O nutricionista atua na promoção à saúde, prevenção e tratamento de doenças da população por meio da alimentação. Para atingir esse objetivo, ele estuda as propriedades dos alimentos e como eles agem no corpo humano, faz avaliações nutricionais, solicita exames médicos, desenvolve cardápios, supervisiona produções alimentícias, fiscaliza os padrões de qualidade e sanitariedade de unidades alimentícias e prescreve dietas.

Segundo o Conselho Regional de Nutrição, há seis grandes áreas de atuação para esse profissional:

  • Alimentação Coletiva: o nutricionista é responsável por organizar, supervisionar e avaliar serviços de alimentação em empresas, hotéis, unidades prisionais, hospitais, spas, restaurantes e bufês.
  • Clínica: nessa área, o profissional presta assistência, prescreve suplementos, pede exames, faz avaliações nutricionais em consultórios, clínicas, ambulatórios e consultórios.
  • Esportes: o nutricionista possui o papel de prestar assistência a atletas, criar dietas adequadas e fazer acompanhamento alimentar.
  • Saúde Coletiva: esse profissional supervisiona e avalia serviços de nutrição, atua no controle de qualidade dos alimentos e administra políticas e programas alimentares.
  • Cadeia de Produção, Indústria e Comércio de Alimentos: o profissional da Nutrição elabora parecer técnico e científico, faz controle de qualidade em indústrias e comércios.
  • Pesquisa e Extensão: o nutricionista desenvolve estudos e pesquisas sobre alimentos e nutrição em universidades. Se tiver mestrado, também pode dar aula na graduação e pós-graduação.

Como se tornar um nutricionista?

Para exercer a profissão de nutricionista, é necessário ser formado no curso de graduação em Nutrição e possuir registro no Conselho Regional de Nutrição (CRN). O curso pertence à área da saúde e pode ser encontrado no grau bacharelado, e nas modalidades presencial, semipresencial e a distância.

O curso de Nutrição EaD

Diferente do ensino presencial, em que as atividades do curso são feitas majoritariamente em sala de aula, na instituição de ensino, ou do ensino semipresencial, em que uma pequena parte das atividades são desenvolvidas de forma on-line, no ensino a distância a maior parte do curso é realizada no ambiente virtual.

Por meio de uma plataforma on-line, conhecida como Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), os alunos podem acessar aulas ao vivo ou gravadas, materiais para estudo e atividades. Também é possível interagir com os professores e os colegas de classe. 

Apesar de ser um curso EaD, normalmente as avaliações são presenciais e para realizá-las os alunos devem ir até o polo da instituição de ensino, que nada mais é do que uma unidade da universidade, distribuída em diversas cidades do país. Além das avaliações, algumas instituições também podem ofertar outras atividades presenciais. 

Nessa modalidade, os estudantes também contam com tutores, além dos professores, para tirar dúvidas.

O curso possui aulas práticas, que podem ser adaptadas ao modelo EaD ou serem realizadas presencialmente. Isso pode variar de acordo com cada instituição.

É importante ressaltar que, independente da modalidade de ensino, o conteúdo do curso é o mesmo, assim como o diploma após a finalização do estágio e a aprovação no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Vantagens do curso EaD

O curso de ensino a distância é muito reconhecido por oferecer praticidade, afinal, os alunos podem estudar onde e quando quiserem e puderem. Mas existem outras vantagens nessa modalidade, veja:

  • Flexibilidade: por acontecer de forma virtual e ter aulas gravadas, o aluno faz seus próprios horários e pode aprender no momento e local em que achar melhor;
  • Economia: as mensalidades dos cursos a distância são mais baratas e, além disso, também há a economia de gastos com meios de transporte para chegar até a faculdade;
  • Diploma: o diploma da formação EaD é exatamente o mesmo que o da formação presencial;
  • Facilita a conciliação de trabalho e estudos: como o aluno faz seus próprios horários para estudar, é mais fácil conciliar trabalho e estudos.

Todas essas vantagens devem ser levadas em consideração no momento de escolha da modalidade de um curso, pois elas podem te ajudar a compreender se essa modalidade atende o seu perfil de aluno.

Mensalidades do curso de Nutrição EaD

De acordo com o site Quero Bolsa, é possível encontrar cursos de graduação em Nutrição na modalidade de ensino a distância com mensalidades a partir de R$ 234,00.

Onde encontrar o curso de Nutrição EaD?

O diploma é de graduação em Nutrição é um dos pré-requisitos para atuar nessa área. Porém, é importante ressaltar que para que ele seja válido em todo o país, o curso escolhido deve ser autorizado e reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).

Isso quer dizer que, por meio de uma avaliação, o órgão garante que a instituição que oferta o curso possui a estrutura necessária. Por isso, é muito importante consultar essa informação antes de efetuar a matrícula.

Para facilitar seu processo de escolha, abaixo você pode conferir algumas instituições que oferecem o curso de Nutrição a distância e que atendem as exigências do MEC. Veja:

Tirou suas dúvidas sobre o curso de Nutrição EaD? Responda nos comentários abaixo!