Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


EAD

Como entrar em uma faculdade a distância com a nota do Enem?

26 de abril de 2018
Imagem default
Imagem do autor
Escrito porRedação

Muita gente acha complicado conseguir vaga em um curso superior usando a nota do Enem.

Mas basta conhecer melhor os processos seletivos para mudar de ideia rapidinho. Para quem quer estudar a distância, então, é uma maravilha: há vagas aos montes em faculdades de primeira linha, cursos em diferentes áreas do conhecimento e em formatos que combinam com o seu estilo de vida.

Tem opção para quem tem uma rotina muito corrida, para quem curte tecnologia, para quem gosta de cursos mais práticos e para quem prefere a teoria!

Você já pensou em fazer um curso a distância? Veja a seguir como entrar em uma faculdade EAD usando a nota do Enem e aproveite para descobrir algumas faculdades reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC!

Como entrar em uma faculdade a distância com a nota do Enem

Conseguir vaga em curso a distância com a nota do Enem é mais simples do que a gente imagina.

Existem duas maneiras mais conhecidas. A principal acontece por meio do chamado “Ingresso Direto”. A outra é pelo ProUni.

Vamos conhecer cada uma delas em detalhes a seguir.

Como entrar em uma faculdade a distância por meio do Ingresso Direto

O ingresso direto é uma forma simplificada de conseguir vaga no ensino superior usando a nota do Enem. Vale tanto para cursos presenciais como para graduações a distância.

A modalidade é uma das tantas oferecidas pelas faculdades particulares. Para quem já fez o Enem, é uma oportunidade de entrar sem ter que fazer outro vestibular.

O processo é simples: basta esperar abrir o processo seletivo, encontrar o curso que quer fazer, optar pelo ingresso direto, informar as notas que obteve em cada uma das provas do Enem e torcer.

Quem alcançar a nota estabelecida pela faculdade já garante o direito à vaga.

Depois dessa primeira etapa, o candidato aprovado precisa levar os documentos necessários para efetivação da matrícula na faculdade – isso inclui a apresentação do boletim de desempenho individual do Enem.

Geralmente as faculdades aceitam as notas de qualquer edição do exame a partir de 2010 – ou seja: é, além de tudo, uma bela oportunidade para quem quer voltar a estudar.

Como entrar em uma faculdade a distância por meio do ProUni

Conseguir vaga em curso a distância pelo ProUni é um pouco mais complicado do que via ingresso direto, mas o esforço vale a pena.

Quem passa no processo seletivo ganha uma bolsa de estudos de 50% ou 100% bancada pelo governo federal!

O ProUni funciona da seguinte forma: duas vezes por ano, o Ministério da Educação (MEC) abre inscrições a todos os interessados em conseguir uma bolsa. O programa é voltado a quem ainda não tem diploma de nível superior.

A participação, no entanto, está atrelada a algumas a algumas condições. O candidato precisa obrigatoriamente ter feito o Enem mais recente, com desempenho de pelo menos 450 pontos na média das provas, sem ter zerado a redação, e ainda atender a outros critérios de seleção estabelecidos pelo Ministério da Educação: ter feito todo o ensino médio em escolas da rede pública (ou na rede particular como bolsista integral) e apresentar renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa.

Quanto maior a nota no Enem, maiores as chances de entrar.

Embora seja, em geral, um processo seletivo bastante concorrido, a procura por cursos a distância no ProUni costuma ser mais tranquila. Muitas vezes é possível conseguir vaga só com a pontuação mínima exigida. O candidato ainda pode entrar na disputa por meio de políticas afirmativas (ou cotas).

Onde fazer um curso a distância com a nota do Enem

A grande maioria dos cursos a distância no Brasil está disponível em faculdades particulares. Se você está preocupado com a eficácia do formato ou a qualidade da instituição, pode ficar tranquilo. Basta seguir algumas regras básicas para garantir uma formação de qualidade:

  • Primeiro de tudo, verifique se a faculdade escolhida é reconhecida pelo MEC e tem autorização para oferecer cursos a distância. Com isso, seu diploma será aceito formalmente no mercado de trabalho e você poderá desempenhar a profissão escolhida – inclusive com possibilidade de entrar em pós-graduações ou prestar concursos públicos de nível superior.
  • Você também deve observar a infraestrutura oferecida pela faculdade e se há uma unidade ou polo de apoio perto da sua casa ou do seu trabalho. Lembre-se de que os cursos a distância também têm uma parte presencial.

Por fim, certifique-se de que a instituição trabalha com os processos seletivos que aceitam a nota do Enem. A gente separou algumas delas para você conhecer agora mesmo:

Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)

• Universidade Estácio de Sá (UNESA)

Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)

Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)

Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)

Centro Universitário do Distrito Federal (UDF) – no Distrito Federal

Universidade de Franca (UNIFRAN)

Centro Universitário do Distrito Federal (UDF) – no Distrito Federal 

Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS) – em Minas Gerais

Universidade Anhembi Morumbi (a distância)

FMU (a distância)

UNIFACS (a distância) – em Salvador/BA

UnP – Universidade Potiguar (a distância) – em Natal/RN

Veja também:

Quantos pontos preciso tirar no ENEM pra conseguir bolsa?

Vai tentar entrar em algum curso a distância usando a nota do Enem? Conte para a gente o que você quer estudar e onde!

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.