Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Bolsa de estudo

Bolsa Odontologia

22 de julho de 2018
Imagem default
Imagem do autor
Escrito porRedação

Fazer Odontologia é o desejo de muita gente, seja pela possibilidade de altos ganhos ou pelo reconhecimento profissional. No entanto, para chegar até o diploma é preciso ralar muito.

O curso costuma estar entre os mais concorridos nas universidades públicas. Nas particulares, o maior obstáculo são as mensalidades.

Sim, cursar Odontologia pode sair bem caro. Mas não desanime, pois temos uma boa notícia para você: há diversas formas de conseguir bolsas de estudo para fazer essa graduação sem pagar nada ou pagando muito menos!

Preparamos um guia completo com dicas sobre as principais formas de conseguir uma bolsa de estudos em Odontologia no país. Aqui temos desde programas do governo, como o ProUni, até bolsas oferecidas por portais especializados. Vamos dar uma olhadinha?

Como conseguir uma bolsa em Odontologia pelo ProUni

Você já deve ter ouvido falar no Programa Universidade para Todos (ProUni). Trata-se de uma iniciativa do Governo Federal que concede bolsas integrais e parciais a estudantes de baixa renda que ainda não tenham diploma de nível superior.

Um dos critérios do programa é a renda familiar bruta mensal, que deve ser de até um salário mínimo e meio por pessoa para concorrer a uma bolsa integral (que cobre 100% da mensalidade), e de até três salários mínimos por pessoa para concorrer a uma bolsa parcial (que cobre 50% do valor das mensalidades).

Outro requisito para participar do processo seletivo do ProUni é um bom desempenho na edição mais recente do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): pelo menos 450 pontos na média das provas e nota acima de zero na redação.

Além disso, é necessário preencher uma das seguintes exigências:

? Ser professor da rede pública concorrendo a uma bolsa em curso de licenciatura (nesse caso, não precisa comprovar renda familiar)

? Ter feito o ensino médio em escola pública ou na rede particular na condição de bolsista integral

? Ser pessoa com deficiência

O ProUni usa a nota do Enem como critério de classificação. A concorrência se dá entre os candidatos que disputam vaga no mesmo curso, turno, faculdade, unidade de modalidade de concorrência (cotas ou não).

Por ser um curso muito procurado, a concorrência por uma bolsa de estudos em Odontologia pelo ProUni costuma ser feroz. Em algumas faculdades mais badaladas, só passa quem apresenta nota próxima a 750 no Enem. Em outras, menos famosas, já aconteceu de ser possível entrar com menos de 500 pontos.

Nem todo mundo atende aos requisitos do ProUni (ou vence a concorrência!). Se esse for o seu caso, não desanime. Continue aqui com a gente e descubra outras maneiras de obter uma bolsa para estudar Odontologia.

Como conseguir uma bolsa em Odontologia por meio de sites especializados

Sites especializados em oferecer descontos nas mensalidades de cursos superiores, como o Neora, o Quero Bolsa e o Educa Mais Brasil, têm se popularizado nos últimos anos.

Na prática, eles conectam estudantes à procura de mensalidades mais em conta com faculdades que não preencheram todas as suas vagas. As ofertas podem mudar todos os dias, mas dá para encontrar abatimentos de até 70% em cursos de graduação e pós.

O funcionamento desses portais é bem parecido.

Para buscar uma bolsa, basta selecionar a cidade, o grau (no caso, graduação), digitar ?Odontologia? no campo do curso e, se já tiver ideia da instituição de ensino que deseja, inserir o nome ou a sigla.

Na página de resultados, você terá acesso às bolsas que se enquadram nos parâmetros da sua busca. Se gostar de alguma, selecione-a e leia o contrato com atenção. Aí, é só pagar a pré-matrícula e concluir o processo na faculdade. O percentual de descontos nas mensalidades é garantido até o final do curso.

Como conseguir uma bolsa em Odontologia por associações ou sindicatos

Se você trabalha e é associado a alguma associação ou entidade de classe, pode ter direito a muitos benefícios. Um deles é acesso à educação superior com bons descontos, pois muitos sindicatos mantêm convênio com faculdades renomadas.

Os valores das bolsas dependem da entidade e da instituição de ensino. Para pedir o benefício, entre em contato com a faculdade e/ou associação e se informe sobre os documentos necessários.

Como conseguir uma bolsa em Odontologia por meio de ONGs

Algumas ONGs que trabalham em prol da inclusão possuem convênios com faculdades que oferecem o curso de Odontologia, como é o caso da Educafro, com sede em diversos estados brasileiros.

Há ONGs que atendem moradores de determinados bairros, outras que ajudam jovens em situação de risco, etc.

O segredo aqui é procurar bastante e verificar se você preenche os requisitos definidos pela entidade.

Como conseguir uma bolsa em Odontologia na própria faculdade

Sabia que é possível conseguir bolsa com a própria faculdade? Muitas instituições de ensino possuem um sistema de bolsas por mérito, baseado no desempenho do candidato no vestibular ou do aluno ao longo do semestre.

Além da bolsa por mérito, é possível entrar com um pedido de ajuda financeira. Essa ajuda vem em formato de bolsa, ou seja, o aluno recebe um desconto parcial ou integral nas mensalidades. Para isso, normalmente é necessário comprovar insuficiência de renda. Algumas faculdades fazem um processo seletivo especial para esses casos.

Não consegue se encaixar nos critérios acima? Nem tudo está perdido. Ainda dá para conseguir abatimento nas mensalidades. Alguns dos mais comuns são

? Desconto para quem indica novos alunos

? Desconto para quem é da mesma família

? Desconto para a terceira idade

? Desconto para quem paga as mensalidades em dia

Faculdades onde você pode cursar Odontologia com bolsa

Confira a lista com algumas faculdades autorizadas pelo MEC a oferecer o curso de Odontologia. Além de oferecerem um diploma válido em todo o território nacional, estas instituições de ensino trabalham com diversas formas de bolsas e descontos:

 

Veja também:

Grade Curricular Odontologia

Está pensando em cursar Odontologia e busca uma bolsa? Conte para a gente aqui nos comentários!

 

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.