Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


ProUni

Quantas vezes posso ser bolsista do Prouni? Descubra!

30 de janeiro de 2024
consulta vagas fies
Imagem do autor
Escrito porRedação

Desde sua criação, em 2005, o Programa Universidade para Todos (Prouni) já beneficiou mais de um milhão de estudantes brasileiros com bolsas de estudos parciais e integrais em faculdades privadas.

Encontre bolsas de estudo de até 80%
+ Não sabe que carreira seguir? Faça nosso Teste Vocacional!

O processo seletivo do Prouni é totalmente automatizado e utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para classificar os candidatos a uma bolsa de estudo em universidades particulares de todo o Brasil.

São duas edições do Prouni por ano, para ingresso no primeiro e no segundo semestre, quando milhões de estudantes disputam uma vaga nas centenas de milhares de bolsas oferecidas.

Muitos estudantes que não passam no Prouni têm dúvida se podem tentar uma vaga novamente, ou se podem participar do Prouni duas vezes.

Confira as respostas a seguir e conheça um pouco mais sobre as regras de participação do Prouni!

Posso participar do Prouni duas vezes?

Desde que cumpra os requisitos do Programa, você pode participar do processo seletivo do Prouni quantas vezes quiser. Não existe um limite de tentativas (e nem de idade) para participar do Prouni.

O candidato ao Prouni precisa ter feito o Enem no ano anterior, com pelo menos 450 pontos nas provas objetivas e nota maior do que zero na redação e atender a pelo menos uma das condições a seguir:

prouni pré-requisitos
  • Ter feito o ensino médio completo em escola da rede pública;
  • Ter feito o ensino médio completo em instituição privada, na condição de bolsista integral;
  • Ter feito o ensino médio parcialmente em escola pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral;
  • Ter feito o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;
  • Ter estudado todo o ensino médio em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;
  • Ser portador de deficiência;
  • Ser professor da rede pública de ensino.

A renda familiar bruta mensal máxima para concorrer a uma bolsa do ProUni é de três salários mínimos por pessoa.

Já me formei pelo Prouni e quero fazer outra faculdade. Posso participar de novo?

Não. O Prouni é um programa que dá oportunidade de acesso ao ensino superior para quem ainda não tem um diploma universitário.

Se você já usou o Prouni para se formar em uma faculdade, não poderá entrar no programa novamente para tentar mais uma bolsa.

Gostando dessa matéria? Inscreva-se para receber as principais matérias no seu e-mail
Imagem do coletor de lead


Não consegui passar no Prouni. Posso tentar uma vaga remanescente?

participar duas vezes prouni

Pode e deve! O processo seletivo do Prouni acontece em duas etapas:

  1. Processo Regular: é obrigatório ter participado do Enem no ano imediatamente anterior àquela edição do Prouni, ter obtido pelo menos 450 pontos nas provas objetivas e nota maior do que zero na redação.
  2. Vagas Remanescentes: podem participar professores efetivos da rede pública concorrendo a bolsas em cursos de licenciatura, ou pessoas que tenham feito o Enem a partir de 2010, com pelo menos 450 pontos nas provas objetivas e nota maior do que zero em uma mesma edição do Enem.

A etapa das vagas remanescentes abre inscrições após o encerramento do processo regular. São vagas que por alguma razão não foram preenchidas na primeira etapa do Prouni e voltam a ficar disponíveis para os interessados em uma bolsa de estudos em universidade privada.

prouni

Vale lembrar que para concorrer a uma bolsa remanescente o candidato também precisa cumprir os demais critérios do Programa.

As inscrições para bolsas remanescentes são gratuitas e devem ser feitas pela Internet, no site do Prouni.

Já estou na faculdade. Posso tentar uma bolsa do Prouni?

Sim. Se você preencher os requisitos do Programa, pode se candidatar a uma bolsa do Prouni mesmo já estando matriculado em um curso superior. Você pode, inclusive, tentar uma bolsa na mesma faculdade particular onde está matriculado, caso ela participe do Prouni.

Tenho uma bolsa parcial. Posso participar do Prouni novamente e tentar outra bolsa para completar o valor da mensalidade?

Não. Se você já tem uma bolsa de 50% do Prouni e gostaria de conseguir outra bolsa parcial do Programa para completar o valor da mensalidade, deve buscar uma outra solução. Isso porque um mesmo estudante não pode acumular duas bolsas do Prouni.

prouni

Se os 50% da mensalidade que você precisa pagar estão pesando no orçamento, você tem a opção de tentar um financiamento do Fies. Vale lembrar que o Fies só pode ser usado com o Prouni para complementar a mensalidade do mesmo curso e faculdade onde o estudante tem a bolsa do Prouni.

Estou estudando em universidade pública. Posso participar do Prouni?

Caso você atenda os requisitos do Programa, pode se candidatar a uma bolsa do Prouni, mesmo estando matriculado em uma universidade pública.

No entanto, caso seja selecionado para uma bolsa do Prouni, precisará optar por apenas uma das matrículas: universidade pública ou Prouni.

O que fazer se não conseguir uma bolsa do Prouni?

Se você não conseguir uma vaga pelo Prouni e quiser concorrer novamente, fique tranquilo, o programa acontece duas vezes por ano, no início de cada semestre.

Outra alternativa que você ainda pode utilizar a nota do Enem é entrar de maneira direta na faculdade. Muitas instituições de ensino superior oferecem descontos aos estudantes, independente da nota do Enem e renda familiar por pessoa.

Confira abaixo algumas de nossas parceiras que aceitam o ingresso direto:

[INSIDE CONTENT]

Gostou do conteúdo acima? Confira mais no blog do Mundo Vestibular.

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.