Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Dicas

O que aconteceu no dia 8 de março? Origem do Dia Internacional da Mulher

8 de março de 2024
A imagem mostra mulheres de diferentes etnias unidas, com roupas básicas e de tons neutros como bege e preto, sorrindo, conversando umas com as outras, em sinal de simplicidade
Imagem do autor
Escrito porBárbara Liz

O Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março, não é apenas uma data para lembrar as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres, mas também uma oportunidade para refletir sobre as lutas enfrentadas e as batalhas que ainda precisam ser vencidas.

Encontre bolsas de estudo de até 80%
+ Não sabe que carreira seguir? Faça nosso Teste Vocacional!

Este dia é o resultado de uma série de eventos históricos significativos que marcaram a luta das mulheres por igualdade, respeito e direitos. Hoje, vamos entender diversos momentos históricos e da luta feminina que levaram até a determinação do dia dedicado às mulheres e suas conquistas e buscas diárias.

Veja também:
+ Direitos das Mulheres: entenda como foi a evolução da mulher na Legislação Civil

+ Escritoras Brasileiras: Conheça 6 grandes nomes da literatura!


Afinal, o que aconteceu em 8 de março?

A origem do Dia Internacional da Mulher é frequentemente associada a vários eventos importantes que ocorreram no início do século XX.

A data foi instituída pela primeira vez em 1910, durante uma conferência internacional de mulheres realizada na Dinamarca, como uma forma de homenagear a luta das mulheres por direitos iguais, incluindo o direito ao voto.

Foi proposto que o dia 8 de março servisse como uma ocasião para promover a igualdade de gênero e apoiar os direitos das mulheres em todo o mundo.

E por que a confusão entre os anos de 1857, 1911, 1917 e 1975?

A imagem com uma silhueta feminina de perfil com flores lavanda secas preenchendo a silhueta, está acompanhando de uma fita lilás/roxa enrolada em formato de um 8, o que representa o roxo do mês de março e a data do dia internacional da mulher.

A confusão em torno das datas relacionadas ao Dia Internacional da Mulher advém de uma série de eventos históricos que contribuíram para a consolidação da data.

Há a história de que no dia 8 de março de 1857, trabalhadoras de uma indústria têxtil de Nova Iorque teriam realizado uma greve exigindo melhores condições de trabalho e igualdade de direitos trabalhistas para as mulheres, um movimento que também teria sido violentamente reprimido: no entanto, a informação é FALSA. Não foi bem o que houve – na verdade, aconteceu, sim. Mas não nessa data. Entenda:

Em 1908 sim, trabalhadoras realizaram um movimento com manifestações em cidades como Nova York, Londres e França, exigindo menos horas de trabalhomelhores salários e o direito ao voto.

o ano de 1911 é marcado por um trágico incêndio numa fábrica de tecidos em Nova Iorque, que resultou na morte de cerca de 145 trabalhadores, a maioria mulheres, sendo 129 mortes femininas, devido a condições de segurança precárias.

Esse evento chocante levou a mudanças significativas nas leis de trabalho e segurança. Em 1917, mulheres russas protestaram por “Pão e Paz”, marcando o início da Revolução Russa. Mais um cenário em que a força da participação feminina foi marcante.

Finalmente, em 1975, a ONU começou a celebrar oficialmente o Dia Internacional da Mulher em 8 de março, reconhecendo a importância da luta das mulheres por direitos iguais.

Gostando dessa matéria? Inscreva-se para receber as principais matérias no seu e-mail
Imagem do coletor de lead


A importância da luta feminina

Uma mão em punho está erguida e podemos ver até metade do antebraço. A mão está com as unhas pintadas de roxo claro e em frente a um fundo roxo, remetendo ao mês do março roxo, e a luta feminina, além do dia Internacional da Mulher.

Como já comentamos, o Dia Internacional da Mulher vai além de uma data comemorativa; Um momento que exige reflexão e busca por cada vez mais melhorias. A luta das mulheres por igualdade de direitos tem sido longa e difícil, e, embora tenham sido feitos progressos significativos, ainda há muito a ser feito.

A celebração desta data é crucial para conscientizar sobre a necessidade de continuar promovendo a igualdade de gênero e apoiar os direitos das mulheres em todos os aspectos da sociedade.

É essencial que a sociedade como um todo participe ativamente desta luta, reconhecendo as contribuições das mulheres em diversas áreas e trabalhando juntos para eliminar o preconceito e a desvalorização.

A luta pela equidade de gênero é uma questão de direitos humanos que exige o comprometimento de todos para criar um mundo mais justo e igualitário para as futuras gerações.

Confira mais:
+ Lei Maria da Penha: a luta pela justiça

+ Barbie: veja as profissões e personalidades retratadas no filme

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.