Por trás de toda a tecnologia que você utiliza para os estudos, trabalho e entretenimento, há um profissional da área de Tecnologia da Informação.

Aplicativos, softwares, programas, projetos de sistemas de redes de computadores, criação de bancos de dados e manutenção de computadores são alguns exemplos da diversidade de funções que essa área engloba.

Profissionais de TI listam entre os mais requisitados no mercado de trabalho, afinal, hoje em dia tudo funciona por meio da tecnologia e da informação.

Com um campo de trabalho diversificado e ampla oferta de vagas, a carreira em Tecnologia da Informação se torna atraente também por ser uma área em expansão.

Que tal conhecer mais sobre o EAD em TI, a graduação superior oferecida por universidades como a Anhanguera e a Unifran? Vamos lá!

EAD TI: tudo que você precisa saber sobre essa graduação

Se você já sabe que quer ingressar nessa área, conheça um pouco mais sobre o curso. Se ainda não se decidiu, entenda por que TI é uma das áreas mais procuradas no ensino superior.

Temos que enfatizar que a modalidade EAD facilita bastante o sonho de fazer uma graduação. Afinal, além de contemplar um público que não consegue conciliar uma rotina atribulada e um curso presencial, a modalidade a distância costuma ter mensalidades mais baixas.

Titulação e duração do curso de TI a distância

O EAD TI é um curso tecnológico, que dá o título de tecnólogo ao profissional. Trata-se de um curso de graduação assim como o bacharelado, mas com foco diferenciado e menos tempo de estudo.

Enquanto um bacharelado dura de 4 a 5 anos, a graduação tecnológica pode ser feita em 2 ou 3 anos.

Validade do diploma do curso de Tecnologia da Informação a distância

A validade do diploma de um curso superior feito na modalidade a distância é, muitas vezes, questionada. Somado a isso, há o fato de que alguns cursos, como o de Tecnologia da Informação, são do tipo tecnológico — outro motivo de dúvida com relação ao diploma.

Para acabar de vez com qualquer dúvida que se tenha a esse respeito: o diploma de cursos tecnológicos e de cursos a distância tem a mesma validade que o de cursos de bacharelado.

A única diferença é que a grade curricular dos cursos tecnológicos são mais enxutas, devido à sua especificidade de promover uma graduação em menor tempo.

Quais as vantagens de cursar Tecnologia da Informação a distância?

O ensino a distância preencheu gargalos que havia na Educação, principalmente na educação superior.

Exemplos disso são a graduação superior chegar a locais em que não havia opções; ser uma alternativa mais acessível financeiramente; e a oportunidade de graduação a pessoas que não conseguiram seguir as etapas normais e ingressar no ensino superior após o término do ensino médio.

Veja outras facilidades de você estudar Tecnologia da Informação em EAD:

  • Pode encaixar os estudos na disponibilidade de horários, sem que interfira na rotina de compromissos.

  • Pode estudar de qualquer lugar: emprego, local de trabalho, se estiver viajando e até mesmo em trajetos diários (de casa para o trabalho, por exemplo).

  • Além de ter mensalidades mais acessíveis, você ainda economiza em transporte e alimentação.

  • Os materiais ficam disponíveis durante todo o semestre, você pode acessá-los sempre que precisar. Não lembra da explicação do tutor? Basta rever a vídeoaula ou a gravação disponível.

As disciplinas que formam curso de Tecnologia da Informação EAD

A grade curricular de um curso EAD de Tecnologia da Informação é bem abrangente, uma vez que precisa contemplar diferentes aspectos da área, como sistemas operacionais, hardwares, softwares etc.

Para que você tenha um ideia, pegamos as disciplinas do curso de TI da Cruzeiro do Sul Virtual (a distância). É claro que algumas disciplinas podem ser diferentes de uma universidade para outra, mas no geral são as mesmas.

Veja a matriz curricular das disciplinas obrigatórias:

  • Engenharia de Software

  • Redes de Computadores

  • Gestão de Sistemas de Informação

  • Governança de TI

  • Sistemas Operacionais

  • Qualidade de Software

  • Modelagem de Dados

  • Modelagem de Processos de Negócios

  • Matemática Financeira

  • Banco de Dados

  • Gestão de Serviços

  • Sistemas Integrados de Gestão

  • Organização e Arquitetura de Computadores

  • Técnicas de Desenvolvimento de Algoritmos

  • Comércio Eletrônico

Onde cursar TI EAD

Selecionamos algumas instituições de ensino onde você encontra o curso de Tecnologia da Informação EAD. Todas elas são autorizadas e reconhecidas pelo MEC, além de muito bem conceituadas:

Você pode ingressar nessas universidades utilizando a sua nota do Enem e ainda conseguir um desconto nas mensalidades. Quanto maior a nota, maior o desconto.

Essas universidades oferecem também outras possibilidades de bolsas, descontos e financiamentos. Portanto, não precisa se preocupar, as mensalidades vão caber direitinho no seu orçamento.

Leia também:

Descubra quais são as profissões do futuro

É possível conseguir uma bolsa de estudos para o EAD?

E então, já se decidiu pela carreira em TI? Em qual universidade pretende estudar? Conte tudo para a gente nos comentários!