Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Enem

Treineiro Enem: quem pode ser e como se inscrever

19 de abril de 2016
cursos mais fáceis no sisu
Imagem do autor
Escrito porRedação

Chegou a hora de ser treineiro do Enem! Fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma etapa importante na vida de todo estudante. Essa prova, que acontece em dois dias, já faz anos que é o maior vestibular do país nas datas mais importantes da educação do país!

Encontre bolsas de estudo de até 80%
+ Não sabe que carreira seguir? Faça nosso Teste Vocacional!

Isso porque, além de servir para avaliar a qualidade do ensino brasileiro, o Enem também pode ser usado para entrar na faculdade. Vários programas do Governo Federal de acesso ao ensino técnico e superior usam o desempenho no Exame para classificar os candidatos.

A nota do Enem também pode ser usada para ingresso direto em diversas faculdades particulares e complementar a nota do vestibular tradicional em algumas universidades públicas.

Você pode se preparar para o Exame fazendo simulados e baixando os cadernos de questões dos anos anteriores. Mas nada se compara à experiência real de se deslocar até o local de prova, ficar em uma sala controlada com os demais participantes e precisar responder tudo dentro do tempo regulamentar.

Se você pretende encarar o Enem para treinar suas habilidades, mesmo sem estar no terceiro ano do ensino médio, saiba que o Ministério da Educação (MEC) permite fazer a prova “para fins de autoavaliação de conhecimentos”.

Ou seja: dá, sim, para fazer o Enem como treineiro!

Veja no guia que preparamos a seguir tudo o que você precisa saber para ser um treineiro do Enem!

Veja também:
+ Entenda se pode entrar na faculdade com menos de 18 anos


Treineiro: o que é?

Antes de qualquer coisa, é preciso entender o que é ser treineiro e o que significa ser treineiro no Enem. Treineiros são aqueles estudantes que são menores de 18 anos e não estão no 3º ano do Ensino Médio e ainda não finalizaram essa etapa da educação.

Ou seja, são aqueles estudantes que vão fazer o Enem e outros vestibulares como um “teste” para se preparar para as edições futuras — quando vão fazer as provas para valer, buscando uma vaga nas faculdades.

Quem pode ser treineiro do Enem?

O Enem é voltado, principalmente, para:

• Estudantes de escolas públicas e privadas matriculados no terceiro ano do ensino médio no ano letivo em que acontece o Exame.

• Pessoas que pararam de estudar por algum motivo, não concluíram o ensino médio e desejam usar a nota do Enem para obter o certificado do ensino médio. Nesse caso, é preciso ter 18 anos ou mais até o dia da primeira prova, marcar essa opção no momento da inscrição e alcançar uma pontuação mínima.

• Quem já concluiu o ensino médio e deseja fazer o Exame para ingressar em programas do Governo Federal de acesso ao ensino técnico e superior, ou usar a pontuação para entrar em faculdades particulares sem precisar fazer um novo vestibular.

Mas o MEC também prevê a situação daqueles que ainda não estão no terceiro ano e gostariam de treinar seus conhecimentos no Enem, chamados popularmente de “treineiros”.

O treineiro do Enem é o estudante menor de 18 anos que não vai concluir o ensino médio no ano letivo de aplicação daquela edição do Exame. Ou seja, segue no primeiro ou segundo ano do ensino médio.

Saiba mais:
+ Provas anteriores do Enem: vale a pena estudar por elas?
+ Posso usar o Enem para terminar o Ensino Médio? Descubra!

Como se inscrever como treineiro no Enem?

A inscrição para o Enem, independentemente do objetivo, deve ser feita por todos os participantes da mesma forma. Resumidamente, funciona assim:

•1. Durante o período de inscrições, acesse o site oficial do Enem.

2. Informe todos os dados solicitados.

3. Confirme o cadastro.

4. Imprima o boleto e pague a inscrição.

Precisa pagar inscrição para ser treineiro do Enem?

O MEC não faz distinção entre a inscrição de treineiros e de quem vai fazer o Enem “pra valer”. Por isso, geralmente, o participante precisará pagar a taxa de inscrição.

A exceção são alunos de escolas públicas matriculados no terceiro ano do ensino médio e participantes de baixa renda que solicitarem a isenção mediante preenchimento do formulário de declaração de carência socioeconômica no ato da inscrição.

