Enem A estatística aplicada ao dia a dia
O tempo em que a aula de matemática era restrita aos conceitos teóricos
e às fórmulas ficou para trás. Neste ano os números ganharam um novo
sentido para os alunos do ensino médio. Graças ao Exame Nacional do
Ensino Médio (Enem), a matemática está cada vez mais contextualizada. É
possível aprender observando jogos de futebol, calculando semelhanças e
diferenças entre grupos de pessoas e até na ida ao supermercado.
A
ênfase da prova nacional, que vai substituir de forma total ou parcial
os vestibulares das três universidades federais do estado neste ano, é
justamente o raciocínio lógico.
Ou seja, a capacidade do estudante de
encontrar soluções para as questões do dia a dia. Ganham professores e
jovens, que agora encontram maior lógica para aquela que já foi
apelidada “a mais chata das disciplinas”. Nesta semana a série do
Diario sobre os conteúdos do Enem vai abordar estatística, assunto que
será cobrado pela primeira vez no teste nacional.
Antes de
correr para decorar as fórmulas de estatística, saiba que a 1ª lição do
tema é não memorizar cálculo algum. Isso mesmo. “O mais exigido não são
os cálculos, mas o entendimento teórico dos alunos”, explicou o
professor de matemática do Instituto Helena Lubienska, Luís Rodrigo.
Segundo ele, o Enem cobrará do estudante a compreensão dos conceitos de
moda, mediana, desvio-padrão e variância.
O primeiro diz respeito à
frequência com que um elemento aparece num conjunto de dados. O segundo
é a colocação, em ordem crescente, do elemento dentro de uma sequência.
Já o desvio-padrão e a variância versam sobre a propriedade de
dispersão dos elementos na mostra.
Uma forma de trazer o conteúdo para o dia a dia é pensar num jogo de
futebol. Por meio do acompanhamento dos times, os torcedores podem
elaborar cálculos de posse de bola, chances de gol e aproveitamento das
equipes. Tudo isso é estatística. Na maioria das vezes, a média
aritmética resolve boa parte desses problemas.
A fórmula é
conhecidíssima dos alunos doensino médio. Os professores entrevistados
acreditam que o assunto deve vir acompanhado de tabelas, análise de
gráficos e textos jornalísticos. “As questões serão voltadas para
situações cotidianas, com textos envolvendo dados percentuais, que
podem ser retirados de jornais ou revistas”, apostou o professor do
Lubienska.
O teste de matemática terá um peso maior que a de
outras disciplinas neste ano. Isso porque o Enem está dividido em
quadro grandes áreas de conhecimento. Traduzindo: as questões de
matemática e suas tecnologias valem 25% da nota total da prova
objetiva. O Enem vai substituir a 1ª fase da seleção da Universidade
Federal de Pernambuco (UFPE) e servirá como seleção única das
universidades Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e Vale do São
Francisco (Univasf).
Como o assunto será abordado
As
noções de estatística sempre foram abordadas pelo Enem, embora não
estivessem presentes no conteúdo do ensino médio. Este ano, porém, o
cronograma da prova nacional especificou o assunto na área de
matemática e suas tecnologias
– Mais importante que decorar as fórmulas estatísticas é compreender as teorias que envolvem o tema no cotidiano
– O conceito de moda é aquele em que, num conjunto de dados, é possível identificar o elemento que tem a maior frequência
–
Já o conceito de mediana é aplicado quando é possível identificar num
conjunto de dados, em ordem crescente, o elemento que se encontra no
centro dessa sequência
– Os conceitos de desvio-padrão e variância mostram o quanto os valores podem estar dispersos
–
Para se dar bem na prova de matemática, o aluno vai precisar
desenvolver as habilidades de interpretação de texto e de raciocínio
lógico
– O fera também terá que aprender a ler gráficos de colunas, de setores (estilo pizza) e de linhas
– Os cálculos mais usados são de média aritmética, além das fórmulas de desvio-padrão e variância
–
A estatística é uma ciência que está a serviço das demais. Ela permite
a geração de conhecimento em outras áreas através de métodos
quantitativos
– São exemplos de estatística aplicada ao dia a dia os jogos de futebol e os cálculos de média aritmética de grupos sociais
Fonte: Departamento de estatística da UFPE e equipe pedagógica do Instituto Helena Lubienska.
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