Saiba como são elaboradas as provas do ENEM!
.menu li.sitemenu_l {height: 39px !important; min-width: 7px !important;} .menu li.sitemenu_r {height: 39px !important; min-width: 7px !important;}
O vestibular é conhecido como o processo de seleção dos estudantes para que os mesmos possam ingressar nas instituições de ensino superior do país. Atualmente, a maioria das universidades do país utilizam a nota dos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) para selecionar os aprovados, extinguindo a aplicação do vestibular tradicional. Isso ocorreu devido a mudança no ENEM, a partir do ano de 2009, fazendo com que o mesmo pudesse ser utilizado pelas faculdades de todo o país, tornando o ingresso no ensino superior mais democrático e acessível
Porém, nem todas as instituições de ensino adotaram o ENEM como método de seleção para o ingresso dos alunos. Elas ainda utilizam o vestibular. As diferenças entre os dois tipos de provas são mínimas, algumas faculdades possuem as provas da primeira fase, que são provas objetivas, e as da segunda fase, que são provas com questões abertas (discursivas). Já o ENEM possui 180 questões objetivas, mais a prova de redação. Saiba como são elaboradas as provas do ENEM!
Como são elaboradas as provas do ENEM?
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) é o órgão responsável por elaborar as provas do ENEM. Ele possui um banco de questões com cerca de 10 mil perguntas. Elas são elaboras por professores de universidades públicas e privadas de todo o país. Após serem elaboradas, essas questões passam por uma revisão do INEP. Todas elas devem ser objetivas, possuir um texto introdutório e 5 alternativas, sendo que somente uma é a correta. O conteúdo de todas as perguntas da prova deve estar relacionado às disciplinas do Ensino Médio.
Todas as questões elaboradas são testadas por alunos do Ensino Médio. Esse processo é sigiloso, e os mesmos não sabem que estão respondendo questões referentes ao ENEM. Com isso, o INEP classifica as questões de acordo com o nível de erro dos alunos. Aquelas que possuem um elevado nível de erro ou de acerto são descartadas.
O ENEM possui 180 questões, divididas nas quatro áreas do conhecimento: Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias e Linguagem, Códigos e suas Tecnologias. São 45 questões referentes a cada área, sendo 25% no nível fácil, 50% no nível médio e 25% no nível difícil.
A escolha das questões é feita através de um sorteio, de acordo com o nível de dificuldade das mesmas. O exame possui ainda uma prova de redação. As perguntas começam a ser analisadas e escolhidas cerca de 5 a 6 meses antes do dia do exame. Esse é o tempo necessário para se preparar a prova, escolher as questões e imprimir as mesmas. Por isso, é importante que o aluno estude as atualidades que antecederam a prova, pois os assuntos mais recentes não serão pauta do exame, pois cerca de 2 meses antes de sua aplicação a prova já está terminada.
Devido a isso, é de extrema importância que o aluno esteja atento as atualidades mundiais, pois a prova do ENEM está relacionada a assuntos atuais, tanto a prova objetiva, quanto a prova de redação. O candidato que não tiver domínio destes conteúdos terá mais dificuldade no exame.
Local de prova do Enem 2024 está disponível; veja como acessar
Tem como estudar para o Enem faltando 3 meses para a prova?
Onde fazer a inscrição do Enem 2024?
Calendário Enem 2024: veja as datas importantes da prova
Site lança plano de estudo gratuito para o Enem
Resultado Sisu 2024: veja como acessar a lista de aprovados
Resultado do Sisu 2024 é adiado
Resultado do Sisu 2024 é divulgado
Estude nas melhores sem sair de casa
As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.