Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Bolsa de estudo

Veja como conseguir bolsas de estudo remanescentes

Imagem default

Está pensando em tentar conseguir uma bolsa de estudo para faculdade, mas acha que já ficou tarde demais para encontrar uma oportunidade dessas? Nós te mostraremos as opções!

Na realidade, o que você precisa saber é que existem diversas bolsas de estudo que são remanescentes, ou seja, que restaram porque não foram preenchidas.

Assim, as bolsas remanescentes são a oportunidade que você pode ter de, enfim, cursar sua faculdade pagando muito pouco ou não pagando nada por isso.

Veja também:

+ Bolsa de Estudo: Entenda o que é e como conseguir uma!

O que são bolsas de estudo remanescentes?

Você já sabe que uma bolsa de estudo nada mais é que um auxílio financeiro fornecido a um estudante que queira frequentar e concluir um curso em instituição privada, ou seja, particular.

Já as bolsas de estudo remanescentes são aquelas que não foram completamente preenchidas em data específica estipulada (normalmente próximo às datas de vestibulares) e são, posteriormente, oferecidas novamente como uma oportunidade para que estudantes possam se candidatar a serem beneficiados com descontos que podem ser, por exemplo, de 25%, 30%, 50% ou até 100% do valor total da mensalidade.

Elas podem não ter sido preenchidas por motivos diversos, como o fato de os alunos que se candidataram não terem cumprido ou comprovado os pré-requisitos exigidos e, assim, perderem o direito a ter a bolsa.

Por isso mesmo, as bolsas remanescentes são uma oportunidade única para tentar cursar uma faculdade pagando menos por isso.

Quais os critérios para se conseguir uma Bolsa de Estudo?

Para conseguir uma bolsa de estudos em uma faculdade, normalmente você precisa se enquadrar em certas condições e situações. Essas  são variáveis, já que dependem do tipo de bolsa e de definições específicas de cada uma delas. Vamos conhecer o que pode ser exigido para que você tenha uma bolsa:

  • Condição social e econômica: É preciso comprovar que você não pertence à camada mais rica da população. Para isso, normalmente solicita-se comprovação de renda familiar (questões econômicas) e/ou conclusão de Ensino Médio na educação pública e etnia (questões sociais).

  • Mérito acadêmico: É preciso demonstrar que você é um aluno de notas excelentes. Para isso, pode ser solicitado o boletim escolar, a nota no Enem ou a nota da própria prova do vestibular para definir quem terá bolsa.

  • Questão administrativa: Nesse caso, você pode ter uma bolsa devido a motivos definidos pela administração da faculdade. É comum, por exemplo, ofertar bolsas parciais para pessoas que fizerem a matrícula até tal data específica ou dar desconto para quem paga a mensalidade até o dia “x”.

Tipos de bolsas de estudo remanescentes

As bolsas de estudo podem ser oferecidas pelo Governo, normalmente por meio do Ministério da Educação (MEC), por Organizações Não Governamentais diversas, que pretendem contribuir com a educação e escolarização de indivíduos brasileiros, e até mesmo pela própria faculdade ou universidade.

O mais complicado em relação às bolsas remanescentes é que não se pode garantir com certeza que haverá bolsas disponíveis e não se pode dizer com exatidão até quando elas ficarão disponíveis.

Por isso, se você está em busca de uma bolsa de estudo remanescente, é preciso ficar bastante atento aos sites das instituições que as oferecem e realizar checagens periódicas para não deixar a oportunidade passar.

Bolsas remanescentes do ProUni

O Programa Universidade para Todos, do Governo Federal, é hoje o maior responsável pela distribuição de bolsas de estudo para faculdades no Brasil.

O mais interessante no processo para bolsas remanescentes do ProUni é que há certas facilidades que o processo tradicional não dá, o que aumenta bastante a sua chance real de conseguir uma bolsa paga pelo Estado para fazer sua faculdade.

Sobre as datas, o MEC costuma divulgar um calendário em que especifica quando ocorrerá o processo seletivo para bolsas remanescentes. De toda forma, fique atento ao fato de que isso deve ocorrer algum tempo após o processo seletivo tradicional do ProUni.

Bolsas remanescentes oferecidas pelas próprias faculdades

Outra possibilidade é você buscar por bolsas de estudo oferecidas pelas próprias instituições de educação superior.

Para isso, você pode fazer pesquisas na internet ou entrar em contato com a própria faculdade para descobrir se há bolsas de estudo ainda disponíveis.

Faculdades que oferecem bolsas de estudo remanescentes para este ano

Obviamente, além de pensar na questão da bolsa e do desconto que ela pode te oferecer, é preciso que a faculdade escolhida seja reconhecida pelo MEC e seja comprometida com organização e qualidade de ensino.

As faculdades que listamos abaixo oferecem tanto bolsas remanescentes do ProUni quanto bolsas administrativas. Além disso, também são instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação e avaliadas com boas notas no Inep:

Veja mais:

Entenda como funcionam as bolsas remanescentes para o ProUni

Descubra que nota você precisa tirar no Enem para ganhar bolsa

Gostou de saber mais sobre as bolsas de estudo remanescentes? Compartilhe conosco qual tipo de bolsa de estudo e faculdade você está buscando. Basta deixar um comentário, logo abaixo.

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.