Após concluir a faculdade, muitos sentem a necessidade de dar continuidade na formação e optar por um mestrado. Isso garante ao profissional um maior aprofundamento na área em que atua, mais precisamente em um segmento específico dessa área de atuação. Além disso, também proporciona melhores cargos e salários.

Contudo, a partir do momento que um profissional começa a pensar nessa possibilidade, surgem alguns empecilhos pelo caminho. Por se tratar de alguém que já atua no mercado de trabalho e em período integral, voltar a estudar pode ser complicado em razão da falta de tempo e rotina agitada.

Existem algumas empresas que facilitam a vida de funcionários que desejam fazer uma pós-graduação. Entretanto, não vamos considerar a exceção e sim a regra. Voltar a estudar pode ser muito difícil para a maioria das pessoas. Mas difícil não quer dizer impossível, uma maneira de tornar esse sonho realidade é fazer um mestrado a distância.

O que é um mestrado

O mestrado é uma pós-graduação do tipo stricto sensu que tem duração média de 2 anos.

No Brasil existem dois tipos de mestrado: o acadêmico e o profissional. No mestrado acadêmico, o foco é o aprofundamento de técnicas e conhecimentos científicos para que, ao final do curso, os alunos se formem professores universitários e pesquisadores.

Já o mestrado profissional é voltado para a qualificação profissional, pois ajuda os profissionais a sintetizar seus conhecimentos científicos e de pesquisa para terem uma melhor atuação no mercado de trabalho. Assim como quem faz o mestrado acadêmico, aqueles que optam pelo profissional também podem lecionar em universidades.

O mestrado pode ser feito tanto na modalidade presencial como na semipresencial e a distância. Vale ressaltar que, ao final do curso, o aluno deve defender uma dissertação a fim de obter o título de mestre.

Por que fazer um mestrado a distância

Os cursos EAD já existem há bastante tempo e têm ganhado cada vez mais espaço. O modelo chegou aos poucos, conquistou credibilidade e hoje é uma das melhores alternativas não só para quem tem pouco tempo, mas para aqueles que moram muito longe da faculdade, desejam pagar mais barato ou até mesmo preferem estudar sozinhos.

Dentre os benefícios que os cursos EAD oferecem, estão flexibilidade de horário, possibilidade de se manter mais focado e pagar mais barato nas mensalidades. Por se tratar de um curso a distância, a faculdade não precisa investir em equipamentos da estrutura física, o que diminui o custo para os alunos.

Como funciona o mestrado a distância

Assim como acontece na pós-graduação presencial, para iniciar o mestrado na modalidade EAD, o candidato precisa ter o diploma do ensino superior. Além disso, é necessário apresentar alguns documentos, que variam de acordo com a instituição.

O processo seletivo também muda de acordo com a faculdade e pode abranger as seguintes etapas:

  • análise de Curriculum Vitae

  • provas presenciais ou virtuais

  • entrevista virtual ou presencial

As aulas do mestrado a distância são ministradas por meio do ambiente virtual de aprendizagem da faculdade, para isso é preciso ter acesso à internet. Entretanto, apesar do curso ser EAD, acontecem alguns encontros e atividades presenciais. Isso porque, de acordo com o MEC, todo mestrado a distância deve obrigatoriamente incluir:

  • atividades e provas presenciais

  • qualificação presencial para a defesa da dissertação

  • apresentação presencial da dissertação com pelo menos um professor da banca sendo de fora da instituição.

Validade do diploma do mestrado a distância

Uma dúvida que permeia a cabeça de muitas pessoas é se o diploma de cursos EAD possui a mesma validade que o do curso presencial. E a resposta é: sim! Quando o aluno recebe o certificado do curso, não tem nada que diferencie um do outro, desde que ambos sejam reconhecidos pelo MEC.

Portanto, é importante que você escolha uma instituição de ensino que seja reconhecida pelo MEC. Além disso, a faculdade deve submeter o programa à autorização da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e manter um grupo de pesquisa na área de conhecimento do curso oferecido.

Para te ajudar, vamos informar abaixo algumas opções de faculdades que atendem a esses requisitos exigidos.

Veja também:

Vantagens de fazer uma pós-graduação a distância

Lato Sensu ou Stricto Sensu: as diferenças entre os tipos de pós-graduação

Continuar a estudar é a melhor forma de se manter atualizado no mercado de trabalho e crescer cada vez mais na sua área de atuação.

Agora que você já sabe da opção de mestrado a distância, não tem mais motivos para adiar seus planos, não é mesmo? Então, comente abaixo quando pretende iniciar o curso e onde vai estudar!