Ao contrário do que se imaginava, o ensino a distância, ou e-learning, como também é conhecido, veio para ficar. Mensalidades mais acessíveis, flexibilidade de horário, metodologias interativas e professores especialistas são algumas das vantagens dessa modalidade, que tem conquistado novos adeptos todos os dias.

Hoje em dia é possível encontrar uma variedade de cursos de graduação a distância em todas as áreas de conhecimento e para todos os tipos de formação, seja ela bacharelado, licenciatura ou tecnológico.

Dependendo da graduação e da instituição de ensino escolhida, é possível se matricular em um curso EAD 100% online ou semipresencial.

Os cursos 100% online são realizados por meio de uma plataforma virtual, sendo necessário comparecer à instituição apenas para a realização de provas e apresentação de trabalhos.

Ao passo que nos cursos semipresenciais, o aluno precisa frequentar o polo da universidade alguns dias por semana, para ter aulas práticas, desenvolver trabalhos ou ainda fazer as avaliações periódicas ― a frequência desses encontros é determinada segundo a grade curricular de cada curso.

Deu para perceber que as opções são muitas, né? E isso piora ainda mais quando pesquisamos os cursos oferecidos na modalidade EAD. Mas para te ajudar, organizamos as principais informações neste artigo.

Se você gostaria de investir em uma faculdade a distância, mas não sabe quais são as graduações disponíveis e onde encontrar uma instituição de ensino que ofereça essa modalidade perto da sua casa e/ou trabalho, confira as dicas e listas que preparamos a seguir. Tem opções de cursos em universidades públicas e privadas, fique atento!

Cursos online disponíveis no Brasil

No Brasil, há aproximadamente 1300 cursos a distância oferecidos por universidades públicas e particulares em todo o país. E a previsão é de que esse número continue a crescer nos próximos anos!

Conheça a seguir algumas opções de graduações oferecidas na modalidade EAD!

Cursos da área de Humanidades

Letras

Assim como na modalidade presencial, no curso de Letras EAD o aluno aprende sobre o funcionamento da língua portuguesa, literatura e, se quiser, um idioma estrangeiro. Conhecer a história da língua, decifrar os sons das palavras, analisar como elas se formam, entender sobre gramática, estilística e crítica literária são algumas das habilidades desenvolvidas durante a graduação.

Dessa forma, além de estudar a língua, o aluno aprende sobre a literatura e a cultura dos países escolhidos.

Com duração de média de 4 anos, o curso de Letras oferece habilitação em licenciatura (para dar aulas para o ensino fundamental e/ou médio) e bacharelado (direcionado para a pesquisa ou para atuar como revisor, intérprete, tradutor ou pesquisador).

Onde estudar:

  • Universidade Federal Fluminense (UFF) – Pública

  • Universidade Federal do Ceará (UFC) – Pública

  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – Pública

Pedagogia

O curso de Pedagogia é a graduação a distância com a maior quantidade de alunos.

Durante o aprendizado, o estudante terá disciplinas de formação específica e prática, capacitando o futuro pedagogo para planejar, executar e avaliar qualquer processo de aprendizagem na educação infantil e nas séries iniciais do ensino fundamental.

O curso tem duração de aproximadamente quatro anos, e a habilitação mais encontrada nas instituições é a licenciatura, mas é possível também encontrar cursos de bacharelado.

Onde estudar:

  • Universidade Federal de Mato Grosso (UNEMAT) – Pública

  • Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) – Pública

  • Universidade Federal do Piauí (UFPI) – Pública

  • Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) – Pública

Cursos da área de Administração e Negócios

Administração

O curso de administração a distância dura em média 4 anos e capacita profissionais no grau bacharelado.

O conteúdo apresentado prepara o futuro profissional para atuar nas mais diversas áreas, tais como: gestão de empresas, bancos e instituições financeiras, mercado de capitais e riscos, consultoria em ONGs, entre outras.

Recursos Humanos, Finanças, Marketing e Produção são algumas das áreas abordadas durante a graduação.

Onde estudar:

  • Universidade Federal de Viçosa (UFV) – Pública

  • Universidade Estadual de Goiás (UEG) – Pública

  • Universidade Federal do Paraná (UFPR) – Pública

Ciências Contábeis

A graduação em Ciências Contábeis é do tipo bacharelado e capacita profissionais com uma visão geral e estratégica para administrar tributos, registrar atos e fatos contábeis, controlar ativos, gerenciar custos e declarar rendimentos, legalizar empresas, dentre outros.

Com duração média de 4 anos, o curso aborda conceitos gerais de Matemática, Economia, Ciências Sociais e Teorias da Administração. 

Onde estudar:

  • Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) – Pública

  • Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – Pública

  • Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – Pública

Cursos nas áreas de Exatas e Tecnológicas

Análise e Desenvolvimento de Sistemas

O curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas EAD dura em média 2 anos e capacita profissionais no grau tecnólogo.

A graduação capacita profissionais para desenvolver, analisar, projetar, implementar e atualizar sistemas de informação.

O conteúdo do curso aborda temas como: métodos e técnicas avançadas na criação de projetos de desenvolvimento de software, documentação e manutenção de sistemas computacionais, dentre outros.

Onde estudar:

Engenharia de Produção (bacharelado)

O curso superior em Engenharia de Produção EAD tem duração média de 5 anos e forma profissionais no grau bacharelado.

A graduação se inicia com disciplinas das áreas de Ciências Exatas e da Computação, comuns para todas as engenharias. Em seguida, o aluno passa a estudar temas mais específicos de sua área de atuação, como produção, gestão financeira e econômica, gestão de pessoas e qualidade, etc.

Onde estudar:

  • Universidade Federal Fluminense (UFF) – Pública

  • Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ) – Pública

  • Fundação Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) – Pública

Veja também:

Faculdades a distância reconhecidas pelo MEC

As 20 melhores faculdades EAD

7 vantagens de se fazer um ensino a distância

E aí, curtiu as nossas dicas? Deixe seu comentário aqui e participe da conversa!