Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Português

Dicas para uma ótima redação dissertativa e argumentativa

25 de setembro de 2015
Imagem default
Imagem do autor
Escrito porRedação

Hoje em dia, saber escrever uma boa dissertação é fundamental para ingressar em qualquer instituição de ensino superior. Exames como o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) ou os vestibulares tradicionais costumam exigir que o candidato elabore uma redação do estilo dissertativo-argumentativo.

E o principal segredo para escrever bem é, além de ler muito, treinar bastante. Quanto mais você pratica o hábito de ler e também de escrever, melhor serão os seus textos.

Antes de começar a dar dicas sobre como escrever uma redação, saiba qual a diferença entre uma redação dissertativa e uma redação argumentativa

  • Redação Dissertativa: Esse texto tem o propósito de informar, ou seja, através da dissertação são transmitidas informações para o leitor.
  • Redação Argumentativa: Esse texto tem o propósito de convencer o leitor, fazendo com que passe a ter a mesma opinião que o autor.
  • Redação Dissertativa-Argumentativa: Esse texto é composto pela junção dos dois tipos apresentados acima, o dissertativo e o argumentativo. Isso significa que um texto que, ao mesmo tempo, explique um tema e instigue o leitor a seguir a opinião do autor, é considerado como dissertativo-argumentativo.

Veja também:

+ Conheça a base de uma Redação Nota Mil!

+ Redação: Dicas para não Fugir do Tema!

+ Redação: o que é, características, tipos e exemplos

Confira algumas dicas que preparamos para você!

1. Saiba criticar

Criticar é saber discutir sobre o assunto abordado, expor a sua opinião de forma sutil e apresentar o seu ponto de vista de forma clara. Não basta apenas indicar quais são os pontos negativos de determinado assunto, saiba apontar as qualidades também, mas sempre de forma verdadeira e cautelosa.

Mas como você consegue discutir sobre algum tema se não conhece nada sobre ele? Por isso, a próxima dica é:

2. Mantenha-se bem informado

Não há segredo! Para ficar bem informado você deve buscar pela informação. Atualmente, há diversas formas de conseguir se informar, seja através de jornais impressos, pela internet ou televisão. É bom ficar atento à qualidade da notícia e a importância dela para a sua redação. Notícias relacionadas com a vida dos famosos, por exemplo, dificilmente serão aproveitadas em uma redação dissertativa.

Não foque em apenas um tipo de noticiário, procure estar a par de acontecimentos variados, tanto no Brasil como no mundo. Política, esportes, fenômenos climáticos, economia, acontecimentos históricos são algumas das notícias que poderão servir como base para a criação de uma dissertação.

3. Utilize bem o português

De nada adianta possuir boas ideias para argumentar, discutir e expor sua opinião se você não possuir domínio sobre a língua portuguesa. Aprender a utilizar o português de forma correta é fundamental para que sua redação tenha credibilidade.

Para utilizar bem o português é necessário conquistar o hábito de ler e escrever com frequência.

4. Relacione as informações

Adquirir uma grande bagagem de informações é bastante simples, mas relacioná-las de forma correta para que a redação não fique sem sentido pode não ser tão fácil assim.

Primeiramente, procure reunir todas as suas ideias e elaborar um esqueleto para o seu texto. A partir desse esqueleto, comece a inserir as informações. Fique atento para não ser redundante.

Em cada parágrafo, busque associar o maior número de informações e interligar um parágrafo ao outro. A redação deve seguir um fluxo e estar bem clara e coesa.

5. Evite cópias

Criatividade é um requisito indispensável para uma boa redação. Utilizar trechos copiados de outros autores pode prejudicá-lo na condução do texto. Além disso, você corre o risco de fugir do tema proposto.

6. Improvise

Se você perceber que está fugindo um pouco do tema, mas não quer perder todo o conteúdo elaborado até o momento, procure improvisar. Veja como fazer uma relação entre o que foi construído com o assunto proposto. Essa é uma forma de treinar a sua criatividade também.

7. Leia bastante

Ler ainda é a melhor forma de melhorar o vocabulário, a escrita e de relacionar as ideias. Por isso, leia bastante! Procure livros, jornais, textos na internet, crônicas, etc. Todo tipo de leitura é válido.

Você com certeza irá perceber a diferença!

8. Faça com entusiasmo

Procure colocar entusiasmo em todas as suas ações. E isso vale também para a elaboração de uma redação dissertativa, argumentativa ou ambas. Podemos considerar a dedicação e o entusiasmo como combustíveis para a sua criatividade. Tudo que é feito com vontade possui um resultado melhor.

Veja também ao nosso vídeo:

O que achou das dicas? Tem mais alguma para compartilhar? Conte para a gente aqui nos comentários!

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.