Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Bolsa de estudo

Conheça 15 faculdades que oferecem bolsas de estudo

10 de janeiro de 2019
Imagem default
Imagem do autor
Escrito porRedação

Você está pensando em cursar uma faculdade mas as mensalidades não cabem em seu orçamento? Sonha com a possibilidade de não pagar nada pelo curso ou ainda contar com uma ajuda financeira para custos com transporte, material de estudo, alimentação e moradia?

Saiba que isso é possível graças à bolsa de estudo, uma ajuda financeira para que o aluno tenha condições de frequentar e concluir um curso de graduação. A bolsa pode ser financiada pela própria instituição de ensino que oferece o curso, por empresas privadas ou pelo Governo Federal.

Nas faculdades privadas as bolsas de estudo podem ser parciais, concedendo descontos nas mensalidades, ou totais, cobrindo 100% dos custos educacionais. Nas universidades públicas o aluno não paga mensalidade, mas pode conseguir uma bolsa-auxílio para pagar os custos com livros, alimentação, etc.

Gostou da ideia? Então saiba como funcionam os principais programas de bolsa estudantil e conheça algumas faculdades que oferecem este benefício!

Tipos de bolsas de estudo

Conheça alguns dos principais tipos de bolsas de estudo para cursos de graduação:

1. Bolsas fornecidas pelas faculdades

Algumas faculdades particulares possuem seu próprio programa de bolsas de estudo. Os critérios para conseguir uma vaga são definidos pela instituição e variam de uma universidade para a outra. Um dos mais comuns é a renda familiar do estudante, que não pode ultrapassar um valor determinado.

Existem também os programas que privilegiam o bom desempenho dos estudantes. Este é o caso da Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL) a distância, que concede bolsas integrais (100%) aos alunos que acertarem 75% da prova do vestibular tradicional da instituição.

2. ProUni

O Programa Universidade para Todos (ProUni) é financiado pelo Governo Federal e concede bolsas integrais (100%) e parciais (50%) a estudantes de baixa renda.

Para concorrer a uma vaga, o candidato precisa ter participado a última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e ter obtido pelo menos 450 pontos na média das provas e nota maior do que zero na redação.

Os candidatos são selecionados a partir da nota que obtiveram no Enem.

Portanto, quanto maior for sua pontuação, melhores são suas chances de conseguir uma vaga. Se você não fez o último Enem, fique atento ao período de inscrição das bolsas remanescentes. Neste caso, são aceitas as notas do Enem de anos anteriores (a partir de 2010).

O ProUni exige alguns critérios de renda para concorrer a uma bolsa. São eles:

  • Para as bolsas integrais (100%) podem concorrer os alunos que tiverem renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa.
  • Para as bolsas parciais (50%), os candidatos devem ter renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa.

O processo seletivo acontece duas vezes por ano e o candidato precisa cumprir pelo menos um desses requisitos:

  • Ter cursado o ensino médio em escola pública ou em escola particular na condição de bolsista integral.
  • Ser pessoa com deficiência.
  • Ser professor da rede pública de ensino, integrando o quadro de pessoal permanente da instituição e concorrer a bolsa exclusivamente para cursos de licenciatura, pedagogia ou normal superior. Neste caso não é necessário comprovar renda.
Só participam do ProUni faculdades reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC. Entre elas, você vai encontrar instituições do porte da Anhanguera e da Pitágoras em Minas Gerais, por exemplo. O ProUni é o único programa do governo federal que oferece bolsas também para cursos EAD.

3. Convênios entre faculdades e empresas privadas

Algumas empresas (principalmente as grandes) possuem programas de incentivo à qualificação profissional e concedem bolsas de estudo a funcionários que desejam fazer um curso de graduação. Se você já está trabalhando, procure se informar se a sua empresa tem convênio com alguma faculdade.

4. Bolsas de iniciação científica

A bolsa de iniciação científica é concedida a estudantes já matriculados em uma universidade e que dedicam parte do seu tempo à pesquisa acadêmica. Os alunos bolsistas recebem uma ajuda de custo mensal e precisam desenvolver algum trabalho de pesquisa sob a orientação de um professor da instituição de ensino.

Estas bolsas são concedidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e abrangem várias áreas do conhecimento. Universidades públicas e privadas podem receber bolsas do CNPq e são elas que definem os critérios para selecionar os bolsistas.

15 faculdades que oferecem bolsas de estudo

Agora que você já conhece algumas formas de financiar seu curso de graduação, é importante escolher uma faculdade reconhecida pelo MEC para que seu diploma tenha validade.

Confira agora 15 faculdades reconhecidas pelo MEC que oferecem bolsas de estudo:

  • Universidade Estácio de Sá (UNESA)
  • UNIFACS (a distância) – em Salvador/BA
  • UnP – Universidade Potiguar (a distância) – em Natal/RN
  • Mackenzie
  • PUC-Campinas
  • Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
  • UNIP

Veja também:

Como entrar no ProUni com a nota do Enem

Vai tentar alguma dessas opções de bolsa de estudos? Conte para a gente aqui nos comentários!

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.