Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


EAD

Faculdade EAD gratuita: como funciona e onde estudar?

22 de novembro
Imagem default
Imagem do autor
Escrito porRedação

Fazer uma faculdade é o desejo de muitos brasileiros. Afinal, ter um diploma de curso superior faz toda a diferença na hora de buscar um emprego melhor e um salário mais justo. É aí que os cursos EAD ganham a dianteira, pois oferecem flexibilidade de horários.

Porém, o tempo não é o único empecilho quando pensamos em fazer uma faculdade, não é mesmo? Arcar com as mensalidades das faculdades particulares, pode ser uma difícil barreira a ser vencida. Mas, saiba que tudo isso é possível!

Melhor do que realizar o sonho de obter um diploma de graduação é ingressar no ensino superior e fazer o curso gratuitamente! Com o combo graduação + ensino a distância + gratuidade, com certeza o seu futuro caminhará em direção a uma melhoria em sua renda e qualidade de vida!

Veja também:
+ Cursos Gratuitos com Certificado reconhecido pelo MEC

Como funciona a faculdade a distância gratuita?

No ensino a distância, a maioria das atividades é realizada no ambiente virtual, onde há materiais, videoaulas e tutores à sua disposição para tirar dúvidas e dialogar. Porém, é preciso saber que, em alguns momentos, você precisará comparecer a um polo de apoio presencial, para realizar algumas tarefas. A frequência desses encontros varia de acordo com o curso.

Para entender melhor como ensino EAD funciona, organizamos uma pequena explicação sobre os dois diferentes formatos de curso na modalidade de ensino a distância:

Modelo EAD online

As atividades são desenvolvidas quase integralmente em ambiente virtual, e o aluno precisa comparecer ao polo presencial apenas duas vezes em cada semestre para realizar as provas finais. Trata-se de um modelo muito adequado para quem sabe se organizar sozinho nos estudos e não tem muito tempo livre.

Modelo EAD semipresencial

A maioria das atividades é realizada em ambiente virtual, e o aluno precisa comparecer ao polo presencial uma ou duas vezes por semana para assistir a tele aulas e interagir com tutores e colegas. É uma boa opção para aqueles que não se adaptam à necessidade de sempre estudar por conta própria.

Faculdade pública EAD gratuita

A primeira ideia que vem à cabeça quando se pensa em faculdade gratuita com certeza é a universidade pública. Ela traz todas as vantagens que você pode querer: reconhecimento, qualidade e ótimos professores. Essas vantagens são mesmo imbatíveis.

O interessante é que poucas pessoas sabem que as universidades públicas oferecem curso a distância ? e elas foram as primeiras a oferecer cursos EAD!

Se estudar uma faculdade pública é o seu objetivo, você precisará se dedicar para concorrer a uma vaga, passar e depois fazer sua matrícula.

Faculdade particular EAD gratuita

Segundo dados do Censo da Educação Superior, cerca de 30% dos cursos de EAD são oferecidos por universidades públicas, enquanto os outros 70% são oferecidos pelas instituições particulares.

Essa informação revela que há muito mais vagas de cursos a distância nas instituições privadas. E o melhor: elas são menos concorridas ? e nem por isso têm qualidade inferior! Ao contrário, alguns cursos de faculdades particulares são, inclusive, mais bem avaliados pelo MEC.

Agora você deve estar pensando no valor da matrícula, não é mesmo? Pois é, essa é a cereja do bolo: é possível fazer um curso em uma faculdade particular sem pagar nada ou pagando muito pouco!

Alguns caminhos para conseguir estudar de graça, ou pagando muito pouco, em faculdades particulares são: o Programa Universidade para Todos (ProUni), o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e bolsas da própria universidade. Confira mais sobre esses caminhos:

ProUni

O Programa Universidade para Todos (ProUni) foi criado pelo Governo Federal e tem como objetivo oferecer bolsas para alunos estudarem em faculdades particulares. Para conseguir a bolsa, é preciso atender a certos critérios socioeconômicos e comprovar que não pertence às camadas mais ricas da sociedade.

Além dos requisitos socioeconômicos, os futuros estudantes devem estar atentos ao Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). É por meio das notas obtidas no Enem que o estudante pode concorrer a uma bolsa pelo programa.

Bolsa da própria faculdade

Algumas faculdades privadas oferecem bolsas para facilitar a entrada e permanência de alunos em seus cursos, e, assim, custeiam parte das mensalidades. Cada faculdade define os descontos e critérios, mas existem sites que rastreiam as bolsas disponíveis.

Além disso, você pode realizar uma pesquisa entrando em contato com a universidade em que pretende ingressar.

Fies

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do Governo Federal que tem como objetivo auxiliar financeiramente pessoas que querem fazer uma faculdade particular.

Esse auxílio financeiro funciona da seguinte maneira: o governo se dispõe a “emprestar” o dinheiro das mensalidades para o aluno, que só precisará devolver o valor após se formar, quando provavelmente estará empregado.

Como ingressar em uma faculdade a distância gratuita?

Para começar a fazer uma faculdade a distância, você precisará passar por um processo seletivo. É importante saber que cada faculdade estabelece a forma de entrada dos novos estudantes e isso pode variar de uma instituição para outra. Conheça os tipos de seleção:

  • Enem: O Exame Nacional do Ensino Médio é uma avaliação aplicada uma vez ao ano pelo MEC. Os resultados obtidos podem ser solicitados pela universidade para listar os alunos aprovados em um curso EAD, por exemplo.
  • Vestibular: É um processo seletivo realizado pela própria instituição de ensino. Neste caso, a universidade solicita que o aluno faça a inscrição, realize a prova e aguarde pelos resultados para saber se foi aprovado para iniciar seu curso.
  • Transferência: Se você já faz faculdade mas quer ir para outra instituição, pode tentar a transferência de curso. Para isso, procure detalhes na instituição para a qual deseja ir.
  • Obtenção de novo título: É voltada para pessoas que já têm um diploma de curso superior e querem fazer uma segunda graduação na modalidade EAD. Neste caso, geralmente há a realização de uma prova específica.

Instituições nas quais você pode fazer um curso a distância gratuito ou pagando pouco

Listamos abaixo algumas instituições privadas que, além de confiáveis e bem avaliadas pelo MEC, oferecem diversas condições para que você pague menos ou estude sem pagar, como o Fies, o ProUni e outras formas de descontos e financiamentos.

Veja Também:

Conheça os 10 cursos EAD com menor preço

Veja se é possível conseguir uma bolsa de estudos para o EAD

Agora que você já sabe quais passos precisa dar para fazer uma faculdade a distância gratuita ou pagando bem menos, conte um pouco dos seus planos para nós! Deixe um comentário aqui embaixo.

Facul sem treta? É aqui mesmo!
Facul sem treta? É aqui mesmo!

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.