Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Bolsa de estudo

Guia de bolsas de estudo: Conheça todas disponíveis

12 de novembro de 2018
Imagem default
Imagem do autor
Escrito porRedação

Embora o custo de um curso superior possa ser muito alto para grande parte dos estudantes brasileiros, quem deseja perseguir seu sonho de conquistar um diploma pode contar com diferentes possibilidades de bolsas de estudos parciais ou integrais, assim como financiamentos para alcançar seu objetivo.

No Brasil, há diversos programas de cunho educacional oferecendo bolsas de estudo tanto integrais quanto parciais para cursos de graduação, pós-graduação e doutorado nas melhores universidades (públicas e particulares) do País.

Além de instituições privadas, organizações do terceiro setor e fundações ofertando bolsas de estudo em diferentes áreas, o estudante também pode contar com programas do governo federal. Muitas universidades particulares têm seus próprios programas de bolsas de estudos parciais ou integrais.

Fundações e outras organizações do terceiro setor

Muitas organizações do terceiro setor periodicamente fazem chamadas para alunos concorrerem a bolsas de estudos em diferentes áreas do conhecimento. Em geral, essas oportunidades têm objetivos atrelados à missão e ao universo de atuação dessas instituições.

A dica para estudantes interessados é acompanhar comunicados e atividades de organizações que atuem em seus campos de interesse. Nunca se sabe quando uma boa porta pode se abrir.

A seguir, confira algumas fundações que oferecem bolsas de estudo periodicamente:

  • Fundação Estudar: com bolsas muito disputadas, essa instituição oferece pacotes de incentivo a alunos brasileiros para cursos de mestrado e doutorado em instituições internacionais.

  • Fundação Lemann: oferece bolsas de estudos parciais ou integrais para projetos inovadores e comprometidos com o desenvolvimento do Brasil. Elas são oferecidas em conjunto com algumas das melhores faculdades do mundo.

  • Fundação Santander: oferece um programa de bolsas de estudos para cursos de graduação, pós-graduação e especialização de professores e pesquisadores.

Bolsas e programas do governo federal

Ao longo dos últimos anos, foram colocados em prática inúmeros programas de incentivo ao acesso à universidade para estudantes de diferentes perfis.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) é uma agência de fomento do governo federal que oferece programas de bolsas de estudo para cursos de doutorado, pós-doutorado e estágios no exterior.

Em geral, as bolsas oferecidas pela Capes são destinadas a estudantes com trajetória acadêmica um pouco mais consolidada. Alunos com vontade de cursar mestrado e doutorado devem acompanhar as novidades para estarem preparados quando chegar a hora.

Também para quem já está adiantado nos estudos, o Ciência sem Fronteiras é um programa que oferece bolsas de estudo para cursos de pós-graduação no exterior.

Outra alternativa que pode garantir o acesso à universidade é o Programa Universidade para Todos (ProUni). Trata-se de um programa que oferece bolsas de estudos parciais e integrais aos estudantes do ensino médio da rede pública.

Para obter uma bolsa do ProUni pelo processo regular, é preciso que o estudante faça o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano anterior e obtenha no mínimo 450 pontos na média das provas do exame, e nota acima de zero na redação.

O Prouni oferece bolsas de 100% na mensalidade para alunos com renda bruta familiar mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa, e de 50% para aqueles com renda bruta familiar mensal de até três salários mínimos por pessoa.

Outro requisito para participar do programa é ter estudado em escola pública durante todo o ensino médio, ou ter cursado o ensino médio completo em escola privada na condição de bolsista integral, ter cursado parte do ensino médio em escola pública, e parte em escola privada na condição de bolsista integral, ser portador de alguma deficiência, ou ser professor da rede pública de ensino, integrando o quadro de pessoal permanente da instituição e concorrer a bolsas exclusivamente para cursos de licenciatura. Neste caso, não é necessário comprovar renda.

Faculdades que oferecem bolsas próprias

Uma possibilidade bastante acessível a qualquer estudante é optar por faculdades que ofereçam bolsas de estudo próprias. Além de aceitarem o ProUni, muitas instituições contam com oportunidades próprias de bolsas aos seus estudantes. Para saber mais, é preciso se informar no site de cada universidade.

A seguir, confira uma lista de instituições que oferecem bolsas de estudo e boas oportunidades de pagamento para seus alunos:

Muitos estudantes deixam de realizar o sonho de um curso superior por conta do custo mensal de uma formação como essa — que, muitas vezes, pode demorar até 5 anos. Mas, como já foi visto aqui, há diferentes possibilidades de bolsa de estudo que ajudam os estudantes a dar esse passo e pagar as mensalidades.

Agora que você já conhece os meios para financiar um curso superior, é hora de pesquisar e descobrir que formação e modalidade combina mais com o seu perfil de estudante.

Leia mais:

Qual o melhor curso para quem quer ter o próprio negócio/ser empreendedor?

Saiba quanto custa cursar Administração e veja onde estudar

Queremos saber: que tipo de curso e modalidade você pretende escolher para o seu futuro? Deixa um recado nos comentários contando para a gente!


Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.