Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Enem

Guia Rápido do Enem

30 de setembro de 2013
Imagem default
Imagem do autor
Escrito porRedação

Siga os 5 passos e veja se está preparado para as provas do Enem!

Mais artigos sobre o Enem:

Tudo sobre o Enem

Faculdades que utilizam o Enem para ingresso

Como fazer uma Redação

A Redação do Enem

1. Documentos

É obrigatória a apresentação de documento de identificação original com foto. Fique atento para a validade de seus documentos, pois não são aceitos documentos vencidos. Crachás, carteiras de estudantes ou cópias de documentos originais, mesmo que autenticados, não serão aceitos. Caso você perca seu documento, deverá fazer o boletim de ocorrência e levá-lo para o exame.

2. Estudos

Estudar as provas antigas do ENEM é uma ótima opção para os estudantes que desejam fazer uma boa avaliação. Simulados com questões semelhantes as do exame também são uma boa opção. Fazer redações frequentemente faz com que o aluno esteja mais preparado no momento da prova.

Conheças alguns testes que podem ajudar:

3. Cartão de Confirmação

O cartão de confirmação comprova que o estudante realizou sua inscrição do ENEM. Ele deverá ser apresentado no dia do exame. Desde de 2015, o cartão do Enem não será mais enviado pelo correio, você deverá imprimi-lo no site do Inep. Assim que receber seu cartão verifique se seus dados pessoais estão corretos, caso não estejam entre em contato com o MEC para solicitar a correção.

4. Local de Prova

Os portões para as provas são abertos ao meio dia, seguindo sempre o horário oficial de Brasília. A organização do exame não tolera atrasos, às 13 horas os portões são fechados. Por isso, é importante ficar atento. Para evitar atrasos faça o trajeto da prova antes e calcule quanto tempo gasta para chegar ao mesmo. Não se esqueça que no dia do ENEM milhares de pessoas estarão se dirigindo para o mesmo local que você! É interessante ter certeza que está levando seu documento oficial com foto, pois pode não dar tempo de voltar para buscá-lo!

5. Dia da Prova

As provas do ENEM 2016 serão realizadas nos dias 5 e 6 de novembro. O primeiro dia de provas tem duração de 4 horas e 30 minutos. Já o segundo dia possui 5 horas e 30 minutos de duração. Não se esqueça:

  • Durma bem;
  • Faça refeições leves e nutritivas;
  • Leve a caneta esferográfica preta e transparente!

Vale lembrar que os estudantes que ainda não estão no terceiro ano do ensino médio e têm menos de 18 anos também podem fazer o Enem, mas o resultado não poderá ser usado para ingressar na faculdade. De acordo com edital do Enem, esses estudantes devem estar cientes de que sua participação no Enem serve apenas para “fins de autoavaliação de conhecimento”.

Está também com frio na barriga para fazer a prova? Conta pra gente nos comentários!

BOA PROVA!

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.