Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


EAD

Faculdade EaD e presencial: O diploma tem diferença? Veja!

25 de novembro de 2018
Faculdade EaD e presencial: O diploma tem diferença? Veja!
Imagem do autor
Escrito porRedação

Se você começou a pensar agora em fazer um curso EAD, pode estar com algumas dúvidas: será que fazer faculdade EAD vale a pena? Será que o ensino a distância tem a mesma qualidade que o presencial? Será que o mercado aceita o diploma da modalidade EAD?  

Encontre bolsas de estudo de até 80%

Se essas perguntas estão rondando sua cabeça, continue lendo que nós vamos apresentar responder tudo isso neste texto.

Curso presencial e curso EAD: qual a diferença?

Para começar, as diferenças são várias, mas nenhuma delas afeta a qualidade do ensino ou a validade de seu diploma.

Para que possa escolher a modalidade certa para você, o primeiro passo é conhecer os detalhes das diferentes modalidades de ensino oferecidas no Brasil:

  1. Presencial: exige a presença do aluno em, pelo menos, 75% das aulas e em todas as avaliações.

  2. Semipresencial: combina o ensino presencial com atividades que podem ser realizadas em ambiente virtual.

  3. A distância: a relação professor-aluno não é presencial e o processo de ensino ocorre em meio virtual, por meio de videoaulas e atividades realizadas online.

É comum que as pessoas tenham receio quando o assunto é fazer uma faculdade a distância. Normalmente, tem-se a falsa ideia de que se trata de uma faculdade “de mentirinha”, na qual o aluno não precisa se esforçar ou estudar.

Na realidade, essa visão está equivocada, pois as bases de graduação EAD são as mesmas da versão presencial. Isso porque o Ministério da Educação (MEC) cuida de sempre avaliar a qualidade das instituições de modo a não permitir que nenhuma faculdade “ruim” esteja funcionando.

Então, a pergunta que fica é: qual é a real diferença entre cursos EAD e presencial?

 

Bom, a diferença principal está relacionada à forma como o curso acontece. Na modalidade EAD, a comunicação entre professores e alunos ocorre por meio de fóruns na Internet. Além disso, os materiais didáticos, atividades e exercícios são acessados online. Nos cursos presenciais, os alunos devem se deslocar até a instituição de ensino para assistir às aulas, tirar suas dúvidas e realizar as atividades.

 

Porém, é preciso saber que mesmo na modalidade EAD algumas atividades deverão ser feitas presencialmente: 20% das atividades devem ser realizadas nos polos de apoio das universidades, como definiu o MEC.

E o diploma tem diferença?

Chegamos ao ponto central: depois de me formar, o meu diploma terá a mesma validade que o diploma de quem fez o curso presencial?

A resposta é simples e objetiva: Sim! Você fez a mesma faculdade, com as mesmas matérias e as mesmas exigências por parte do MEC. A única diferença foi a modalidade do curso.

Inclusive, no próprio diploma não há nenhuma especificação sobre o fato de a faculdade ter sido cursada a distância. Ou seja, como o diploma obtido em um curso a distância tem o mesmo valor legal daquele obtido em aulas presenciais, não há nada no documento que diferencie um e outro.

A importância do curso superior

Ter um diploma de graduação afeta diretamente sua vida profissional. Veja por que fazer uma faculdade é tão importante:

Maiores chances de conseguir um emprego

Sabemos que não possuir um diploma de nível superior reduz muito as chances de emprego. Assim, a velha e conhecida frase “estudar para ser alguém na vida” nunca fez tanto sentido como no momento atual.

 

No Brasil, houve um aumento de mais de 80% no número de pessoas que concluíram o ensino superior nos últimos anos. A competitividade no mercado de trabalho está cada vez maior e ter um diploma de nível superior poderá te ajudar a se destacar ou mesmo alcançar uma melhor remuneração.

Concurso público para cargos de nível superior

Se você sonha com estabilidade no emprego e um bom salário, certamente já pensou em prestar um concurso público, não é mesmo?

Pois bem, após concluir seu curso de tecnólogo, você pode se candidatar a vagas em concursos que exigem o diploma de ensino superior e oferecem melhores condições de trabalho e maiores salários.

Especialização e pós-graduação

Terminar a faculdade não é sempre o fim da linha, você pode continuar seus estudos realizando uma especialização ou uma pós-graduação. E isso te permitirá avançar ainda mais em sua carreira. Após concluir a graduação, você pode fazer um curso de especialização, MBA ou mesmo um mestrado na sua área de formação.

Vantagens do curso EAD

Economia de tempo e dinheiro: você não precisa se deslocar diariamente até a universidade para ter aulas. Com isso, economiza por não precisar gastar com transporte, não perde várias horas do dia no trânsito e nem gasta com o lanchinho entre as aulas.

Flexibilidade de horários: você pode organizar o tempo de estudo para encaixar as atividades de leitura e exercícios dentro da sua rotina.

Melhores preços: os cursos realizados a distância são mais acessíveis para quem não pode desembolsar um valor muito alto.

Acompanhamento e revisão de exercícios e avaliações: você tem o apoio permanente online, podendo tirar suas dúvidas e debater os temas estudados. Além disso, os exercícios e atividades sempre contam com gabarito, o que aumenta o aprendizado.

Onde fazer faculdade EAD?

No Brasil, já há um grande número de faculdades que permitem que os alunos façam seus cursos na modalidade a distância.

 

Por isso, é super importante realizar a escolha de uma instituição séria, organizada e comprometida no momento de se matricular para fazer um curso EAD. Além disso, é preciso levar em conta se a faculdade é reconhecida pelo MEC, pois, sem isso, você corre o risco de cursar uma faculdade que te oferecerá um diploma sem validade.

 

Conheça algumas boas faculdades, reconhecidas pelo Ministério da Educação, que oferecem cursos a distância:


Veja também:

+ Conheça as melhores faculdades EAD do Brasil
+ Saiba como fazer uma faculdade EAD com a nota do Enem

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.