Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Dicas

Descanse para o Vestibular – Parte 1

Imagem default

Tão importante quanto horas de estudo bem aproveitadas, as horas que você passa descansando são fundamentais para que você possa atingir um desempenho satisfatório no vestibular.

Muitos vestibulandos se dedicam a horas de estudo intenso, porém, se esquecem de outro fato indispensável para um bom desempenho no vestibular: Uma noite bem dormida.

“Quando faltavam dois meses para o vestibular, ia pra cama depois das 2 da manhã e acordava às 6:30 para voltar a estudar. Já tinha passado o ano todo estudando, me desgastei demais, o resultado foi catastrófico” diz o ex-vestibulando e aluno de engenharia Luciano P. Filho.

Luciano estava no último ano de um colégio com tradição em colocar seus alunos nas melhores faculdades do país. De janeiro a setembro estudava 13 horas por dia contando as horas de aula, depois de setembro chegou a estudar 20 horas em um único dia. – “Era quase um vício, me sentia mal, pesado, com dor de cabeça, mas estava terminando o ano, eu tinha que estudar para minhas provas finais e para o vestibular simultaneamente, havia muita pressão”.

O resultado dessa “ loucura” foi sua reprovação nos dois vestibulares que prestou.

“ Não acreditei quando soube do resultado, amigos que tinham estudado menos que eu haviam passado no vestibular. Passei um mês em depressão, mas depois, por recomendação médica, fui viajar, passei 3 meses fora, só descansando” . Quando voltou Luciano se impôs uma rotina mais leve de estudos. “ Estudava das 9 da manhã ao meio dia, depois voltava a estudar às 2 e parava às 6 da tarde, ia para a academia, jantava e ia dormir cedo.

No final daquele ano Luciano passou nas três faculdades que prestou, a diferença de comportamento ficou evidente.

“Foi muito melhor” diz ele, eu ia super relaxado para a prova, tudo fluiu naturalmente.

Assim como Luciano, muitos vestibulandos dão demasiada importância para os estudos se esquecendo do descanso, se acham super-homens, capazes de abrir mão de uma boa noite de sono por causa dos estudos para o vestibular.

O Sono não é só importante para a memória e para o cérebro; uma noite bem dormida é responsável por um corpo disposto no dia seguinte.

A equipe Mundo Vestibular pesquisou com alunos, médicos e professores e elaborou uma tabela com informações e dicas para quem quer estar 100% na hora da prova.

Receita de um vestibulando descansado e preparado para vestibular

1 – Durma o suficiente Alguns indivíduos diferem em relação ao tempo mínimo de sono que precisam para acordarem dispostos no dia seguinte, mas dormir pelo menos 7 horas é indispensável para quem quer aproveitar ao máximo seu tempo de estudo no dia seguinte.

2 – Descanse durante os estudos – Durante seu período de estudo descanse por algum tempo, largue um pouco os livros e vá tomar água, comer uma bolacha, ligar para namorada ou conversar com um amigo por pelo menos 10 minutos, é muito importante para o cérebro poder “fazer a digestão” das informações que foram armazenadas. Faça isso de preferência a cada uma hora e meia de estudo.

3 – Evite alimentos estimulantes – Não faça ingestão de alimentos ou bebidas estimulantes até 4 horas antes de ir para cama. Chás, café, alimentos pesados, bebidas energéticas são proibidas, e estão fora do cardápio vespertino e noturno de quem está prestando vestibular. Evite ingerir qualquer tipo de alimento pelo menos uma hora e meia antes de ir dormir.

4 – Evite atividades estimulantes Procure evitar atividades estimulantes durante a noite, duas horas antes de ir pra cama não faça exercícios com muitas repetições ou pesados, procure descansar, leia um livro (não de matemática), converse com os amigos. Evite ligar a televisão.

5 – Um banho antes de dormir Antes de ir para cama tome um banho quente, aproveite o tempo em baixo do chuveiro para relaxar, utilize-o como um pequeno período de descanso e relaxamento.

6 – Esqueça os problemas – Não vá para cama pensando no exercício de física que você não conseguiu responder ou na aula de matemática do dia seguinte, esvazie a cabeça, vá pra a cama pronto para descansar.

7 – Tenha hábitos saudáveis. Não coma muito chocolate, ingira alimentos com moderação. Cigarros e bebidas alcoólicas devem ser excluídos permanentemente de sua vida. Você não precisa começar uma super dieta, mas também não coma somente “Junkie Food”, balanceie sua alimentação.

8 – Faça exercícios periodicamente. Quando os dois únicos lugares que seu corpo conhece são a cadeira do cursinho e sua cama, está na hora de levá-lo para passear. Guarde um tempo, pelo menos duas vezes por semana para dar uma volta de bicicleta e fazer alguns exercícios.

E lembre-se. O tempo que você dedica a sua saúde certamente lhe renderá alguns pontos extras no vestibular.

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.