Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Enem

Quem pode pedir isenção Enem?

5 de abril de 2018
O que são referências em um texto? - Mundo Vestibular
Imagem do autor
Escrito porRedação

Talvez você nem saiba, mas muita gente tem o direito de fazer o Enem sem precisar pagar o valor da inscrição.

Mas o benefício não vem de bandeja. Para conquistá-lo, é preciso ficar ligado nas datas e nos procedimentos exigidos pelo Ministério da Educação (MEC).

Aqui a gente vai trazer todo o passo a passo para você descobrir se pode ou não pedir isenção do Enem: as exigências, o que fazer, as datas e muito mais.

Encontre bolsas de estudo de até 80%

Leia mais:
+ 6 filmes indicados ao Oscar para te ajudar no Enem e outros vestibulares



Confira o calendário da isenção do Enem 2023

O período para solicitar a isenção da taxa de inscrição para o Enem 2022 já começou. Confira as principais datas relacionadas a esse procedimento:

  • Início do período de solicitação da isenção da taxa de inscrição para o Enem 2023: 17 de abril
  • Início do período para justificar a ausência no Enem 2021: 17 de abril
  • Fim do período de solicitação da isenção da taxa de inscrição para o Enem 2023: 28 de abril
  • Fim do período para justificar a ausência no Enem 2022: 28 de abril
  • Resultado da solicitação de isenção da taxa de inscrição para o Enem 2023: 08 de maio

Veja se você pode pedir isenção no Enem

Não é todo mundo que pode pedir isenção da taxa do Enem. O MEC só concede o benefício a pessoas que atendem aos seguintes critérios:

• Aluno do último ano do ensino médio que esteja regularmente matriculado em escola da rede pública.

• Quem comprovar que pertence à família de baixa renda e está em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Para isso é preciso informar o Número de Identificação Social (NIS) e comprovar renda familiar mensal de até três salários mínimos por pessoa.

• Quem fez todo o ensino médio em escola da rede pública ou na particular na condição de bolsista integral. O estudante precisa comprovar renda familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa.

• Quem fez o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) no ano imediatamente anterior à realização dos exames e atingiu a nota mínima para certificação do ensino médio.

Veja também:
+ Quem pode e quem não pode fazer o Enem?


Descubra como pedir isenção no Enem

A partir de 2018, o MEC mudou toda a sistemática para solicitar a isenção da inscrição do Enem.

Desde então, a solicitação é feita da seguinte forma:

• Agora os candidatos precisam fazer a solicitação de isenção mais ou menos 40 dias antes da abertura das inscrições gerais para o Enem.

• Considerando que as inscrições abrem normalmente no mês de maio, as solicitações devem ser feitas no começo de abril – mas é preciso ficar ligado nas datas exatas divulgadas pelo MEC um pouco antes.

• Em geral, esse processo dura mais ou menos 10 dias. Quem perder o bonde terá que pagar a taxa de inscrição normalmente. Não haverá extensão do prazo.

O processo é simples. Basta, durante o período de solicitação, entrar na página do participante do Enem, informar o número de CPF e criar uma senha (esses dados serão usados mais adiante para fazer a inscrição, acessar o cartão de confirmação da inscrição e conferir os resultados finais das provas).

O interessado também precisa informar um endereço de e-mail e um número de telefone válidos. A organização do Enem pode fazer uso desses canais para entrar em contato, se necessário.

Depois de fazer a solicitação, é preciso acompanhar o desenrolar do pedido, para saber se recebeu ou não o benefício.

Caso receba o benefício, o candidato só tem que esperar abertura das inscrições, em maio, e fazer todo o processo normalmente.

Quem tiver a isenção negada poderá contestar a decisão pelo próprio site do participante do Enem. Mas é preciso ficar de olho nos prazos, porque são poucos dias para fazer isso. Talvez seja necessário enviar documentação adicional, portanto é bom estar preparado.

