Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Enem

Notas do Enem para cada curso

9 de agosto de 2018
Imagem default
Imagem do autor
Escrito porRedação

Você já deve saber que uma boa nota do Enem é a porta para ingressar no ensino superior de qualidade.

Mas e qual nota garante entrada na universidade pública? Qual pode render bolsa de estudos? Qual permite receber um financiamento estudantil a juros baixos?

É importante saber de tudo isso para se preparar adequadamente para as provas, alcançar a maior pontuação possível e entrar nos grandes processos seletivos com mais segurança e tranquilidade.

Por isso a gente separou para você quais são as notas do Enem para os cursos mais populares, além das faculdades de qualidade onde você pode tentar uma vaga.

Vamos lá?

Notas do Enem para cada curso

Quem faz o Enem ? e se enquadra nos requisitos ? pode participar de pelo menos três processos seletivos.

Estamos falando do Sisu, que distribui vagas em universidades públicas; do ProUni, que concede bolsas de estudos em faculdades particulares e do FIES, que permite financiar um curso superior a juros baixos.

Todos eles exigem uma certa pontuação no Enem, que pode variar bastante de acordo com o curso e a faculdade onde é oferecido.

? Você vai prestar o Enem 2020? Estude de graça com o Plano de Estudo Enem De Boa ?

Vamos entender melhor que pontuação é essa:

Notas do Enem para passar no Sisu

Para tentar vaga no Sisu, você precisa ter feito o Enem mais recente e não ter zerado a redação.

Como é o processo seletivo que distribui vagas em universidades públicas, naturalmente é o mais difícil de passar. Confira as médias que garantem entrada em alguns cursos:

?

? 800 pontos ou mais ? Medicina.

 

? 700 pontos ou mais ?Direito, Marketing, Veterinária, Nutrição e Odontologia.

 

? Entre 650 e 700 pontos ? Jornalismo, Biomedicina, Administração, Enfermagem, Ciências Contábeis, Agronomia, Fisioterapia, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciências Econômicas, Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Design, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Farmácia, Engenharia Elétrica, Pedagogia, Psicologia.

 

? Menos de 650 pontos ? Educação Física, História, Letras, Gestão de Recursos Humanos, Gastronomia, Gestão Ambiental, Turismo, Serviço Social.

Notas do Enem para passar no ProUni

O ProUni concede bolsas de estudos integrais e parciais a quem teve um bom desempenho no Enem mais recente. A pontuação mínima para participar é de 450 na média das provas, com nota acima de zero na redação. O programa tem algumas exigências de renda familiar e escolaridade.

As notas para conseguir passar aqui são um pouco mais baixas que no Sisu. Dê uma olhada em algumas a seguir:

?

? 700 pontos ou mais ? Medicina, Design de Games, Engenharia de Materiais e Nanotecnologia.

 

? De 600 a 700 pontos ? Engenharia Aeronáutica, Odontologia, Medicina Veterinária, Estatística, Farmácia, Direito, Nutrição, Biomedicina, Engenharia Civil, Artes Cênicas, Cinema, Enfermagem, Biotecnologia.

 

? De 450 a 600 pontos ? Produção Publicitária, Ciência Econômica, Comunicação Empresarial, Embelezamento e Imagem Pessoal, Negócios Imobiliários, Turismo, Agronegócio, Administração Pública, Segurança no Trabalho, Letras, Gestão de Recursos Humanos, Logística, Eventos, Gestão Financeira, Sociologia, Marketing, Comunicação para Web, Artes Visuais, História, Filosofia, Gastronomia.

Notas do Enem para passar no FIES

O FIES permite financiar um curso superior a juros baixos e pagar a dívida com um prazo generoso. Para participar é preciso ter feito qualquer Enem a partir de 2010 e apresentar pelo menos 450 pontos na média das provas, sem ter zerado a redação. Há também algumas exigências de renda familiar.

As notas médias para conseguir o benefício são:

? 700 pontos ou mais ? Medicina

 

? Acima de 650 pontos ? Arquitetura e Urbanismo, Ciências Econômicas, Engenharia Civil, Odontologia, Medicina Veterinária.

 

? Entre 550 e 650 pontos ? Direito, Gastronomia, Jornalismo, História, Ciências Contábeis, Engenharia de Produção, Administração, Design, Agronomia, Engenharia Elétrica, Marketing, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Nutrição, Fisioterapia, Letras, Pedagogia.

 

? Entre 450 e 550 pontos ? Gestão Ambiental, Serviço Social, Artes Visuais, Gestão de Recursos Humanos, Turismo.

Fique ligado: as médias que listamos acima podem variar no próximo processo seletivo, para cima ou para baixo. Repare que cursos como Medicina, Direito, diversos tipos de Engenharia, Odontologia e Arquitetura geralmente aparecem entre os mais difíceis de entrar. Se você está a fim de fazer um deles, prepare-se: dependendo da instituição, a nota mínima para passar pode ficar bem acima da média descrita acima.
 

Onde conseguir vaga com a nota do Enem

Às vezes, quem faz o Enem tem dificuldade de encontrar a faculdade ideal por um motivo curioso: o excesso de opções ? especialmente para quem vai participar do ProUni e do FIES, que funcionam em faculdades particulares.

Para você não perder o foco, a gente dá algumas dicas: procure faculdades que sejam bem avaliadas pelo MEC, que participem da seleção que você pretende fazer e que, claro, ofereçam o curso desejado.

Pensando nisso, a gente selecionou algumas instituições que estão presentes em praticamente todo o Brasil, têm graduações em todas as áreas do conhecimento e são reconhecidas pelo MEC. E o melhor: todas elas também aceitam o ingresso direto, uma modalidade descomplicada de entrar na faculdade usando apenas a nota do Enem.

Confira:

? Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)

? Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)

? Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)

? Centro Universitário do Distrito Federal (UDF) ? no Distrito Federal 

? Universidade de Franca (UNIFRAN) 

? Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS) ? em Minas Gerais

Veja também:

 

O que achou das notas médias para conseguir vaga na faculdade com a nota do Enem? Conte para a gente aqui nos comentários!

 

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.