Como será a reaplicação do Enem 2021?
Após um ano de muita ansiedade e dúvidas em relação ao Enem 2021, ele finalmente foi aplicado nos dias 21 e 28 de novembro em centenas de cidades de todo o Brasil. Entretanto, o Brasil segue enfrentando os dilemas decorrentes da pandemia do Covid-19.
Mesmo com o país avançando na vacinação e os índices de óbitos despencando, a contaminação continua acontecendo e pessoas que contraíram covid-19 ficaram impedidos de realizar o exame.
O índice preliminar de abstenção no Enem 2021 foi de 29,5% na versão impressa e de 50,1% na digital. Ou seja, somente 2,1 dos 3,1 milhões de participantes foram fazer a prova.
Mas não é necessariamente o fim da linha para quem faltou na prova. Existem uma série de situações permitidas pelo edital para pedir a reaplicação do exame.
Por exemplo, o Inep já anunciou que estudantes afetados por uma operação policial no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo (RJ), e também os que sofreram com uma falha técnica de conectividade ocorrida no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, em Petrolina (PE), terão direito a solicitar a reaplicação do Enem 2021.
Quer saber mais sobre a replicação do Enem 2021? Leia até o final para ficar por dentro de todos os detalhes e descobrir como solicitar a reaplicação caso esteja impedido de realizar a prova!
Para quem é a reaplicação do Enem 2021?
O Inep informou no edital do Enem 2021 que, além dos candidatos com privação de liberdade, a reaplicação de provas poderá ser feita apenas por alunos que apresentaram doença infectocontagiosa durante os dias de prova, ou sofreram algum acidente após a inscrição, necessitando assim de assistência especial no local da prova.
Veja a seguir um pouco sobre cada caso:
Doença contagiosa
Candidatos contaminados por doenças infectocontagiosas durante o período de prova poderão realizar a reaplicação da prova, mediante comprovação por laudo médico. O Inep analisará cada caso a fim de proporcionar uma nova chance a candidatos com:
- Covid-19
- Coqueluche
- Difteria
- Doença invasiva por Haemophilus influenza
- Doença meningocócica e outras meningites
- Influenza humana A e B
- Poliomielite por poliovírus selvagem
- Rubéola
- Sarampo
- Varicela
- Varíola
Atenção: se você passou mal durante a aplicação do Enem, teve que sair da sala e não retornou para finalizar o exame, o edital infelizmente não permite que você solicite uma reaplicação da prova.
Problemas logísticos durante a prova
O edital do Enem 2021 também cita problemas logísticos que podem afetar o participante e dão direito ao pedido de reaplicação. São citados os seguintes casos:
- desastres naturais (que prejudiquem a aplicação do Exame devido ao comprometimento da infraestrutura do local)
- falta de energia elétrica (que comprometa a visibilidade da prova pela ausência de luz natural)
- falha no dispositivo eletrônico fornecido ao participante que solicitou uso de leitor de tela
- erro de execução de procedimento de aplicação que incorre em comprovado prejuízo ao participante.
Estudantes afetados pela operação policial em São Gonçalo (RJ) e pelos problemas técnicos em Petrolina (PE) que citamos no início do texto estão encaixados nestes casos e podem solicitar a reaplicação.
Acidentes e casos fortuitos
Para o Enem, são considerados acidentes e casos fortuitos qualquer situação que tenha ocorrido após o período de inscrições e que debilite o aluno, implicando a necessidade de atendimento especial no local de prova.
Poderão ser contempladas com atendimento especializado e reaplicação da prova, pessoas com as seguintes deficiências:
- autismo;
- baixa visão;
- cegueira;
- deficiência física;
- deficiência intelectual (mental);
- déficit de atenção;
- discalculia (pessoa que possui pouca habilidade em compreender e manipular números).
- dislexia;
- surdez;
- surdocegueira;
- visão monocular;
- PPL (leia o tópico abaixo)
O pedido de atendimento especial devido a acidentes ou casos fortuitos precisava ter sido feito até 10 dias antes do exame e não foi atendido pela equipe do Inep a tempo da data original do Exame.
PPL: Pessoas com privação de liberdade
Conhecido como o Enem PPL, a prova é destinada aos adultos privados de liberdade e jovens sob medida socioeducativa com privação de liberdade.
Como se inscrever para a reaplicação do Enem 2021?
Para participar da reaplicação do Enem 2021 é preciso realizar o procedimento dentro do período de inscrições e preencher o requerimento de reaplicação da prova, na Página do Participante.
Nesta edição, o pedido de reaplicação poderá ser feito somente entre os dias 29 de novembro a 3 de dezembro de 2021.
