O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) é um programa que visa oferecer cursos de qualificação e cursos técnicos para jovens e adultos de forma gratuita. Ele é uma excelente oportunidade para pessoas que precisam se qualificar para o mercado de trabalho, pois disponibiliza cursos de excelente qualidade, voltados para as necessidades das empresas.

O programa está presente em mais de 4 mil cidades brasileiras. Por meio do programa, os beneficiados podem fazer cursos gratuitos até mesmo em instituições privadas. Podemos dizer que o projeto funciona de forma parecida com o ProUni, mas promove o acesso das pessoas ao ensino técnico e a cursos de qualificação profissional.

O melhor de tudo é que pessoas que trabalham e não têm muito tempo para se dedicar aos estudos, têm a opção de fazer um curso pelo Pronatec EAD. Quer saber como funciona o programa e quais são os requisitos para se inscrever em um curso técnico a distância? Então, continue a leitura deste post!

O que é o Pronatec?

O Pronatec é um programa de qualificação profissional criado pelo governo federal para atender a jovens e adultos de baixa renda que desejam se qualificar para conseguir uma vaga no mercado de trabalho.

Os cursos são oferecidos em escolas privadas como Sesi, Sesc, Senai e Senac e os custos são arcados pelo governo federal. São qualificações em várias áreas e de curta duração, o que facilita o ingresso de jovens e adultos ao mercado de trabalho.

Apesar de os cursos serem de qualificação e de nível técnico, eles são ótimas opções para quem deseja um emprego, pois são formações necessárias para as empresas.

Como funciona o Pronatec EAD?

Quando o Pronatec foi criado, os cursos eram oferecidos presencialmente. Mas hoje em dia, grande parte das opções já é disponibilizada na modalidade a distância, o que facilita o acesso de pessoas que não têm muito tempo para se dedicar aos estudos.

Os cursos são criados para serem bastante dinâmicos com animações, vídeoaulas, apostilas, professores e tutores sempre à disposição para tirar dúvidas dos alunos no decorrer de sua formação.

Dependendo do tipo de curso, o estudante precisa comparecer ao polo de apoio algumas vezes por mês para fazer aulas práticas de laboratório. Além disso, muitos dos cursos do Pronatec EAD ainda exigem encontros presenciais para aplicação de provas e apresentação de trabalhos.

O certificado de conclusão do curso é emitido pela escola que você escolher — uma das instituições credenciadas — e tem validade em todo o território nacional.

Como se inscrever para fazer um curso pelo Pronatec EAD?

Alguns estabelecimentos credenciados como Sesc e Senai aceitam inscrições para o programa durante o ano todo. Mas, geralmente, as vagas são abertas de acordo com a necessidade de mão de obra qualificada em cada região.

Então, se você tem interesse em fazer um curso pelo Pronatec, deve consultar a escola de seu interesse para saber se há vagas nos cursos de seu interesse. Apesar de ser permitido ingressar em determinados cursos a qualquer momento, o candidato precisa respeitar o calendário de inscrições estabelecido pela instituição, caso queira se matricular no curso.

Em algumas situações, o candidato precisa concorrer a uma vaga pelo Sisutec — sistema de seleção que utiliza a nota do Enem para escolher novos alunos.

Quem pode fazer o Pronatec EAD?

As regras para participar do Pronatec EAD são as mesmas para ingressar em um curso presencial oferecido pelo programa. Os requisitos para entrar no projeto estão estabelecidos na Lei 12.513/2011. Então, terão prioridade para fazer os cursos do Pronatec:

  • Estudantes da rede pública no ensino médio, incluindo os da modalidade de educação de Jovens e Adultos (EJA).

  • Participantes de programas federais de transferência de renda, como Brasil Carinhoso, Bolsa Família ou Bolsa Verde.

  • Trabalhadores formais.

  • Estudantes que concluíram o ensino médio em escola da rede pública ou em condição de bolsista integral numa unidade da rede particular de ensino.

Os cursos técnicos são voltados para candidatos que já concluíram ou ainda fazem o ensino médio. Já os cursos de qualificação exigem um nível de escolaridade variada, de acordo com o tipo da formação.

É importante ressaltar que, se restarem vagas do Pronatec, pessoas fora do perfil de prioridade podem se inscrever para o programa e fazer qualquer um dos cursos gratuitamente, desde que se enquadrem nas exigências para se matricular.

Quais são os cursos oferecidos pelo Pronatec EAD?

O Pronatec oferece cursos técnicos, de qualificação profissional e de formação técnica. Os cursos técnicos são voltados para candidatos que já concluíram ou ainda fazem o ensino médio.

Já os cursos de qualificação exigem um nível de escolaridade variada, segundo o tipo da formação. Alguns pedem fundamental completo, outros o fundamental incompleto e até mesmo o ensino médio concluído.

A lista de cursos do Pronatec a distância é imensa e pode ser encontrada no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, no portal do MEC. Eles são divididos em 13 áreas do conhecimento. Veja quais são elas!

  • Ambiente e Saúde

  • Controle e Processos Industriais

  • Desenvolvimento Educacional e Social

  • Gestão e Negócios

  • Informação e Comunicação

  • Infraestrutura

  • Militar

  • Produção Alimentícia

  • Produção Cultural e Design

  • Produção Industrial

  • Recursos Naturais

  • Segurança

  • Turismo, Hospitalidade e Lazer

Onde estudar pelo Pronatec?

Além de escolas técnicas, algumas instituições de ensino superior também oferecem cursos pelo Pronatec. A seguir, vamos listar algumas instituições autorizadas pelo MEC, que disponibilizam formação pelo programa. Confira!

Veja também:

Conheça os 10 cursos técnicos com maiores salários

Conheça 5 cursos técnicos na área da Saúde

Então, gostou do post sobre o Pronatec EAD? Deixe sua opinião nos comentários!