Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


EAD

Saiba tudo sobre Engenharia EAD e veja onde estudar

22 de novembro de 2018
Imagem default
Imagem do autor
Escrito porRedação

O profissional de Engenharia é um dos mais importantes para o desenvolvimento de um país, pois ele está em todo o lugar. Este profissional é capaz de planejar, criar e otimizar os processos de qualidade de uma empresa.

A Engenharia se fragmenta em Civil, Ambiental, Sanitária, Controle e Automação, Computação, Comunicações, Elétrica, Produção e Química.

Todos esses cursos tem o tempo médio de duração de 5 anos e podem ser vistos na modalidade a distância.

Quer saber mais? Continue lendo, iremos explicar a respeito do que cada curso trata!

Engenharia de Produção

O engenheiro de produção tem a responsabilidade de planejar e organizar, garantindo a eficiência  dos processos produtivos e mantendo os baixos custos de produção de uma empresa ou indústria

Esse curso pode ser feito a distância, a sua grade tem disciplinas como Cálculo, Física, Algoritmo e Programação, Processos de Fabricação, Planejamento e Controle da Produção, Gestão da Qualidade, Gestão de Resíduos, Engenharia do Produto.

Principais áreas de atuação: Logística, Pesquisa Operacional, Engenharia da Qualidade, Engenharia do Produto, Engenharia Organizacional, Engenharia Econômica, Engenharia do Trabalho, Engenharia da Sustentabilidade e Educação em Engenharia da Produção.

Engenharia de Comunicações

Esse curso é para quem deseja trabalhar com a manutenção e operação de equipamentos do sistema da informação.

As disciplinas mais comuns nesse curso são Comunicação Móvel, Eletromagnetismo, Eletrônica, Geometria Analítica, Linhas de Transmissão, Probabilidade e Estatística, Radiofrequência, Redes, Sinais Analógicos, Sinais Digitais e Sinais Óticos.

Principais áreas de atuação: Infraestrutura de Sistemas de Telecomunicações, Suporte em Tecnologia de Mobilidade, Projeto de Sistemas de Transmissão de Dados, Gestão de Serviços na Área de Telecomunicações, Vendas de Equipamentos.

Engenharia da Computação

Uma das áreas que mais emprega hoje no campo da engenharia, este profissional será responsável por desenvolver equipamentos e programas de computadores para pequenas, médias e grandes empresas.

Nesse curso, o estudante vê as disciplinas de:

  • Inteligência Artificial

  • Robótica

  • Eletrônica Analógica

  • Estrutura de Dados

  • Matemática Computacional

  • Linguagem de Descrição de Hardware

  • Eletrônica Digital

Principais áreas de atuação: Desenvolvimento e  Produção de equipamentos (Hardware), Desenvolvimento de Programas (Softwares), Controle e Automação, Suporte Técnico e Empreendedorismo.

Engenharia Civil

Esse é um dos cursos mais escolhidos pelos estudantes que optam pela área de engenharia e apesar da crise que o país teve na construção civil, a demanda por profissionais desta área sempre existe.

Ao concluir o curso de Engenharia Civil, o estudante está apto a projetar, gerenciar e executar obras e construções.

Nesse curso as disciplinas mais vistas são:

  • Estática das Estruturas

  • Desenho Técnico

  • Eletricidade

  • Estruturas de Concreto, Madeira e Aço

  • Hidráulica

  • Mecânica dos Solos

  • Resistência dos Materiais

Principais áreas de atuação: Construção Civil,  Estradas e Transportes, Cálculo Estrutural e Geotecnia.

Engenharia Elétrica

O engenheiro elétrico é responsável por planejar, construir e manter sistemas capazes de gerar, transmitir e distribuir energia elétrica.

Durante o curso, o estudante vê disciplinas como Eletrônica, Sistemas de Energia Elétrica, Telecomunicações, Sistemas de Controle, Processamento de Sinais e Eletrônica de Potência.

