente:

Arquitetura e Urbanismo; Ciência da Computação; Educação Física; Engenharia Ambiental; Engenharia Cartográfica e de Agrimensura; Estatística; Física; Fisioterapia; Geografia; Matemática; Pedagogia; e Química

  • Registro:

Engenharia Agronômica; e Engenharia de Pesca

  • Rio Claro:

Ciências Biológicas; Ciência da Computação; Ecologia; Educação

Física; Engenharia Ambiental; Física; Geografia; Geologia; Matemática e Pedagogia

  • Rosana:

Engenharia de Energia; e Turismo

  • São João da Boa Vista:

Engenharia Aeronáutica; e Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações

  • São José do Rio Preto:

Ciências Biológicas; Ciência da Computação; Engenharia de Alimentos; Física; Letras; Letras – Tradutor; Matemática; Pedagogia; e Química

  • São José dos Campos:

Engenharia Ambiental; e Odontologia

  • São Paulo:

Arte - Teatro e Artes Cênicas; Artes Visuais; e Música

  • São Vicente:

Ciências Biológicas

  • Sorocaba:

Engenharia Ambiental; e Engenharia de Controle e Automação

  • Tupã:

Administração; e Engenharia de Biossistemas

Para saber mais sobre os cursos ofertados pelas Unesp, a instituição e os campi, acesse o Guia de Profissões.

Graduação com Bolsa de Estudos

Algumas graduações presentes na lista anterior, como Administração, Ciências Biológicas, Ciência da Computação, Direito, Educação Física, Engenharia Elétrica, Pedagogia, entre tantos outros, também são ofertados nas seguintes faculdades:

Todas elas possuem autorização do Ministério da Educação (MEC) para oferecer seus cursos, além de serem reconhecidas e bem avaliadas por ele.

Encontre bolsas de estudo de até 80%

Além de terem o selo de qualidade do órgão educacional mais importante do país, todas elas contam com programas de descontos, bolsas e financiamentos facilitados.