Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Enem

Enem 2023: resultado do exame é divulgado nesta terça (16)

16 de janeiro de 2024
Resultado do Enem 2023 é divulgado
Imagem do autor
Escrito porBárbara Liz

O resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) foi divulgado nesta terça-feira (16). O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) confirmou a divulgação das notas dos participantes que já podem conferir seus resultados na Página do Participante Enem.

Encontre bolsas de estudo de até 80%
+ Não sabe que carreira seguir? Faça nosso Teste Vocacional!

O Enem 2023 foi realizado em dois domingos seguidos, nos dia 5 e 12 de novembro do ano passado. Foram mais de 3,9 milhões de inscritos, com cerca de 71% de presença no primeiro dia do exame.

Veja mais:
+ Descubra qual é a nota máxima do Enem

+ Como funciona o Enem? Entenda tudo sobre o exame!


Sobre o resultado do Enem 2023

Os participantes podem consultar suas notas individuais através da Página do Participante, no site do Enem. Para isso, é necessário utilizar o login único da plataforma gov.br. Essa plataforma foi projetada para garantir um acesso seguro e eficiente às informações pessoais e aos resultados dos exames.

É importante lembrar que, para aqueles que fizeram o exame na condição de treineiros, as notas serão disponibilizadas entre os dias 15 e 18 de março, conforme informado no edital do exame.

Além das notas, o MEC anunciou que o espelho da correção das redações, que permite aos candidatos entenderem como foram avaliados em cada uma das competências exigidas pelo exame, estará disponível em até 90 dias após a divulgação dos resultados.

Passo a passo para ver a nota do Enem

  • Acesse a Página do participante do Enem;
  • Clique em “Página do Participante – Entrar com gov.br”;
  • Digite seu CPF e clique em “Continuar”;
  • Digite sua senha de acesso à sua conta gov.br e clique em “Entrar” (se você esqueceu, saiba como recuperar a senha do portal gov.br);
  • Clique em “Edições Anteriores”, do lado esquerdo da tela;
  • Clique no ano em que deseja saber as suas notas (no caso “2023”, para quem fez a prova no ano passado).

Pronto! As notas nas áreas do conhecimento vão aparecer para você. Ao todo, serão 5 notas que vão aparecer na tela: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias e Redação.

Onde posso usar minha nota do Enem?

As notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) são uma ferramenta essencial para o acesso a várias oportunidades educacionais no Brasil. Aqui estão algumas das principais formas de utilização das notas do Enem:

  1. Sistema de Seleção Unificada (Sisu): O Sisu é talvez o mais conhecido uso das notas do Enem. Ele permite que os estudantes utilizem suas pontuações para concorrer a vagas em universidades públicas de todo o Brasil.

    As instituições participantes oferecem vagas em diversos cursos de graduação, e os candidatos são selecionados com base em suas notas no Enem.

  2. Programa Universidade para Todos (Prouni): O Prouni oferece bolsas de estudo integrais e parciais (50%) em instituições privadas de educação superior.

    Para se candidatar, é necessário ter realizado o Enem mais recente e alcançado pelo menos 450 pontos na média das notas, além de não ter zerado a redação. O programa também possui critérios de renda familiar para a concessão das bolsas.

  3. Fundo de Financiamento Estudantil (Fies): O Fies é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em cursos superiores não gratuitos e com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC.

    Assim como no Prouni, para se candidatar ao Fies, é necessário ter participado do Enem a partir da edição de 2010 e obtido média das notas igual ou superior a 450 pontos, além de não ter zerado a redação.

  4. Além disso, você também pode ingressar diretamente pelo vestibular exclusivo das universidades ou apresentando sua nota do Enem. Algumas dessas faculdades, inclusive, são parceiras do Mundo Vestibular. Descubra mais sobre essas faculdades:

Saiba também:
+ Conheça as opções do que você pode fazer com a nota do Enem

+ Quem pode fazer o Enem? Descubra!

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.