Principais áreas de atuação: Fornecimento, Automoção, Telecomunicações, Microeletrônicas e Redução de Consumo.

Engenharia Ambiental

O principal objetivo dos formados nesta área é desenvolver técnicas de preservação do ar, da água e do solo. Também, este profissional estuda os problemas do meio ambiente para o projetar, operar e construir sistemas de esgoto e água, sempre respeitando os limites de exploração ambiental.

A grade desse curso é considerada multidisciplinar, pois compõe de disciplinas de diversas áreas, como: Biológicas, Exatas e Ciências Sociais.

Principais áreas de atuação:Avaliação Ambiental, Gestão Ambiental, Abastecimento e Tratamento de Água, Drenagem e Tratamento de Águas Pluviais e Residuais, Gestão de Resíduos, Gestão de Ecossistemas, Gestão de Recursos Hídricos, Clima e Qualidade do Ar, Acústica e Vibrações, Plano e Ordenamento do Território, Energia, Saúde  Ambiental e Segurança e Saúde no Trabalho e Gestão de Solos e Subsolos.

Engenharia Ambiental e Sanitária

Um dos mais importantes para a qualidade de vida das pessoas, o curso de Engenharia Ambiental e sanitária prepara os profissionais que vão planejar, coordenar e administrar redes de distribuição água e estações de tratamento de esgoto, preservando a qualidade da água, do ar e do solo.

As principais disciplinas do curso são Cálculo I, II, III, Geometria Analítica, Física I, II, Química Geral e Inorgânica, Mecânica dos Materiais.

Principais áreas de atuação: Bioprocessos e Biotecnologia, Controle de Poluição, Planejamento e Gestão Ambiental, Recuperação de Áreas, Recursos Hídricos e Saneamento.

Engenharia de Controle e Automação

O engenheiro de controle e automação projeta, desenvolve e gerencia equipamentos utilizados nos processos produtivos dos mais diversos tipos de indústria.

As atividades que este profissional está apto a exercer são:

  • Desenvolvimento de ferramentas computacionais.

  • Projeto e execução de instrumentação, sensores e algoritmos.

  • Certificação de Projetos.

  • Desenvolvimento de sistemas computacionais.

  • Modelagem, simulação e controle de processos de produção.

Para concluir esse curso o estudante precisa passar em disciplinas como Laboratório de Controle e Operação de Processos, Materiais para Engenharia, Mecânica Aplicada, Mecânica dos Sólidos, Modelagem e Controle de Processos Industriais, Organização Industrial, Planejamento Estratégico da Produção e Programação Orientada a Objeto.

Principais áreas de atuação: Automação Industrial, Automação Residencial, Bioprocessos e Informática.

Engenharia Química

Por fim, uma das graduações mais escolhidas pelos estudantes que são amantes dos cursos de exatas.

Engenharia Química é um curso com disciplinas de Cinética das Reações Químicas, Derivadas de Funções, Desenho Técnico, Eletromagnetismo, Engenharia Bioquímica, Equações Diferenciais Lineares e Estática dos Corpos Rígidos.

Ele prepara o estudante para lidar com indústria química, tratamento de água, indústria de alimentos, produtos químicos, rejeitos industriais e indústria petroquímica.

Principais áreas de atuação: Produção,  Processos, Pesquisa e Desenvolvimento e Higiene Industrial/Segurança/Meio Ambiente.

Onde estudar engenharia EAD

Antes de se matricular em qualquer curso, sendo presencial ou EAD o estudante precisa verificar se a instituição é reconhecida pelo MEC (Ministério da Educação), pois caso não seja o diploma de conclusão de curso não terá nenhuma validade.

Para facilitar a sua busca, separamos algumas instituições que oferecem cursos de engenharia e são reconhecidas pelo MEC:

Essas faculdades participam do ProUni e possuem bolsas, convênios e financiamentos sem burocracia.

Veja mais:

Técnico ou tecnólogo: qual a melhor opção?

Já sabe que engenharia vai fazer? Conte pra gente aqui nos comentários!


Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.