Veja como saber seu local de prova do Enem 2020
Tire suas dúvidas sobre o local de prova do Enem 2020!
A pandemia do coronavírus fez com que alguns ajustes precisassem ser feitos para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020.
A principal delas foi o adiamento da aplicação da prova, que estava prevista para novembro de 2020. Após pressão pública para que uma nova data fosse escolhida, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) – órgão responsável pelo desenvolvimento e aplicação da prova – determinou que o Enem impresso será realizado nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021 e, a primeira edição do Enem Digital, acontecerá nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021.
Trata-se da principal forma de acesso ao Ensino Superior do País e, na edição de 2020, mais de cinco milhões de brasileiros se inscreveram para a prova.
O exame conta com uma série de etapas que devem ser cumpridas por aqueles que desejam prestar a prova e, dentre elas, a divulgação dos locais de prova.
Que dia sai os locais de prova do Enem 2020?
Os locais de prova nada mais são do que a instituição onde cada candidato fará o Enem 2020.
Os órgãos responsáveis pelo exame ainda não divulgaram a data oficial em que essas informações estarão disponíveis. Porém, nas últimas edições, elas foram divulgadas aproximadamente 20 dias antes do dia da prova.
É importante ficar atento aos meios de comunicação oficiais do Inep e do Ministério da Educação (MEC), pois eles divulgarão a data assim que ela for escolhida.
Como ver o local de prova do Enem 2020?
O local de prova do Enem 2020 pode ser acessado na página do participante. Após acessá-la, os candidatos devem fazer login com o cadastro do Gov.Br, em seguida, selecionar a opção ?Aplicação? e, depois, a opção ?Local de Prova?. Feito isso, aparecerá um botão escrito ?Local de Prova?, selecione novamente e veja em qual instituição você deverá comparecer para a realização do Enem 2020, no Cartão de Confirmação.
Como é escolhido o local de prova do Enem?
O exame é aplicado em instituições do Ensino Básico e Ensino Superior, públicas e privadas, que tenham manifestado interesse em realizar a aplicação.
Para escolher o local de prova dos candidatos, dentre as instituições que realizarão o Enem, o Inep escolhe a que demandará um menor trajeto para o participante.
Como vai ser o Enem 2020?
Por conta do coronavírus, algumas medidas serão adotadas para reduzir as chances de contágio durante a realização da prova.
A distribuição de álcool em gel e a redução da quantidade de candidatos nas salas para 50% são alguns exemplos. Além disso, os participantes devem, obrigatoriamente, comparecer ao local com máscara.
Aqueles que contraírem algum tipo de infecção, inclusive a covid-19, poderão participar da reaplicação do Enem, desde que comuniquem o Inep pela central de atendimento (0800 616161) em até um dia antes da prova e, sem seguida, façam a solicitação na Página do Participante, mediante o anexo do diagnóstico que comprove a contração da doença.
Em relação ao conteúdo da prova, não haverá mudanças. No primeiro dia, os candidatos farão a Redação e as 90 questões distribuídas nas áreas de conhecimento de Linguagens e Códigos e Ciências Humanas. No segundo dia, as 90 questões serão sobre Ciências da Natureza e Ciências Exatas.
Como usar a nota do Enem 2020?
O Enem é a principal prova de acesso ao Ensino Superior no País e isso pode ser feito por meio de programas de governo como o Fies, Prouni e Sisu, ou por meio de Instituições de Ensino Superior (IES) privadas que também aceitam a nota da prova para substituir o vestibular próprio e, em alguns casos, disponibilizar bolsas de estudo para candidatos que obtenham notas altas.
O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do governo que concede financiamento das mensalidades de um curso de instituições privadas. Dessa forma, o aluno só começa a pagar o valor da graduação, em parcelas reduzidas, após a conclusão do curso.
Já o Programa Universidade para Todos (Prouni) oferece bolsas de estudo parciais (50%) e integrais (100%) em instituições particulares, para pessoas de baixa renda.
Por fim, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) disponibiliza vagas em universidades públicas. Em todos os programas do governo, a seleção de alunos é feita a partir das maiores notas.
Para além dessas opções, muitas IES particulares também passaram, ao longo dos anos, a aceitar a nota do exame como substituta do vestibular próprio ou até mesmo oferecer descontos nas mensalidades, de acordo com o desempenho dos participantes nas provas. A seguir, você pode conferir algumas opções de instituições privadas que aceitam a nota do Enem:
Exemplos de Linkagem:
- Universidade Anhembi Morumbi
- Estácio – Universidade Estácio de Sá
- USJT – Universidade São Judas Tadeu
- FMU – Centro Universitário
- Unicsul – Cruzeiro do Sul
- Belas Artes
- UNISA
- UNIP
Já sabe para qual curso você deseja utilizar a nota do Enem? Compartilhe com a gente pelos comentários abaixo!
Gabarito extraoficial do Enem 2024: segundo dia
Gabarito extraoficial do Enem 2024: primeiro dia
Tema de redação do Enem 2024 é divulgado; confira
Local de prova do Enem 2024 está disponível; veja como acessar
Tem como estudar para o Enem faltando 3 meses para a prova?
Onde fazer a inscrição do Enem 2024?
Calendário Enem 2024: veja as datas importantes da prova
Site lança plano de estudo gratuito para o Enem
Estude nas melhores sem sair de casa
As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.