Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Enem

Enem 2024: o que muda após suspensão do Novo Ensino Médio?

12 de abril de 2023
boletim enem
Imagem do autor
Escrito porJulia Gomes

Na última terça-feira (04), o ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou a suspensão do cronograma de implementação do Novo Ensino Médio por 60 dias.

Encontre bolsas de estudo de até 80%

A medida visa propor discussões sobre o Novo Ensino Médio e sobre o Enem de 2024, no qual as provas deverão estar de acordo com o novo currículo do ensino médio brasileiro, implementado em 2022.

As possíveis novas mudanças anunciadas vem preocupando estudantes, professores e gestores escolares, por isso, nesta matéria, explicaremos como fica o Enem 2024. Confira!

Por que desta suspensão?

enem mudanças

A suspensão do cronograma de implementação do Novo Ensino Médio foi publicada no início do mês, dia 4 de abril, na portaria n° 627, no Diário Oficial da União. A decisão tem como objetivo a avaliação e reestruturação da política nacional de Ensino Médio.

+ Novo Enem: saiba de todas as mudanças na prova

O principal ponto que levou a esta ação, foi o fato de muitos professores e estudantes contestarem o novo modelo de ensino médio, no qual onde a carga horária foi dividida entre: 1,8 mil horas obrigatórias de ciências da natureza, ciências humanas, linguagens e matemática, e 1,2 mil horas de conteúdos eletivos focados nos objetivos pessoais e profissionais de cada estudante.

Como seria o novo Enem?

As principais mudanças eram previstas em relação ao conteúdo de cada prova e os formatos das questões. Veja abaixo todas as mudanças do Enem 2024.

Enem 2023: confira o calendário completo

enem curso superior

Escolha da área do conhecimento

O caderno de provas do Enem seria voltado para o curso de interesse do estudante, assim, este teria que escolher entre quatro áreas de conhecimento:

  • Linguagens, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas;
  • Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.
  • Matemática, Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Matemática, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.

Primeiro dia de prova

A avaliação do primeiro dia seria elaborada utilizando a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a mesma usada na preparação dos currículos escolares. Deste modo, a prova teria foco em disciplinas como português e matemática, as questões seguiram objetivas (as famosas múltiplas escolhas) e contaria, também, com uma redação.

Segundo dia de prova

O segundo dia de avaliação já seria um pouco diferente do modelo atual, isto porque o seu conteúdo será ser escolhido pelo próprio estudante, variando de acordo com as disciplinas eletivas escolhidas durante seu Ensino Médio.

As questões também contariam com uma novidade: elas seriam objetivas e também discursivas! Pode parecer confuso ter estes dois modelos de questões, mas essa medida seria para avaliar outras competências dos estudantes.

Como será o Enem 2024?

Por conta da suspensão do novo modelo de avaliação, em 2024, o exame seguirá o formato utilizado atualmente. Porém, a decisão oficial será divulgada após 60 dias do início das discussões, quando o Ministério da Educação (MEC) anunciar a escolha oficial.

Como se preparar para o Exame?

Tendo em vista que o modelo pode ou não mudar, é bom ir se preparando para não ser pego de surpresa, para isso, veja abaixo algumas dicas sobre como estudar para o Enem 2024!

enem novo ensino médio

Simulados

A melhor maneira de estudar para um exame, sem dúvidas, é praticando, isso porque você começa a entender de fato como os conteúdos são aplicados, quais as regras e como é feita a elaboração das questões.

Então, após estudar algum assunto novo, separe um tempinho para realizar exercícios já aplicados em edições anteriores do Enem.

Plano de estudo

Ter uma rotina de estudos é o primeiro passo para tirar uma boa nota. Saber quais disciplinas estudar e se programar para isso ajuda a dar um ânimo no dia a dia dos estudos. 

Existem plataformas que oferecem planos gratuitos e ricos em informações, sendo necessário realizar apenas um login. Uma dessas plataformas é a Quero Bolsa, responsável pelo Enem de Boa, um plano de estudos 100% gratuito, digital e interativo!

+ Plataforma cria plano de estudo gratuito para o Enem 2023

Questões objetivas e discursivas

Entender como funcionam as questões objetivas e discursivas, analisar as alternativas e escrever as respostas com coerência e coesão requer prática e dedicação!

Como entrar para o ensino superior?

Além das principais maneiras de entrar para a tão sonhada graduação, como utilizando vestibulares próprios de cada instituição ou participando no Sisu, Prouni e Fies, os estudantes também podem utilizar do ingresso direto!

Esta é uma das formas mais rápidas de conseguir entrar para o ensino superior, sendo necessário apenas duas coisas: sua nota do Enem e uma instituição de ensino superior parceira do Mundo Vestibular.

E o melhor, estas instituições oferecem descontos de até 80%! Confira abaixo algumas parceiras que escolhemos para você:

Gostou do conteúdo acima? Confira mais no blog do Mundo Vestibular.

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.