Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Enem

Saiba quais são os possíveis temas de redação do Enem 2020

29 de dezembro de 2020
Imagem default
Imagem do autor
Escrito porGiovana Pastori

Conheça os temas com maior probabilidade de cair na redação do Enem 2020 e prepare-se para realizar uma prova nota mil!

Apesar da tensão que as questões de Matemática, Linguagens e Códigos, Ciências Humanas e da Natureza despertam, é a redação do Enem que permanece sendo o grande temor dos aspirantes a universitários.

Por representar 20% da nota total do Exame Nacional do Ensino Médio, ano após ano o texto dissertativo-argumentativo desperta curiosidade e ansiedade nos candidatos que sonham em entrar no Ensino Superior. E não é para menos! Como a nota pode chegar a mil, realizar uma boa redação pode garantir a dianteira na disputa pela tão sonhada vaga.

Mas como se preparar se o tema da redação do Enem é surpresa? A verdade é que apesar do tema secreto, a redação do Enem costuma focar em assuntos atuais, portanto além de estudar a estrutura do texto, se manter informado sobre o que acontece no Brasil e no mundo pode ser de grande ajuda para não ser pego de surpresa na hora de apresentar bons argumentos e conquistar a banca.

Para te ajudar a se preparar, o Mundo Vestibular selecionou alguns dos possíveis temas da redação do Enem 2020. Continue lendo para conferir!

Conheça os possíveis temas da redação do Enem 2020

A banca do Enem visa analisar a capacidade argumentativa do aluno ao propor soluções para problemáticas socioculturais presentes em nosso dia a dia. Nos últimos anos, o Ministério da Educação (MEC) elegeu temas que estavam em borbulhante debate na sociedade, portanto podemos esperar que o mesmo ocorrerá nas próximas edições. 

Confira os últimos 5 temas da redação do Enem:

  • Enem 2015: A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira
  • Enem 2016: Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil
  • Enem 2017: Desafios para Formação Educacional de Surdos
  • Enem 2018: Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet
  • Enem 2019: Democratização do acesso ao cinema no Brasil

Seguindo a mesma linha de pensamento, é importante aproveitar o tempo que resta praticando a escrita dissertativa-argumentativa tendo como base os temas que estão em alta no momento. Veja alguns a seguir:

O acesso à informação e o surgimento das Fake News

Com o surgimento da internet, veicular informações ? sejam elas verdadeiras ou não – tornou-se uma atividade cada vez mais fácil. O assunto é tão atual que o governo tem promovido campanhas contra a disseminação de notícias falsas e muito se debate sobre a regulamentação das redes sociais em prol do combate às Fake News, principalmente no âmbito político. Neste aspecto, o estudante deve discorrer sobre os impactos das notícias falsas na sociedade.

Demarcação de terras indígenas no Brasil

Em outubro de 2020, foi incluído na pauta do Supremo Tribunal Federal (STF) o processo que poderá definir os rumos das demarcações das terras indígenas brasileiras. O tema dá ao estudante a oportunidade de apresentar argumentos a favor ou contra as teses que estão em debate: a ?teoria do indigenato?, que reconhece o direito dos povos indígenas, e o ?marco temporal?, que reinterpreta a Constituição restringindo seus direitos.

Colapso no sistema de saúde brasileiro e a valorização do SUS

Apesar da falta de recursos humanos, equipamentos médicos e da demora no atendimento, o Sistema Único de Saúde (SUS) garante à população algo que países desenvolvidos como os Estados Unidos não oferecem: saúde gratuita a todos. Principalmente após a pandemia do covid-19, cabe discutir como a valorização e o investimento de recursos do governo são importantes para evitar o colapso do SUS e garantir a manutenção de um serviço essencial para a população.

A contribuição da pandemia para o crescimento da evasão escolar

O combate à evasão escolar é uma luta constante das instituições de ensino. No entanto, em decorrência da pandemia do coronavírus o abandono escolar cresceu vertiginosamente. Torna-se necessária a discussão de ações práticas e estratégias urgentes para enfrentar este cenário e contornar as adversidades, garantindo a permanência dos alunos nas instituições de ensino.

A ascensão do movimento antivacina e o ressurgimento de doenças erradicadas no Brasil

O Brasil é internacionalmente conhecido como uma referência por seu programa nacional de imunização. Inclusive, o país já recebeu um certificado da Organização Mundial da Saúde (OMS) pela erradicação de doenças como a varíola, a poliomielite e a rubéola. No entanto, é necessário discutir a relação entre os ?movimentos antivacina?, que têm ganhado força nos últimos anos, e o ressurgimento de doenças consideradas erradicadas como o sarampo.

Como é a redação do Enem 2020?

Por conta da pandemia do novo coronavírus, nesta edição, o exame será aplicado em dois formatos: impresso e digital. De acordo com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), cerca de 100 mil estudantes farão as provas digitais pela primeira vez.

Devido à mudança, as datas do Enem também se adaptaram e foram transferidas para janeiro e fevereiro de 2021. A redação, assim como as provas de Linguagens e Códigos e Ciências Humanas, serão aplicadas nos dias 17 de janeiro para quem realizará o exame impresso e 31 de janeiro, para os optantes do exame digital. Já as demais provas serão realizadas nos dias 24 de janeiro (impressa) e 7 de fevereiro (digital).

Fique atento! Apesar da aplicação digital, a redação permanecerá no formato impresso.

Leia mais: 15 citações para usar na redação do Enem

+ 3 modelos de redação nota mil no Enem

O que fazer com a nota no Enem?

Com a nota da prova em mãos, é hora de partir para o abraço e ingressar no tão esperado Ensino Superior. Neste momento é importante saber que além do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que dá acesso às universidades públicas de todos os Estados do Brasil, é possível ingressar em faculdades excelentes através do Programa Universidade Para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Confira abaixo algumas universidades particulares bem reconhecidas pelo MEC que aceitam a nota do Enem como forma de ingresso:

Veja também: Redação nota 1000 no Enem: Saiba como fazer uma dessas 

E você, tem alguma sugestão de possíveis temas para a redação do Enem 2020? Deixe nos comentários! 

Facul sem treta? É aqui mesmo!
Facul sem treta? É aqui mesmo!

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.