Desde o ano de 2020 o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) faz a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de duas formas: impressa e digital. Assim, na edição deste ano, 2022, não será diferente e os candidatos poderão escolher qual modalidade preferem para a realização do exame.

Encontre bolsas de estudo de até 80%

Conforme divulgado no edital oficial, as inscrições para o Enem 2022, tanto o digital quanto o impresso, começarão no dia 10 de maio, terminando às 23h59min do dia 21 de maio. A prova está marcada para ser aplicada em dois domingos consecutivos, nos dias 13 e 20 de novembro de 2022.

Veja também: Como se preparar para fazer o Enem pela primeira vez? 

+ Edital Enem 2022: saiba os pontos mais importantes

Como funciona o Enem Digital? 

Muitos participantes ainda têm dúvidas sobre a modalidade online, por ser uma forma relativamente nova de fazer a prova.

No Enem digital, diferente da versão tradicional, o aluno pode realizar o exame de forma online, diretamente pelo computador. No entanto, o acesso à prova não é feito da casa do candidato, ele deve realizar a prova digital nas instituições selecionadas pelo Inep.

É importante destacar que, segundo o edital publicado pelo Inep, há apenas 100 mil e 100 vagas disponíveis para a versão digital da prova em 2022. Assim, devido a essa limitação, aqueles participantes que forem treineiros, ou seja, não estiverem no último ano do ensino médio, poderão realizar apenas a versão impressa do Enem. 

Aqueles que já concluíram ou irão concluir o ensino médio neste ano, 2022, poderão escolher entre a versão digital e a impressa.

A estrutura da prova digital é a mesma da prova impressa, ou seja, o candidato deverá realizar a prova em dois domingos consecutivos, que será dividida em: 

1º dia (5h30 de duração): 45 questões objetivas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e 45 questões de Ciências Humanas + uma redação (que deverá ser feita digitalmente pelo computador)

2º dia (5h de duração): 45 questões objetivas de Matemática e suas Tecnologias e 45 questões de Ciências da Natureza. 

Aproveite para ler: Que horas começam as inscrições do Enem 2022?

+ Quais são as matérias que mais caem no Enem?

+ Inscrições Enem 2022: tudo o que você precisa saber

Como se inscrever no Enem 2022 Digital?  

Confira abaixo o passo a passo de como fazer a sua inscrição no Enem Digital:

1 - Acesse o portal de inscrição do Enem e informe seu CPF e data de nascimento.

2 - Na próxima página, informe todos os dados pessoais solicitados, como data de nascimento, nome completo da mãe, CPF, cor, gênero, estado civil, nacionalidade, cidade, CEP, endereço completo, etc.

3 - Caso você necessite de atendimento especializado durante a prova, informe também no ato da inscrição, anexando o documento que comprove essa necessidade.

4 - Escolha a língua estrangeira para a realização da prova: Língua Inglesa ou Língua Espanhola.

5 - Complete o questionário socioeconômico com os dados solicitados. Se ainda houver vaga, nesta etapa o candidato também poderá escolher entre realizar o Enem 2022 na versão impressa ou digital. 

Caso a versão digital do Enem tenha sido a escolhida, é preciso indicar o estado e o município disponível onde fará a prova. Se não houver mais vagas para a versão digital, o candidato será automaticamente redirecionado para a página da versão impressa.

6 - Faça o upload obrigatório de uma foto sua, que esteja nítida e atual, no sistema do Enem. 

7 - Releia com atenção e confirme os dados que cadastrou. A Guia de Recolhimento da União será gerada automaticamente após o final da inscrição com o valor da taxa de inscrição: R$ 85,00. 

Este valor poderá ser pago entre os dias 10 e 27 de maio de 2022 para efetivar a inscrição, por meio de PIX, cartão de crédito, ou também no boleto em qualquer banco, casa lotérica, aplicativos bancários ou agência dos Correios.

Leia mais: Vale a pena fazer o Enem no 1º ano do ensino médio?

+ Enem 2022: máscara não será obrigatória em alguns estados; veja lista

Calendário do Enem 2022 Digital

O calendário do Enem 2022 na versão digital possui as mesmas datas do calendário na versão impressa, confira todas as datas abaixo:

  • Publicação do edital oficial: 29 de abril de 2022.
  • Justificativa de ausência no Enem 2021 e solicitação de isenção da taxa de inscrição do Enem 2022: 04 a 15 de abril de 2022 .
  • Resultado da solicitação de isenção da taxa de inscrição do Enem 2022 e justificativa de ausência do Enem 2021: 22 de abril de 2022.
  • Período de recurso para quem não conseguiu a isenção: 25 a 29 de abril de 2022.
  • Resultado do recurso de solicitação da isenção: 06 de maio de 2022.
  • Inscrições para o Enem 2022: 10 a 21 de maio de 2022.
  • Prazo para pagamento da taxa de inscrição: 10 a 27 de maio de 2022.
  • Solicitação de atendimento específico e especializado: 10 a 21 de maio de 2022.
  • Solicitação de uso do nome social: 23 a 28 de junho de 2022.
  • Divulgação dos locais da prova: Ainda não divulgado.
  • Aplicação das provas do Enem 2022: 13 e 20 de novembro de 2022.
  • Resultado do Enem 2022: Ainda não divulgado.

Onde consigo estudar com a nota do Enem?

Com a nota do Enem, é possível se inscrever em diversos programas como o Sisu, Prouni, Fies para assim garantir uma vaga no curso superior escolhido em universidades e faculdades da rede pública e privada. 

Além de escolher o curso que irá fazer e a profissão que quer seguir, os estudantes também precisam escolher a instituição de ensino superior que vai entrar. Dessa forma, é importante se atentar a alguns critérios para fazer uma boa escolha: professores qualificados, grade curricular completa, boa estrutura e o principal: ser reconhecida e bem avaliada pelo MEC. 

Abaixo você encontra algumas instituições que cumprem todos esses requisitos e ainda possuem ofertas especiais em suas mensalidades:

Veja mais: Confira as faculdades disponíveis no Sisu 2022

+ Tudo que você precisa saber sobre o Prouni

+ Quando começam as inscrições do Enem 2022?