Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


EAD

Dúvidas frequentes sobre EAD

Imagem default

Tudo que é novo causa medo, traz dúvidas e com o ensino a distância não é diferente. Boa parte das pessoas não realizam um curso EAD por não saber exatamente como ele funciona. E é exatamente essa falta de informação que acaba atraindo certo preconceito.

Conheça as dúvidas mais frequentes sobre EAD:

O que é EAD?

É uma modalidade de ensino em que aluno e professor não se encontram no mesmo espaço físico. Nessa modalidade as aulas são ministradas através de um ambiente virtual, que pode ser desde um vídeo em que o aluno assiste a qualquer hora, até aulas ministradas através de vídeo conferência, com o auxílio da internet.

Os alunos podem se comunicar com os professores e tutores através dos ambientes virtuais de aprendizado ou por meio de e-mail. É através desses mecanismos que as dúvidas sobre os conteúdos são esclarecidas.

Um curso pode ser considerado EAD quando possui mais de 70% do seu conteúdo ministrado a distância, de acordo com a Associação Brasileira de Ensino a Distância (ABED).

Quem pode realizar um curso a distância?

Para um curso de Graduação a Distância, assim como nos cursos presenciais, é necessário que o aluno possua um diploma de conclusão do ensino médio.

Para os cursos técnicos EAD em geral, não há nenhum tipo de obrigação. Exceto alguns que exigem que o aluno esteja, pelo menos, cursando o ensino médio. 

Qual curso é mais difícil: EAD ou Presencial?

Não há diferença de dificuldade entre os cursos. Tanto um curso EAD como um curso Presencial possuem dificuldades semelhantes. O que talvez possa ser considerado como uma facilidade de um curso a distância é com relação aos horários, que são determinados pelo próprio estudante e não pela instituição, como acontece com o presencial.

Quais as vantagens de se fazer um curso a distância?

diversas vantagens, mas as principais são: economia de tempo e dinheiro, o aluno não precisa se deslocar até uma instituição de ensino e as mensalidades costumam ser mais baratas; os horários são mais flexíveis, o aluno que determina quando e onde irá estudar, podendo encaixar os horários de acordo com a sua disponibilidade de tempo.

E quais são as desvantagens de um curso EAD?

Se o aluno não for disciplinado, persistente e não tiver facilidade em manter a concentração durante alguma atividade, certamente ele terá muitas dificuldades com um curso a distância. Além disso, o estudante deve elaborar um cronograma e segui-lo a risca.

No diploma vem escrito que eu fiz um curso a distância?

Não. O diploma é exatamente igual ao de um curso presencial, não sendo possível distinguir se o curso foi feito a distância ou não.

O diploma de um curso EAD tem a mesma validade que o de um curso presencial?

Sim. A partir do momento em que o Ministério da Educação (MEC) reconhece determinado curso a distância, o diploma emitido pela instituição possui a mesma validade que o diploma de um curso presencial, que também seja reconhecido pelo MEC.

O mercado de trabalho contrata profissionais formados em cursos a distância?

Sim. Não existe nenhum preconceito por parte do mercado de trabalho. Além disso, os profissionais formados em cursos a distância possuem várias características que o mercado de trabalho exige, como planejamento, organização, disciplina, persistência, etc.

Em uma entrevista de emprego, preciso falar que fiz um curso a distância?

Não. Mas, caso seja questionado quanto a essa informação, não minta. Diga o curso que fez, qual foi a instituição e o motivo pelo qual você escolheu essa modalidade.

Como são as provas?

As provas, de acordo com a lei específica, devem ser presenciais. Algumas provas podem ser realizadas através do ambiente virtual da instituição, mas determinada porcentagem  deve ser presencial.

Tem aula presencial?

Sim. De acordo com o MEC, cerca de 20% das aulas devem ser presenciais. Essa porcentagem é a quantidade mínima da carga horária que deve ser destinada às aulas presenciais.

É preciso ter um computador e internet potente ou entender muito bem de informática?

Não. O conhecimento de informática deve ser básico, como saber utilizar programas que façam edição e criação de textos, fazer downloads, assistir vídeos, etc.

O computador não precisa ser potente, basta que ele esteja conectado a uma internet e permita realizar as atividades acima.

//

Click here

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.