Pediu isenção nos anos anteriores e faltou às provas? Veja o que fazer

Quem ganhou isenção e acabou não comparecendo às provas do Enem vai ter que justificar a ausência ao Ministério da Educação, caso queira usufruir do benefício novamente.

Só que o MEC não vai aceitar uma justificativa qualquer. É preciso apresentar um documento oficial, como boletim de ocorrência, atestado médico, documento judicial, certidão pública e afins. O processo é feito pelo site do Enem.

Os faltosos podem enviar sua justificativa no mesmo período em que as solicitações de isenção estiverem abertas – em abril, normalmente.

Caso a justificativa apresentada não seja aceita, o candidato pode fazer a contestação dentro do prazo determinado, apresentando novos documentos. Se ainda assim não conseguir a isenção, terá que pagar a inscrição normalmente se quiser participar do Enem.

Saiba mais:
+ Semana de Arte Moderna de 1922: veja como o tema pode ser cobrado no Enem
+ Aprenda a montar um cronograma de estudo para o Enem



Saiba como se inscrever no Enem

Neste ano, as inscrições do Enem acontecem de 5 a 16 de junho.

O exame é aberto a qualquer pessoa que esteja interessada. Para se inscrever, basta acessar o site oficial do Enem, informar o número de CPF e senha (seus dados do site gov.br), e seguir os passos solicitados. Na Página do Participante todas as informações estão disponíveis e é possível editar seus dados.

Caso você não tenha finalizado o ensino médio, a inscrição será feita como treineiro.

Importante: mesmo quem conseguir isenção no Enem terá que passar por esse processo. Quem perder o prazo terá que esperar até o próximo ano para se inscrever novamente.

O que você precisa saber sobre o Enem

O Enem acontece em novembro, em dois domingos seguidos. No primeiro dia, os participantes terão que encarar as provas de Linguagens e Códigos, Ciências Humanas e Redação.

Na semana seguinte é a vez de fazer as provas de Matemática e Ciências da Natureza. Cada prova objetiva tem 45 questões, totalizando 90 questões objetivas.

Os resultados são divulgados em janeiro. Logo em seguida, chega o momento mais esperado pelos milhões de participantes que fizeram o Enem: tentar uma vaga no ensino superior.

Temos quatro grandes processos seletivos que usam as notas do exame:

• Sisu – Distribui vagas em universidades públicas. Para participar é preciso ter feito o Enem mais recente, com nota acima de zero na redação. É o processo seletivo mais concorrido de todos.

• ProUni – Concede bolsas parciais e integrais em faculdades particulares de todo Brasil a estudantes que fizeram o Enem mais recente e se encaixam em determinados critérios de renda familiar, formação escolar e desempenho nas provas determinados pelo MEC.

• FIES – Oferece crédito estudantil a juros baixos e prazo longo para pagamento da dívida a estudantes que fizeram o Enem (aqui vale qualquer edição a partir de 2010) e se encaixam em certos critérios de renda e desempenho nas provas.

• Ingresso direto – Esse sistema, adotado em faculdades particulares de todo o país, permite matricular-se diretamente, apenas com a pontuação obtida no Enem.

Veja também:
+ Atualidades Enem: guerra entre Rússia e Ucrânia
+ Como usar a nota do Enem para entrar na faculdade



Como me preparar para o Enem 2023?

A preparação para o Enem 2023 deve começar logo no início do ano. Isso porque são muitas matérias para estudar. Uma forma de ganhar organização é utilizando um plano de estudos. A Quero Bolsa oferece o Plano de Estudo Enem de Boa, um cronograma completa e gratuito, com conteúdos até a data da prova.

Faculdades que aceitam o Enem

O participante do Enem não pode reclamar de falta de opções. São tantas faculdades, entre públicas e particulares, que às vezes fica até difícil escolher.

Mas aqui não tem segredo. Se for uma instituição reconhecida e bem avaliada pelo MEC, está tudo certo.

Conheça a seguir algumas faculdades que correspondem bem a esses critérios e ainda estão presentes em quase todo o Brasil:

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.