O engenheiro mecânico tem como principais funções projetar, executar e analisar elementos de máquinas, bem como seus sistemas estruturais.

Trata-se de uma área da Engenharia que trabalha bastante com a Física, aplicando seus princípios em todos os processos, desde de o projeto até a fabricação de sistemas de equipamentos industriais, veículos, estruturas mecânicas, etc.

A Engenharia Mecânica é um curso muito procurado em todo o Brasil. E, atualmente, com o crescimento das ofertas de cursos de graduação a distância, passou a ser oferecido também na modalidade EAD em boas instituições como a Anhanguera, a Unicid e a Cruzeiro do Sul Virtual (a distância).

Se você está interessado em saber como funciona a graduação em Engenharia Mecânica EAD, está no lugar certo. Vamos mostrar a você os aspectos mais importantes sobre a carreira, possíveis áreas de atuação e onde você pode estudar com a garantia de receber uma boa e reconhecida formação.

Faculdade de Engenharia Mecânica EAD: panorama geral sobre o curso

Vamos começar mostrando a você o que se estuda na faculdade de Engenharia Mecânica EAD, que tem duração média de 5 anos. Acompanhe!

O que se estuda no curso de Engenharia Mecânica a distância

A Engenharia Mecânica abrange quatro áreas técnico-científicas:

  1. Área térmica: engloba estudos sobre transmissão de calor e termodinâmica, bem como suas aplicações em condicionamento de ambientes ou em equipamentos térmicos.

  2. Área de fluidos: sua base é a teoria da mecânica de fluidos e suas aplicações em pneumáticos e hidráulicos.

  3. Área de fabricação: envolve o conhecimento sobre equipamentos, processos e suas finalidades.

  4. Área de projeto: abrange todo o conhecimento necessário desde o início do projeto até o produto final: concepções, cálculos, materiais, etc.

Entre as principais disciplinas podemos citar:

  • Desenho Técnico: aborda a ferramenta necessária para representar um projeto. É por meio do desenho técnico que as equipes se comunicam (criação e fabricação de materiais, por exemplo).

  • Cálculo Diferencial e Integral: ensina como calcular taxas de variação de grandezas (inclinações, por exemplo) e acumulação de quantidades (como o volume de um sólido).

  • Mecânica Geral: trata dos objetivos básicos na área da mecânica, como análise e interpretação de dados de estruturas mecânicas, e análise e solução de problemas envolvendo o equilíbrio estático em sólidos.

  • Mecânica dos Sólidos: expõe sobre o comportamento de estruturas, como tensões e deformações.

  • Resistência dos Materiais: estuda o quanto os materiais resistem com uma força aplicada a eles.

  • Dinâmica de Sistemas e Vibrações: comenta sobre os conceitos básicos que envolvem as vibrações mecânicas, assim como as análises sobre os níveis de vibração que um sistema mecânico pode atingir.

Mercado de trabalho para o engenheiro mecânico

Com amplo campo de trabalho, podemos dizer que o mercado para o engenheiro mecânico é bem aquecido.

Conheça algumas áreas de atuação desse profissional:

Indústria automobilística: o campo de atuação do engenheiro mecânico se estende à toda a cadeia de produção. Ele pode atuar com a gestão de produção, gerência de projetos, sistemas de refrigeração, suspensão, motores e outros.

Metalurgia: o profissional pode ser o responsável por equipes, pela organização da produção, gestão de recursos e suprimentos ou pela gestão de projetos.

Petroquímica: este segmento envolve o trabalho de desenvolvimento ou gestão de projetos de processamento, bombeamento e distribuição de produtos petroquímicos.

O engenheiro mecânico pode direcionar sua especialização para outras engenharias, como a Engenharia Naval, a Engenharia Aeronáutica e a Engenharia Têxtil.

Devido à sua capacidade de raciocínio lógico, poder de análise e síntese e amplo conhecimento matemático, o engenheiro mecânico tem muitas possibilidades para direcionar sua carreira.

Caso não queira, por exemplo, atuar nos setores citados anteriormente, pode encontrar uma boa posição na área financeira, como análises de investimentos. O setor público também absorve muito bem esse profissional.

Onde estudar Engenharia Mecânica EAD

Conheça algumas instituições de ensino superior reconhecidas pelo MEC que oferecem Engenharia Mecânica EAD — estas instituições também possuem cursos de outras engenharias:

É importante frisar que em algumas universidades o curso não é totalmente a distância, mas é oferecido na modalidade semipresencial, em que parte das aulas acontece a distância e parte presencialmente.

Leia também:

Qual é o salário de Engenharia Mecânica?

Confira o ranking das faculdades de Engenharia Mecânica

E então, sua meta é cursar Engenharia Mecânica a distância? Conte para nós sobre suas expectativas e em qual universidade pretende estudar.