Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Enem

Saiba como pedir isenção da prova do Enem 2020

17 de dezembro de 2019
Imagem default
Imagem do autor
Escrito poradmin

Você sabia que o Ministério da Educação (MEC) concedeu 2,9 milhões de isenções na taxa do Enem 2019? Se você deseja fazer o exame sem pagar nenhum boleto, deve aprender como pedir isenção do Enem 2020.

Veja como solicitar seu desconto integral na taxa do Enem, confira o que fazer depois disso e como usar sua pontuação para entrar na faculdade. 

Como pedir isenção do Enem 2020

A primeira etapa é verificar se você está apto a receber isenção da taxa do Enem 2020. O MEC concede gratuidade da prova aos candidatos que se encaixam em um dos seguintes perfis:

  • Ser estudante matriculado na última série do ensino médio em 2020 numa escola pública declarada ao Censo da Educação Básica.
  • Estar inscrito no CadÚnico e declarar estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica por fazer parte de família de baixa renda.
  • Ter realizado todo o ensino médio numa escola pública e ter renda per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo.
  • Ter feito todo o ensino médio como bolsista integral em uma escola privada e ter renda per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo.

Se você se encaixa em algum desses perfis, deve pedir a isenção do Enem 2020, entre os dias 6 e 17 de abril de 2020. Veja como fazer isso:

  1. Acesse o site do Enem (enem.inep.gov.br/participante) durante o período de solicitação de isenção.
  2. Digite o número do seu CPF e a sua data de nascimento.
  3. Leia os requisitos para receber a isenção do Enem 2020.
  4. Se você atende aos critérios, clique em ?Li e concordo? e em ?Continuar?.
  5. Veja se os seus dados pessoais estão certos.
  6. Digite seu endereço residencial e clique em ?Continuar?.
  7. Informe os dados sobre a sua formação no Ensino Médio e clique em ?Continuar?.
  8. Se você tiver NIS, informe-o na tela. Caso não tenha, escolha ?Não tenho NIS?.
  9. Em seguida, clique em ?Confirmo minhas informações? e em ?Continuar?.
  10. Cheque todos os dados exibidos na tela. Estando certos, clique em ?Confirmo meus dados?.
  11. Preencha o questionário socioeconômico honesta e corretamente.
  12. Informe seu telefone e e-mail para contato.
  13. Crie uma senha e anote-a para não se esquecer. Digite-a no sistema do Enem para registrá-la e acompanhar o pedido de isenção da taxa do Enem 2020.
  14. Confira os dados informados até o momento. Estando tudo certo, clique em ?Enviar solicitação?.

Pronto! Pedido de isenção realizado com sucesso. Veja o que fazer depois dessa última etapa.

O que fazer após solicitar a isenção do Enem 2020

Você deve acompanhar de perto o andamento do seu pedido de isenção. Após se inscrever para receber gratuidade da prova, acesse o sistema do Enem para monitorar esse processo.

No dia 24 de abril de 2020, você deve acessar o sistema do Enem para verificar o resultado. Isto é, para descobrir se você foi contemplado com a gratuidade da prova, para fazer o Enem sem pagar nada. 

Isso é indispensável porque o Inep não notifica os isentos. É responsabilidade do candidato acompanhar a solicitação e conferir o resultado.

Conseguiu a isenção? Você deve ficar de olho no cronograma do Enem 2020 e fazer as inscrições. Mesmo recebendo esse desconto integral, você não está automaticamente inscrito no exame.

O Inep exige que os isentos se inscrevam no Enem entre 11 e 22 de maio de 2020 ? no mesmo período que as inscrições são abertas para todos os interessados em fazer as provas do Enem 2020.

Como aproveitar a nota do Enem para entrar na faculdade

Você sabia que faculdades públicas e particulares aceitam a nota do Enem? É possível começar uma graduação participando dos seguintes processos seletivos:

Sistema de Seleção Unificada (Sisu): concorra a uma vaga em uma graduação presencial de universidades públicas federais, estaduais e municipais. Há vagas para bacharelados, licenciaturas e graduações tecnológicas em todo o Brasil.

Programa Universidade para Todos (ProUni): dispute uma bolsa de estudo parcial (50%) ou integral (100%) em uma faculdade privada. Há oferta de bolsas para graduações presenciais e EAD em mais de 1.230 faculdades particulares em todas as regiões do país.

Fundo de Financiamento Estudantil (FIES): concorra a um financiamento que disponibiliza um longo prazo para quitar as prestações do curso, e você começa a pagar apenas depois de formado. Há contratos sem juros ou a juros baixíssimos para pessoas com renda familiar bruta mensal de até 5 salários mínimos por pessoa.

Ingresso Direto: aproveite seu resultado no Enem 2020 para iniciar uma graduação presencial ou EAD em uma faculdade particular. Essa forma de ingresso é sem burocracia e concede até 100% de desconto na mensalidade. Quanto maior for a sua média no Enem, maior será o desconto.

Onde estudar usando a nota do Enem e com bolsa de até 100% 

Tire proveito do Ingresso Direto para entrar na faculdade rapidamente e pagando menos. 

Listamos algumas instituições de ensino que aceitam a nota do Enem como forma de ingresso, concedem descontos de acordo com a pontuação no exame e ajudam o estudante a entrar no mercado de trabalho:

Veja também:

Tire suas dúvidas sobre o Enem!

Agora que você já sabe como pedir isenção da taxa do Enem 2020, compartilhe sua decisão: comente qual curso pretende fazer na faculdade!

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.