Qual a diferença entre os treineiros e os demais participantes?

Os treineiros precisam se inscrever, prestar as informações e fazer a prova nos mesmos dias que os demais participantes do Enem. No entanto, existem duas diferenças, ambas ligadas ao resultado do Exame. Confira:

•1. Os treineiros só poderão acessar seu boletim do Enem 60 dias após a divulgação do resultado oficial. São dois meses após sair o resultado para os demais participantes.

2. O resultado obtido pelos treineiros só poderá ser usado para fins de autoavaliação de conhecimentos. Ou seja, mesmo que atinja a pontuação necessária, o participante que tiver menos de 18 anos no primeiro dia da prova e que não vá concluir o ensino médio no mesmo ano letivo daquela edição do Enem não poderá usar o resultado para participar de programas como ProUni, Sisu e FIES, ou para ingressar na faculdade.

Como é a prova do Enem para treineiros?

Dessa vez, não há diferença. O MEC não distingue os exames dos treineiros para os demais candidatos que fazem o Enem. Ou seja, são as mesmas 90 questões por dia, o mesmo tema de redação e os mesmos cadernos para todos os candidatos, independente se estão inscritos como treineiros ou não.

Saiba mais:
+ Como funciona o Enem? Entenda tudo sobre o exame!
+ Quais são as matérias que mais caem no Enem?

Vale a pena fazer o Enem como treineiro?

Claro que a resposta para essa pergunta é muito pessoal. Depende de suas condições, vontade de testar seus conhecimentos, garra para encarar a prova e tempo disponível para passar dois domingos respondendo 180 questões de quatro áreas do conhecimento (Linguagens e Códigos, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza) e mais uma redação.

No entanto, a gente acredita que passar pela experiência real de fazer o Enem ajuda muito para que você saiba exatamente em que disciplinas precisa concentrar seus estudos, entenda melhor os aspectos operacionais do Exame e arrase na prova quando fizer o Enem para valer!

Como se preparar para fazer o Enem como treineiro?

Para quem vai ser treineiro do Enem, a prova poderá ser uma ótima ferramenta de estudos para os próximos anos, quando a prova vai estar “valendo” de verdade. Mas para aproveitar essa oportunidade é bom chegar preparado no dia da prova.

Existem alguns passos que vão deixar a experiência de treineiro e treineira do Enem mais proveitosa:

  1. Faça os exercícios da apostila da escola: muitas atividades básicas e complementares dos cadernos dos colégios contam com exercícios que caíram em vestibulares de anos anteriores, incluindo o Enem. São ótimas ferramentas de estudo
  2. Faça os simulados do Enem: os simulados são provas preparatórias que simulam o dia do Enem, seja com as questões de anos anteriores, temas de redação e até mesmo a duração da prova.
  3. Fique atento aos prazos: não se esqueça dos prazos de inscrição e de pagamento da candidatura, e, claro, deixe os dias de prova já reservados nos seus finais de semana no fim do ano.
  4. Use o Enem como teste: aproveite a oportunidade de fazer a prova sem a pressão de entrar na faculdade e vá se habituando com o ambiente e com o estilo do exame.
  5. Converse com colegas: troque ideias com estudantes que já fizeram a prova anteriormente, como treineiro ou não. Compartilhar experiências sempre são boas maneiras de ir se adaptando ao ritmo do Enem.

Onde encontrar mais informações sobre treineiros do Enem?

Apesar de ser um termo bastante popular, o MEC não usa a palavra “treineiro” para indicar estudantes que farão o Enem apenas por experiência. Por isso, é bem provável que você não encontre um tópico específico para a sua situação no material oficial do Exame.

No entanto, vale muito a pena baixar e ler o Edital do Enem. Ali você encontra a regulamentação sobre o uso da nota do Enem e o prazo de divulgação do resultado para quem faz o exame “para fins de autoavaliação de conhecimentos”.

Além disso, é super importante ler o Edital para ir se familiarizando com todos os aspectos do Exame, desde as matérias que serão cobradas até o que pode e o que não pode fazer no dia da prova.

Veja também:
+ Dicas pra passar no Enem

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.