Hoje em dia tem tanta opção de curso, tantas modalidades de estudo, tantos graus de formação que é normal as pessoas ficarem confusas na hora de escolher a carreira que querem seguir – especialmente as que ainda são muito jovens.

Os testes vocacionais são uma ferramenta útil para quem busca uma luz no gigantesco túnel das profissões.

Na maioria deles, basta responder a algumas perguntas para receber aquela pista que pode mudar tudo!

E o melhor: tudo isso sem ter de pagar um centavo sequer!

A seguir, conheça 7 testes vocacionais grátis que valem a pena!

Os melhores testes vocacionais grátis

Por que fazer um teste vocacional? Bom, a verdade é que muita gente tem dúvida sobre qual carreira seguir e precisa daquele empurrãozinho para seguir adiante.

Pesquisas mostram que, hoje, mais da metade dos estudantes do último ano do ensino médio não têm ideia de qual faculdade fazer.

O teste vocacional é uma ferramenta de autoconhecimento que pode ajudar a sanar essas dúvidas e, às vezes, até apontar caminhos que a pessoa nem imaginava.

É uma oportunidade de aprender algo mais sobre si mesmo, ampliar sua visão de mundo e experimentar novas carreiras.

E se forem grátis, por que não experimentar alguns?

A seguir, gente destaca alguns dos mais legais para você fazer agora mesmo!

1. Mundo Vestibular

Aqui mesmo, no Mundo Vestibular, você encontra um teste vocacional bem legal. São 17 questões breves e divertidas que podem ser respondidas online num instante. O teste é totalmente gratuito.

Como resultado, o participante tem acesso a um perfil psicológico resumido e uma relação dos cursos superiores indicados para seus talentos.

Vale a pena dar uma espiada.

Teste vocacional do Mundo Vestibular

 

2. Guia da Carreira

O teste vocacional do Guia da Carreira também é bem legal. Elaborado por especialistas, segue a Teoria das Escolhas Vocacionais do psicólogo John Holland.

São 15 perguntas comportamentais, que desafiam o participante a responder o que faria diante de determinadas situações.

Assim como o teste do Mundo Vestibular, os resultados trazem um perfil psicológico do participante e os cursos mais adequados a eles.

Teste vocacional do Guia da Carreira

3. Orienta

O portal Orienta, especializado em orientação profissional, tem um bom teste grátis. Com 22 questões, vai passando por algumas preferências dos participantes até chegar ao resultado: a área de conhecimento ideal (biológicas, humanas, exatas, saúde, etc.) e os cursos indicados.

Teste vocacional do Orienta

4. Teste vocacional + “teste astral” do Quero Bolsa

Aqui temos dois testes vocacionais superdivertidos de fazer.

Baseado na Teoria das Múltiplas Inteligências do psicólogo Howard Gardner, o teste vocacional revela as características mais fortes dos participantes e as associa a diferentes áreas de conhecimento. Por exemplo: quem tem inteligência lógico-matemática mais desenvolvida tende a buscar cursos de Engenharia, Física, Computação e Matemática.

O Quero Bolsa também oferece um “mapa astral profissional”, para quem curte horóscopo, signos e afins. Basta informar data, horário e local de nascimento para conhecer suas características vocacionais mais fortes.

Teste vocacional do Quero Bolsa

Teste astral do Quero Bolsa

5. G1

O portal de notícias G1 também tem um teste vocacional gratuito. Bastante completo, apresenta 30 questões que devem ser respondidas numa escala de compatibilidade que vai de 0 a 10.

Os resultados mostram a afinidade do participante com algumas áreas de atuação. Também traz a lista de cursos indicados.

Teste vocacional do G1

6. Qual o seu dom?

Este é um teste vocacional totalmente diferente, porque o participante responde apenas à primeira pergunta.

O restante é respondido pelos seus amigos. A ideia é obter resultados mais isentos, de como as pessoas enxergam as outras.

Para participar é necessário ter conta no Facebook.

Teste do Qual Seu Dom?

7. Carlos Martins

Baseado no trabalho do psicólogo John Holland, o consultor Carlos Martins criou um dos testes vocacionais on-line mais famosos do Brasil.

É um teste extenso, com mais de uma centena de perguntas, que exige tempo e dedicação. Nele, o participante descobre se tem um perfil realista, social, artístico, investigativo, empreendedor ou convencional, e todas as profissões associadas a cada um.

Teste de Carlos Martins

Os testes vocacionais grátis funcionam mesmo?

Os testes vocacionais servem para fazer uma avaliação de aptidões, preferências e personalidade.

Essas opções rápidas e gratuitas que a gente encontra na internet podem, sim, revelar pistas importantes sobre as preferências de cada um, mas é preciso responder com paciência e sinceridade.

Quem precisa de uma orientação mais aprofundada deve buscar apoio profissional.

O psicólogo é quem está autorizado a fazer testes vocacionais mais extensos. Isso acontece por meio de sessões personalizadas com conversas, dinâmicas e exercícios.

Dessa forma, pode determinar as aptidões de habilidades de cada um, além de fazer uma lista das profissões indicadas para cada pessoa.

Algumas universidades oferecem orientação vocacional gratuita ou a preço simbólico. O processo é todo conduzido por estudantes do curso de Psicologia da instituição, sob o acompanhamento e orientação de professores especializados. Vale muito a pena procurar esse serviço nas faculdades próximas a você.

Já fiz meu teste vocacional. E agora, como achar a faculdade ideal?

Não existe carreira de sucesso sem uma formação de qualidade.

Por isso, independentemente de sua vocação estar ligada à área de Humanas, Exatas ou Biológicas, fazer uma boa faculdade é essencial para dar os primeiros passos no mercado de trabalho.

Por isso, vale sempre escolher faculdades bem avaliadas pelo MEC, sejam elas públicas ou privadas, com cursos presenciais, a distância ou híbridos.

A gente tem algumas sugestões para você conhecer:

Veja também:

Bolsa de Estudos: Tudo o que você precisa saber para conseguir uma

Conte para a gente o que achou dos testes vocacionais! Quais resultados saíram para você?