Falta de tempo e cursos caros: as principais desculpas para adiar o ingresso em uma faculdade. É hora de deixar isso pra lá e aproveitar tudo que o ensino a distância tem a oferecer.

Aprender em um ambiente virtual garante um processo de aprendizado inovador, dinâmico e interativo. O ensino a distância transformou a maneira como se consome novos conteúdos e se adquire novas competências.

Tendência no mundo todo, a procura pelo ensino a distância não para de crescer, principalmente por causa de suas vantagens.

Se você ainda não está convencido disso, vamos mostrar alguns dos benefícios e vantagens de uma graduação EAD, a variedade na oferta desses cursos e as melhores faculdades com ensino a distância.

Vantagens de uma faculdade a distância

Veja por que vale a pena fazer um curso de graduação EAD:

  • Dá para ajustar os estudos ao seu tempo disponível. Pode estudar a qualquer hora, pois os materiais ficam sempre disponíveis na plataforma, e essa pode ser acessada a qualquer momento.

  • Desde que tenha acesso à internet, pode estudar de qualquer lugar. Até mesmo se estiver no transporte público, no caminho para o trabalho ou para casa.

  • Ao contrário do que muitos pensam, não é um curso que você faz sozinho, pois existe interação com colegas e tutores, via chats e fóruns.

  • Uma das vantagens que mais se destaca é sobre o valor investido na faculdade EAD. Os cursos online são mais baratos, e geram economia que não se limita apenas ao valor das mensalidades, uma vez que o aluno não precisa se deslocar até a universidade.

    • Além do EAD ter um valor diferenciado se comparado ao ensino presencial, a opção pelos cursos superiores tecnológicos torna ainda mais acessível o valor das mensalidades.

    • A possibilidade de conseguir bolsas de estudos, descontos e financiamentos também deixa mais fácil o ingresso na educação superior pagando valores que não pesam no orçamento.

  • Os materiais ficam à disposição, não há como perder a explicação do professor. O vídeo está lá, para quando você precisar — e quantas vezes precisar.

Diferenças entre a faculdade a distância e a presencial

A única diferença que existe entre as faculdades a distância e as presenciais é a modalidade.

A grade curricular é a mesma, assim como o diploma. Além disso, para serem oferecidos, os cursos precisam passar pela aprovação e reconhecimento do MEC. O órgão é bem rigoroso com relação à qualidade do serviços oferecido pelas universidades. Além disso, a cada três anos, os cursos são novamente avaliados.

Todas as exigências do MEC são iguais, para ambas. Por isso, jamais fique relutante em optar por uma faculdade EAD, principalmente se essa modalidade se encaixa em suas expectativas e necessidades.

Modalidade e titulação dos cursos superiores a distância

Você pode optar por fazer um curso 100% online, ou um semipresencial, em que parte é a distância e outra parte é presencial, nos polos.

A frequência das aulas presenciais varia conforme o curso, indo de 1 a 3 aulas semanais. Na modalidade totalmente a distância você só vai até polo para fazer as avaliações.

Com relação à titulação, você encontrará cursos de bacharelado, licenciatura e tecnológicos.

O curso que dá o título de bacharel  proporciona uma formação generalista, uma vez que o foco das disciplinas é em teorias e conceitos. Eles têm duração de 4, 5 ou 6 anos, e após o aluno se formar, direciona a sua carreira a um campo mais específico.

As licenciaturas formam professores nas disciplinas dos cursos escolhidos, como Matemática, Língua Portuguesa, Física e outros. É importante que você saiba que alguns cursos oferecem tanto a opção de bacharelado quanto de licenciatura, Educação Física, por exemplo.

A diferença entre eles é o foco, enquanto a licenciatura é mais didática e forma educadores, o bacharelado forma profissionais para atuarem em outras áreas. As licenciaturas têm duração de 4 anos.

Por fim, temos os cursos tecnológicos, que formam na prática das profissões. O tecnólogo sai da graduação já com uma profissão. Nesse tipo de curso é trabalhada a interface técnica e científica de área, por isso os tecnólogos já saem prontos para o mercado de trabalho. Os cursos de graduação tecnológica duram entre 2 e 3 anos.

Opções em cursos de graduação a distância

Há uma grande oferta de cursos de graduação EAD nas diversas áreas do conhecimento. Dessa forma, não há como você não encontrar um que tenha a ver com as suas afinidades e habilidades — e também com o que você deseja para a sua vida profissional.

No bacharelado você encontra opções como Administração, Ciências Contábeis, Engenharia Ambiental, Jornalismo, Filosofia, Serviço Social, Teologia, Engenharia da Produção, Ciências Sociais e outros.

As licenciaturas contemplam Pedagogia, Letras (Português-Inglês/ Português-Espanhol), Matemática, História, Química e Geografia, citando algumas.

Nos cursos tecnológicos você encontra opções como Internet das Coisas, Processos Gerenciais, Redes de Computadores, Gestão de Agronegócio, Gestão de Recursos Humanos, Jogos Digitais e muitos outros.

Melhores faculdades com ensino a distância

Sabe onde você pode fazer qualquer um dos cursos citados acima — ou qualquer outro entre as alternativas oferecidas? Nestas universidades:

Essas instituições de ensino se destacam entre as melhores faculdades com ensino a distância. Todas elas são devidamente registradas e seus cursos têm autorização e são reconhecidos pelo MEC.

Leia também:

É possível conseguir uma bolsa de estudos para o EAD?

Como usar a nota do Enem para entrar na faculdade

Como estão seus planos com relação à sua graduação? Já escolheu seu curso e sua universidade? Conte pra gente nos comentários!