Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


EAD

Como conciliar trabalho e estudo

8 de novembro de 2016
Imagem default
Imagem do autor
Escrito porRedação

EstudoApesar de muita gente não acreditar, é possível conciliar as atividades diárias no trabalho e em casa, com os estudos. Nos cursos a distância, o aluno é livre para montar seus próprios horários e ajustá-los conforme as suas necessidades. Esse é apenas um dos benefícios que o Ensino a Distância (EAD) oferece para aqueles que decidem concluir os estudos sem sair de casa.

Mas, como dividir o tempo entre tantas atividades?

Uma das formas mais simples de saber se você conseguirá dividir seu tempo entre todas as suas atividades é montando um cronograma. O objetivo de um cronograma é auxiliar na visualização das atividades diárias, fazendo com que nenhuma tarefa deixe de ser cumprida. Além disso, facilita o gerenciamento do tempo necessário para cada atividade diária exercida.

Aprenda a montar um cronograma

Montar um cronograma é bastante simples, você deve montar um planilha contendo todos os dias da semana e os seus horários principais, que são aqueles em que você realiza alguma atividade.

Não é necessário descrever tudo que você realiza durante o dia, seja simples e objetivo. Ou seja, coloque todas as suas atividades nessa planilha e divida seus horários de forma que nada fique de fora, seja passear com o cachorro, levar o filho na escola, almoçar, lavar a louça do jantar, etc., mas não se apegue a detalhes irrelevantes.

Se você trabalha fora de casa, considere também o tempo que você gasta para se deslocar de casa para o trabalho e vice-versa.

Feito isso, separe um horário para estudar. Preferencialmente, escolha horários diários e, acima de tudo, respeite-os. Ter disciplina, principalmente na fase de adaptação, é fundamental para conseguir concluir o curso. Essa fase de adaptação é o período em que o aluno, que nunca realizou um curso a distância, tem para perceber se tem o perfil para participar dessa modalidade ou não. Esse período não é determinado por nenhuma instituição, você é o único responsável por perceber se está no caminho certo.

Cuide para que o trabalho não atrapalhe o seu desempenho durante o curso, da mesma forma que o curso não pode atrapalhar a sua atenção e rendimento no seu trabalho. Para isso, evite realizar as suas tarefas do curso a distância em curto prazo. Procure sempre se adiantar! E quando for estudar, não fique preocupado com o trabalho. Deixe a sua mente livre para se concentrar.

É importante lembrar que, mesmo não sendo fácil no começo, o aluno precisa ter persistência e força de vontade para conseguir concluir o curso com êxito. Ter disciplina para respeitar os horários de estudo e não perder a concentração são fundamentais para um resultado positivo.

Assim que terminar de montar o seu cronograma, coloque-o em um lugar visível, onde você tenha que passar todos os dias. Algumas pessoas optam por colocá-lo na porta da geladeira, do guarda-roupas, etc.

Se você não tem muita intimidade com o computador, pode fazer esse cronograma a mão, mas não pode se esquecer de que os cursos a distância necessitam que você tenha algum conhecimento de informática. Talvez seja aconselhável que você realize um curso básico de informática antes de ingressar nessa modalidade de ensino.

Confira algumas faculdades reconhecidas pelo MEC que tem curso a distância:

 

-Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)
-Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
-Universidade de Franca (UNIFRAN)
-Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
-Faculdade Nordeste (FANOR | DeVry) – em Fortaleza
-Faculdade Boa Viagem (FBV | DeVry) – em Recife
-Faculdade Ruy Barbosa (Ruy Barbosa | DeVry) – em Salvador

//

Click here

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.