Alunos com doenças infectocontagiosas devem apresentar, junto ao requerimento, um laudo médico que comprove a condição que o impediu de participar da prova na data regular. É preciso que o laudo contenha os seguintes dados:
- Nome completo do candidato
- Diagnóstico com a descrição da condição
- Código correspondente à Classificação Internacional de Doença (CID)
- Nome e assinatura do médico responsável pelo diagnóstico, além de seu registro no Conselho Regional de Medicina (CRM), Ministério da Saúde (RMS), ou outro órgão competente
- Data do atendimento médico
O documento deverá ser anexado ao pedido em formato PDF, PNG ou JPG, com tamanho máximo de 2 megabytes (MB).
Confira o calendário de provas do Enem 2021
Antes de pensar na reaplicação da prova, é sempre bom relembrar todos os detalhes e datas da prova regular, não é mesmo? O Enem 2021 foi aplicado em dois domingos seguidos, como de costume. O exame foi composto por 180 questões objetivas e cada área do conhecimento abrange 45 questões.
Veja a seguir as provas aplicadas no primeiro dia (21/11):
- linguagens, códigos e suas tecnologias
- ciências humanas e suas tecnologias
- redação
Já no segundo dia, os alunos farão as seguintes provas (28/11):
- ciências da natureza e suas tecnologias
- matemática e suas tecnologias
Caso tenha faltado em apenas um dos dias, o estudante pode pedir a reaplicação referente à prova que acabou perdendo. As provas da reaplicação serão divididas na mesma ordem.
Qual a data da reaplicação do Enem 2021?
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, também conhecido como Inep, divulgou no dia 29 de novembro as datas de reaplicação do Enem 2021.
A reaplicação do Enem 2021 será nos dias 9 e 16 de janeiro de 2022, na mesma data que as pessoas privadas de liberdade (Enem PPL) e quem fez a inscrição especial entre os dias 14 a 26 de setembro fazem o exame.
Fique atento! Para não perder nenhuma atualização, é importante checar o site regularmente e ficar de olho no cronograma no Portal do Enem e nos Editais do Enem digital e do Enem Impresso.
Quais são os horários da reaplicação do Enem 2021?
Como você já deve saber, a prova do Enem é bastante longa. Cada aluno tem apenas cinco horas e meia para resolver todas as questões e passá-las para o cartão resposta. Veja a seguir o cronograma completo para se programar e não perder o Enem:
- Abertura dos portões: 12h.
- Fechamento dos portões: 13h.
- Início das provas: 13h30.
- Término das provas no 1º dia: 19h.
- Término das provas no 2º dia: 18h30.
Quando sai o resultado do Enem 2021?
A data de divulgação dos resultados informada pelo Inep é dia 11 de fevereiro de 2022. Já os gabaritos das provas objetivas, no entanto, serão disponibilizados no Portal do Enem em até três dias úteis após a realização das provas.
Quanto o resultado final for liberado, o candidato poderá acessar suas notas no Portal do Participante utilizando os mesmos dados da inscrição. Já os treineiros receberão os resultados somente 60 dias depois.
Onde estudar com a nota do Enem 2021?
O Enem é a maior porta de entrada para o Ensino Superior público e particular no país.
Com uma boa pontuação no Enem 2021 é possível tentar bolsas de estudos em programas governamentais como o Prouni, o Fies e o Sisu. As três modalidades são ideais para quem está em busca de bolsas de estudo parciais e integrais, ou de um financiamento em uma instituição de ensino particular, tendo a facilidade de arcar com os valores da mensalidade apenas após o fim do curso.
Outro método para começar a estudar em universidades particulares é por meio do Ingresso Direto. Esta modalidade independente aceita a nota do Enem e oferece diversas facilidades para quem busca alcançar o tão sonhado diploma.
Seja qual for a modalidade escolhida, o mais importante é encontrar instituições de Ensino Superior sérias, comprometidas e certificadas pelo MEC. Para te ajudar nesta busca por uma boa instituição, preparamos uma lista com algumas sugestões que podem ser interessantes para você ir pesquisando enquanto a reaplicação do Enem 2021 não acontece. Veja só:
Exemplos de Linkagem:
- Universidade Anhembi Morumbi
- Estácio – Universidade Estácio de Sá
- USJT – Universidade São Judas Tadeu
- FMU – Centro Universitário
- Unicsul – Cruzeiro do Sul
- Belas Artes
- UNISA
- UNIP
Veja também:
Qual a diferença entre o Enem digital e o impresso?
7 cursos tecnólogos em alta no mercado de trabalho
E então, já sabe qual curso deseja começar na faculdade? Enquanto a reaplicação do Enem 2021 não chega, que tal contar pra gente aqui nos comentários?
Gabarito extraoficial do Enem 2024: segundo dia
Gabarito extraoficial do Enem 2024: primeiro dia
Tema de redação do Enem 2024 é divulgado; confira
Local de prova do Enem 2024 está disponível; veja como acessar
Tem como estudar para o Enem faltando 3 meses para a prova?
Onde fazer a inscrição do Enem 2024?
Calendário Enem 2024: veja as datas importantes da prova
Site lança plano de estudo gratuito para o Enem
Estude nas melhores sem sair de casa
As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.