O mais recente Censo da Educação Superior coloca o curso de Direito como o mais querido entre os estudantes brasileiros. São quase 900 mil alunos matriculados, ultrapassando outras graduações tradicionais como Administração, Pedagogia e Engenharia Civil!

A alta procura pode se justificar pelo amplo mercado de trabalho e pela possibilidade de bons salários, tanto na iniciativa privada como em cargos públicos.

Mas afinal, existem ou não existem no Brasil cursos de Direito na modalidade a distância?

A resposta você vai saber agora!

 

Dá para estudar Direito a distância?

Sentimos informar, mas a resposta é não.

Não há no Brasil nenhuma graduação em Direito a distância credenciada pelo Ministério da Educação (MEC), pelo menos por enquanto.

Então, se você encontrar por aí alguma faculdade oferecendo graduação em Direito no formato a distância (EAD), desconfie. O mais provável é que ela não tenha autorização do Ministério para funcionar – e sem essa autorização o diploma não tem validade nenhuma.

Mas não desanime. Queremos contar para você algumas alternativas que também podem ser de seu interesse – cursos superiores de tecnologia a distância na área de Direito, especializações e a possibilidade das graduações presenciais.

 

Existem cursos a distância da área de Direito?

Aqui, a resposta é positiva: sim, existem boas oportunidades de graduações tecnológicas na área do Direito. A seguir explicamos cada uma delas.

Tecnólogos a distância na área do Direito

Primeiro, você tem que saber a diferença entre o curso clássico de bacharelado em Direito e os cursos superiores do grau tecnológico ou de tecnólogo (não confundir com cursos técnicos, que são de nível médio).

O bacharelado em Direito é um curso amplo, de longa duração e com uma grade curricular abrangente, que prepara o aluno para trabalhar em qualquer uma das áreas da profissão. Já os tecnológicos são cursos mais curtos, que formam profissionais para uma atividade mais específica – mas ambos são cursos superiores.

Você vai entender melhor o que estamos falando ao ver os exemplos de graduações tecnológicas que têm alguma relação com a área de Direito. Esses cursos, sim, podem ser encontrados na modalidade a distância:

  • Gestão Ambiental: dura dois anos (1.600 horas) e prepara o profissional para planejar, gerenciar e executar atividades e medidas de proteção ao meio ambiente. Pode coordenar equipes de licenciamento ambiental em empresas e atuar ainda na elaboração, implantação e avaliação de políticas e programas de educação ambiental, fazer vistorias, perícias e emissão de laudos.
  • Investigação e Perícia Judicial: tem duração de 3 anos (2.400 horas) e forma profissionais para trabalhar na área de inteligência e investigação, identificando e prevenindo fraudes e crimes, principalmente no âmbito empresarial (público e privado). Faz vistorias, perícias, avaliações e emissão de laudos e pareceres técnicos.
  • Serviços Penais: o curso é feito em dois anos (1.600 horas) e prepara trabalhadores para gerenciar serviços penitenciários, implementar políticas públicas e elaborar estratégias de prevenção e de reintegração social. O servidor penal também faz vistorias, perícias e emite laudos e pareceres técnicos.
  • Segurança Pública: também dura dois anos (1.600 horas). O aluno formado poderá planejar e gerenciar ações de segurança pública, orientar e atuar em ações de manutenção da ordem, segurança comunitária e defesa civil. Também poderá atuar junto à polícia técnico-científica e investigativa, emitir laudos técnicos, vistorias e perícias.

Especializações em Direito a distância

Para quem se forma em Direito ou em algum curso tecnológico, existe a possibilidade da fazer uma pós-graduação. Mesmo que você seja graduado em outro setor, é possível cursar uma pós em Direito, já que muitas não exigem formação específica como pré-requisito.

A oferta é ampla. Os cursos de especialização costumam ter duração de 360 a 500 horas e existem opções em várias áreas do Direito, como:

  • Direito Ambiental
  • Direito Bancários
  • Direito Civil
  • Direito Comercial
  • Direito Constitucional
  • Direito Criminal
  • Direito do Consumidor
  • Direito do Trabalho
  • Direito Eleitoral
  • Direito Esportivo
  • Direito Médico
  • Direito Público
  • Direito Tributário

Todos esses cursos a distância – os tecnológicos e as especializações – são feitos online, e você pode acompanhar praticamente todo o conteúdo e as atividades por meio de uma plataforma digital. Há também uma parte presencial, que é feita em um polo de apoio em sua cidade ou região.

É importante lembrar-se, sempre, de verificar a situação da faculdade junto ao MEC. Somente instituições e cursos credenciados podem emitir diplomas com validade oficial em todo o país. Com o aval do MEC, aliás, o diploma obtido em uma formação a distância vale tanto quanto o presencial.

Faculdades com cursos de Direito reconhecidos pelo MEC

Selecionamos algumas faculdades reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC que estão presentes em vários pontos do Brasil. Elas oferecem o curso de bacharelado em Direito na modalidade presencial e também algumas opções EAD de graduações tecnológicas e pós-graduação na área do Direito.

Veja também:

7 tecnólogos em alta no mercado

Ficou decepcionado com a impossibilidade de fazer Direito EAD? Ou se animou com a chance de fazer um curso tecnológico a distância? Conte tudo aqui para a gente!