Muitas pessoas insistem em dizer que não tem tempo para os estudos, mais nunca pararam para ver no que estão gastando o tempo. Com a alta das redes sociais, a diversão sempre fica em primeiro lugar para boa parte das pessoas, mas para quem realmente deseja estudar se dedica e consegue o tempo necessário para os estudos.

Os interessados em fazer um curso EAD ficam pensando o quão difícil pode ser se adaptar a essa modalidade de curso, porém tudo pode se tornar muito simples se criar um roteiro de estudos adequado para o ensino a distância.

Todas as modalidade de ensino é necessário ter disciplina, não é diferente com o curso EAD, para se adaptar bem e ter sucesso na graduação é preciso seguir as regras do curso e se dedicar ao máximo as aulas, livros e materiais propostos.

Como montar um roteiro de estudos para curso a distância?

Para ter conseguir ter um bom resultado no curso EAD é preciso criar uma rotina de estudos, para isso tente seguir as seguintes dicas:

  1. Tempo: Faça um calendário com todos os seus compromissos, principalmente os inadiáveis, diante dos horários livres confira quais são os disponíveis para os estudos. Tente utilizar o mesmo horário para os estudos diários. É importante que se dedique diariamente para evitar acumulo de matéria, ainda mais quando se trata de ensino a distância que não é possível tirar dúvidas todos os dias.
  2. Cumpra com o cronograma: É importante que o estudante tenha responsabilidade o suficiente para cumprir com o cronograma e não se perder nos estudos, pois o ensino a distância depende muito mais do estudante. É de extrema importância que não acumule as aulas e exercícios para evitar que sobrecarregue a matéria. Tente definir datas para concluir o fim dos estudos de determinada matéria.
  3. Mantenha a organização: Ser organizado é outra característica importante para fazer curso EAD. Ter um ambiente organizado para os estudos auxilia bastante na hora que for buscar alguma matéria importante para aula.
  4. Defina prioridades: Toda instituição de ensino a distância oferece um cronograma já com as datas de provas e aulas do ano, por isso veja quais são as prioridades para não perder o controle das datas para efetuar as provas e participar das aulas (videoconferências).

Como criar um roteiro de estudos

Para criar um roteiro é fácil o estudante pode fazer uma planilha simples, no Excel por exemplo, com as datas e horários, indicando os dias importantes como prova e aula. Se quiser o estudante também pode montar o cronograma em uma folha de papel, utilizar um calendário ou uma agenda.

É muito importante organizar o calendário para conseguir estudar as matérias necessárias para obter os melhores resultados no curso a distância.

//

Click here